Artigo | 20 de October

As eleições presidenciais deste domingo, em Cabo Verde, saldaram-se pelo triunfo, à 1ª volta, de José Maria Neves, candidato do oposicionista PAICV, que derrotou Carlos Veiga, apoiado pelo governante MpD e pela UCID. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 28 de September

O primeiro-ministro do Canadá ficou muito longe da ansiada maioria absoluta. Mas também os partidos da oposição falharam, no todo ou em parte, os seus objetivos. Ou seja, não houve vencedores, apenas alguns perdedores. Por Jorge Martins.

Artigo | 18 de May

Neste último de uma série de artigos sobre as eleições realizadas a 6 de maio, vamos debruçar-nos sobre as autárquicas inglesas. Artigo de Jorge Martins

Artigo | 13 de May

Os resultados das eleições no Reino Unido não podiam ter sido mais contraditórios. Vamos, então, tratar estas três eleições em separado, começando pela Escócia, seguida de Gales e, a fechar, pela Inglaterra. Por Jorge Martins.

Artigo | 8 de May

Conservadores vencem em Inglaterra, SNP na Escócia e Labour em Gales. Os resultados mostram as contradições existentes entre estas três nações constituintes no Reino Unido, a que se junta a conturbada Irlanda do Norte, que não foi a votos. Por Jorge Martins.

Artigo | 9 de April

O partido Inuit Aqatatigiit venceu as eleições parlamentares autonómicas da Gronelândia, realizadas no passado dia 6. Outras forças políticas pró-independência melhoraram a sua votação, enquanto o principal partido unionista foi o grande derrotado. Por Jorge Martins.

Artigo | 19 de March

Esta semana houve eleições legislativas na Holanda. Os resultados indicam algumas mudanças de fundo, em especial no interior dos diferentes blocos políticos. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 15 de March

A AfD foi a grande perdedora destas eleições. As várias divisões internas e o negacionismo do covid por parte de alguns dos seus elementos contribuíram para a perda de votos. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 16 de October

O FPÖ caiu de segunda para quinta força política, obtendo apenas 7,1% dos sufrágios e 8 mandatos, quando, em 2015, chegaram aos 30,8% e 34 lugares. Sem representação parlamentar ficou o novo partido do antigo líder do FPÖ, que não foi além de 3,3% dos votos, abaixo dos 5% exigidos. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 13 de October

Com a hecatombe sofrida este fim de semana, a representação da maioria governamental ficou reduzida a menos de 10% do Senado, deixando a oposição de centro-direita com o controlo de mais de dois terços da câmara alta do Parlamento. Por Jorge Martins

Artigo | 8 de October

Nas eleições regionais e para o Senado, o partido populista do primeiro-ministro melhorou ligeiramente a votação. Sociais-democratas e comunistas que lhe dão apoio parlamentar tiveram “uma grande derrota”. O partido dos “piratas” subiu muito e a oposição de centro-direita foi quem mais ficou a ganhar. Por Jorge Martins.

Artigo | 14 de July

As legislativas croatas de 5 de julho saldaram-se por uma vitória clara da conservadora HDZ, do primeiro-ministro Andrej Plenković. Um dos factos mais relevantes foi o bom resultado da coligação Verde-Esquerda (Z-LK). Por Jorge Martins.

Artigo | 6 de July

Os conservadores da Comunidade Democrática Croata (HDZ), do primeiro-ministro Andrej Plenković, venceram as eleições legislativas deste domingo na Croácia. Por Jorge Martins.

Artigo | 20 de February

Foi a juventude que contribuiu para o triunfo do “sim” nos referendos para a legalização do divórcio, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o aborto. E foi também ela que permitiu a vitória eleitoral do Sinn Féin e o crescimento de outras forças de esquerda. Por Jorge Martins.

Artigo | 18 de February

As eleições realizadas na República da Irlanda, no passado sábado, saldaram-se por um triunfo histórico do Sinn Féin (SF), principal força da esquerda, o primeiro desde a independência, em 1922. Por Jorge Martins

Artigo | 7 de January

O antigo primeiro-ministro Zoran Milanović, do oposicionista Partido Social Democrata (SDP),  foi eleito este domingo presidente da Croácia, ao derrotar na 2ª volta a presidente cessante, do principal partido do governo. Por Jorge Martins.

Artigo | 10 de December

Nas eleições britânicas da próxima quinta-feira joga-se não apenas a saída ou não do país da União Europeia (o chamado “Brexit”), mas também o futuro dos serviços públicos, em especial do Serviço Nacional de Saúde (NHS). Por Jorge Martins.

Artigo | 25 de November

O presidente romeno, Klaus Iohannis, do Partido Nacional Liberal (PNL), de centro-direita, foi facilmente reeleito na 2ª volta das eleições presidenciais, ontem realizadas na Roménia. Por Jorge Martins.

Artigo | 25 de November

Na segunda volta das eleições presidenciais, realizada este domingo no Uruguai, o candidato do conservador Partido Nacional (PN), Luis Lacalle Pou, terá saído vencedor, mas o seu triunfo aguarda a confirmação do Tribunal Eleitoral. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 7 de November

Pela quarta vez desde 2015 e pela segunda vez este ano, os espanhóis vão às urnas no próximo domingo para eleger um novo Parlamento. E tudo indica que delas não sairá uma maioria clara, que garanta uma fórmula governativa estável e permita resolver politicamente a questão catalã. Por Jorge Martins.