Artigo | 27 de August

Cientista e ativista político do Brasil, militou no POC, uma organização revolucionária e clandestina e esteve depois na fundação do PT. Escreveu recentemente um livro sobre “Bloco de Esquerda e Podemos: dois experimentos de organização na nova esquerda europeia” (2016). Vai fazer falta. Por Francisco Louçã.

Artigo | 17 de June

Hoje ao final do dia, a partir de uma convocatória nas redes sociais, juntaram-se algumas dezenas de milhares de pessoas na Praça Syntagma, no centro de Atenas. As barreiras policiais em frente ao parlamento desapareceram e os manifestantes ocupam tranquilamente a praça. Por Francisco Louçã, em Atenas

Artigo | 1 de February

Se a Europa se tornou o nome e a coisa da austeridade, o que pode fazer um governo de esquerda na Europa? E, se o centro desfaleceu, pode um partido de esquerda representar a aspiração e a mobilização popular realizando a sua ambição maioritária? Um e outro são uma agenda de curto prazo. Não há tempo para recuar nem oportunidade de corrigir. Por isso se pergunta: preparado?