You are here

Pesquisar

Artigo | 28 de September

O povo da Catalunha, com toda a sua diversidade e pluralidade de opiniões, expressou-se a favor da independência, mas com o Ciutadans como força emergente, e com um potente discurso demagógico, à espreita. No entanto, o jogo continua e, perante o imobilismo do PP, aqui o povo mobiliza-se.

Artigo | 25 de May

Esse “sim, podemos” que durante meses ecoou nas praças e ruas após uma inesquecível Primavera Indignada de 2011 chega agora como um terramoto às instituições, algo inimaginável então. A vitória de Barcelona em Comum em Barcelona, com Ada Colau à frente, fez saltar pelos ares o tabuleiro político.

Artigo | 6 de September

A 11 de setembro somos muitos os que vamos cercar o La Caixa, a máxima expressão do capital financeiro catalão. Fazemo-lo, também, porque os bancos são os máximos responsáveis pela crise e o La Caixa é o maior banco da Catalunha. 

Artigo | 20 de July

A paciência é como um copo de água que se enche e enche e enche e, no final, acaba por se derramar. Nunca sabemos qual será a gota definitiva que fará as pessoas saírem à rua, em massa, e dizerem “já basta”. Mas o que é certo é que, mais tarde ou mais cedo, esse momento chega.

Artigo | 10 de February

A abertura de um grande centro comercial, um supermercado… vem sempre associada à promessa de criação de emprego, dinamização da economia local, preços acessíveis e, definitivamente, ao progresso. Mas será esta a realidade? A distribuição comercial massiva sustenta-se numa série de mitos que, geralmente, a sua prática desmente.  Artigo de Esther Vivas.

Artigo | 4 de October

“A dívida: paga-se ou paga-se”. Ela foi gravada em nós a ferro e fogo; é como uma dessas máximas que, ao ser repetida inúmeras vezes, se converte em verdade absoluta. Porém, isso é correto? E se a dívida hipoteca o nosso futuro? E se a dívida não foi contraída por nós? Então, por que pagá-la? Por Esther Vivas.

Artigo | 12 de May

O 15M rompeu com o ceticismo, a resignação e a apatia imperante. Mas, um ano depois de sua eclosão, o que ficou de tudo isso? O que se conseguiu? Que desafios e perspetivas enfrenta? Por Esther Vivas