Artigo | 17 de September

Estas eleições foram convocadas pelo governo de Maduro e nelas irão participar várias alianças e partidos. A oposição de direita de Guaidó apela ao boicote eleitoral, mas este não é seguido por Capriles nem por outros apoiantes. A administração Trump insta a oposição venezuelana a manter-se unida. Por Carlos Santos

Artigo | 21 de October

Perante o levantamento popular contra o aumento de preços e a austeridade, o presidente do Chile decretou estado de emergência e entregou o controle ao exército. Na origem da crise social está a política neoliberal e as distorções no sistema político, que se mantiveram após o fim da ditadura. Por Carlos Santos

Artigo | 25 de May

Com a tentativa de golpe de 30 de abril, Guaidó perdeu capacidade de mobilização e a sua ação quase se reduz a esperar pela ajuda de Trump. No entanto, os problemas no país não diminuíram e a prová-lo está a carta aberta de demissão do embaixador em Itália. Por Carlos Santos

Artigo | 10 de May

Conflito entre governo venezuelano e oposição continua a agravar-se, sob o pano de fundo das ameaças de Trump e seus aliados. Em entrevista à BBC, Temir Porras, ex-chefe de gabinete de Maduro, diz que “não há vitória possível de uma fação sobre a outra” e aponta a necessidade de “uma espécie de pacto”.

Artigo | 29 de March

No meio de um apagão que dura mais de três dias, o controlador-geral acusa o presidente da AN de receber dinheiro de instâncias internacionais e proíbe-o de desempenhar cargos políticos por 15 anos. Por Carlos Santos

Artigo | 8 de February

Marco Rubio declarou nesta quarta-feira que o autodeclarado “presidente interino” da Venezuela vai nomear uma nova direção da Citgo, empresa venezuelana que opera nos EUA e que é considerada a “jóia da coroa” daquele Estado latinoamericano.

Artigo | 28 de January

A Plataforma Cidadã em Defesa da Constituição denuncia que a autoproclamação de Juan Guaidó e o seu reconhecimento por Trump é o “início de um golpe de Estado”, alerta para o risco de uma “guerra civil” e apela ao diálogo entre a Assembleia Nacional e o Governo de Maduro.

Artigo | 22 de January

Plataforma em Defesa da Constituição acusa os EUA, a UE e o Grupo de Lima de tentarem criar um “Estado paralelo” e critica o regime de Maduro por ser inconstitucional e responsável pela enorme crise social. Sublinhando que só o povo venezuelano pode decidir a saída para a crise política, Plataforma propõe referendo.

Artigo | 18 de September

O presidente da Venezuela visitou a China e, no seu regresso, escreveu no twitter que “o plano de recuperação económica” conta com o apoio chinês. Foram assinados 28 acordos de “cooperação estratégica” entre os dois países e a China terá emprestado 5 mil milhões de dólares à Venezuela.

Artigo | 22 de June

Presidente da Venezuela muda comandos militares, dez dias depois do secretário-geral do Conselho de Defesa da Nação se ter demitido por discordar da convocação da Assembleia Constituinte. Governo e PSUV lançam-se contra Procuradora-Geral por esta defender Constituinte de 99 e Estado de Direito. Maduro, Governo e PSUV agravam conflito político e social. Por Carlos Santos.