Artigo | 16 de October

O FPÖ caiu de segunda para quinta força política, obtendo apenas 7,1% dos sufrágios e 8 mandatos, quando, em 2015, chegaram aos 30,8% e 34 lugares. Sem representação parlamentar ficou o novo partido do antigo líder do FPÖ, que não foi além de 3,3% dos votos, abaixo dos 5% exigidos. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 13 de October

Com a hecatombe sofrida este fim de semana, a representação da maioria governamental ficou reduzida a menos de 10% do Senado, deixando a oposição de centro-direita com o controlo de mais de dois terços da câmara alta do Parlamento. Por Jorge Martins

Artigo | 8 de October

Nas eleições regionais e para o Senado, o partido populista do primeiro-ministro melhorou ligeiramente a votação. Sociais-democratas e comunistas que lhe dão apoio parlamentar tiveram “uma grande derrota”. O partido dos “piratas” subiu muito e a oposição de centro-direita foi quem mais ficou a ganhar. Por Jorge Martins.

Artigo | 14 de July

As legislativas croatas de 5 de julho saldaram-se por uma vitória clara da conservadora HDZ, do primeiro-ministro Andrej Plenković. Um dos factos mais relevantes foi o bom resultado da coligação Verde-Esquerda (Z-LK). Por Jorge Martins.

Artigo | 6 de July

Os conservadores da Comunidade Democrática Croata (HDZ), do primeiro-ministro Andrej Plenković, venceram as eleições legislativas deste domingo na Croácia. Por Jorge Martins.

Artigo | 20 de February

Foi a juventude que contribuiu para o triunfo do “sim” nos referendos para a legalização do divórcio, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o aborto. E foi também ela que permitiu a vitória eleitoral do Sinn Féin e o crescimento de outras forças de esquerda. Por Jorge Martins.

Artigo | 18 de February

As eleições realizadas na República da Irlanda, no passado sábado, saldaram-se por um triunfo histórico do Sinn Féin (SF), principal força da esquerda, o primeiro desde a independência, em 1922. Por Jorge Martins

Artigo | 7 de January

O antigo primeiro-ministro Zoran Milanović, do oposicionista Partido Social Democrata (SDP),  foi eleito este domingo presidente da Croácia, ao derrotar na 2ª volta a presidente cessante, do principal partido do governo. Por Jorge Martins.

Artigo | 10 de December

Nas eleições britânicas da próxima quinta-feira joga-se não apenas a saída ou não do país da União Europeia (o chamado “Brexit”), mas também o futuro dos serviços públicos, em especial do Serviço Nacional de Saúde (NHS). Por Jorge Martins.

Artigo | 25 de November

O presidente romeno, Klaus Iohannis, do Partido Nacional Liberal (PNL), de centro-direita, foi facilmente reeleito na 2ª volta das eleições presidenciais, ontem realizadas na Roménia. Por Jorge Martins.

Artigo | 25 de November

Na segunda volta das eleições presidenciais, realizada este domingo no Uruguai, o candidato do conservador Partido Nacional (PN), Luis Lacalle Pou, terá saído vencedor, mas o seu triunfo aguarda a confirmação do Tribunal Eleitoral. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 7 de November

Pela quarta vez desde 2015 e pela segunda vez este ano, os espanhóis vão às urnas no próximo domingo para eleger um novo Parlamento. E tudo indica que delas não sairá uma maioria clara, que garanta uma fórmula governativa estável e permita resolver politicamente a questão catalã. Por Jorge Martins.

Artigo | 28 de October

Os resultados mostram uma indiscutível vontade de mudança da parte do povo argentino, mas este pareceu não querer dar todo o poder ao kirchnerismo, ao contrário do que sucedeu durante a presidência de Cristina Fernández de Kirchner. Por Jorge Martins.

Artigo | 22 de October

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, conseguiu uma maioria relativa no Parlamento canadiano e deverá manter-se no poder, apesar de o seu Partido Liberal do Canadá ter tido menos votos que o oposicionista Partido Conservador do Canadá, liderado por Andrew Scheer. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 21 de October

As eleições federais de domingo na Suíça mostraram uma invulgar vontade de mudança, num país cujo voto para a escolha do Parlamento se caracteriza pela previsibilidade. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 13 de July

O próximo executivo grego até pode contar com alguma boa vontade europeia. Mas, sem reestruturação da dívida, a austeridade continuará e, com ela, o “calvário” do povo grego.  Uma análise detalhada das eleições legislativas gregas por Jorge Martins.

Artigo | 19 de May

Ao contrário do que previam todas as sondagens, a coligação de centro-direita, entre os liberais e os nacionais (conservadores ruralistas), liderada pelo primeiro-ministro Scott Morrison, conseguiu manter o poder na Austrália. Por Jorge Martins.

Artigo | 19 de May

Nas eleições realizadas no passado dia 8, na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC), apesar de conservar a confortável maioria absoluta de que dispõe desde o fim do “apartheid”, registou uma quebra significativa, confirmando o plano inclinado em que se encontra desde 2004. Por Jorge Martins.

Artigo | 11 de May

O partido liderado por Cyril Ramaphosa conseguiu mantar a maioria absoluta, mas teve o seu pior resultado desde o fim do “apartheid”. Jorge Martins faz aqui a primeira leitura dos resultados finais.

Artigo | 10 de May

Feita, na primeira parte deste artigo, a análise dos números, é altura de analisarmos as perspetivas políticas para o país vizinho, no curto prazo, tendo em conta que, no próximo dia 26, haverá eleições europeias, autonómicas e municipais. Por Jorge Martins.