You are here

Pesquisar

Artigo | 1 de July

Mais de meio século depois, a campanha militar portuguesa, conduzida pelo general Kaúlza de Arriaga, continua a não ser assumida em Portugal como aquilo que verdadeiramente foi: uma vitória para a Frente de Libertação de Moçambique. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 20 de June

O papel do FMI, do Banco Mundial, das multinacionais e das grandes potências estrangeiras em Moçambique, o sistema clientelista e a corrupção generalizada no país são alguns dos temas que abordámos nesta entrevista com Joseph Hanlon. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 12 de June

Conceição Osório, responsável pela área de investigação na WLSA Moçambique, fala sobre as consequências da radicalização religiosa na vida das mulheres e explica por que é que o impacto da exploração dos recursos naturais as atinge de forma mais gravosa. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 28 de May

Em entrevista ao Esquerda.net, o historiador Yussuf Adam diz que, “naturalmente, a situação em Cabo Delgado tem a ver com o imperialismo e com o capitalismo”. E alerta que, independentemente das discussões ideológicas, "se não pararmos a guerra, não teremos nenhum sucesso”. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 18 de May

Abudo Gafuro Manana é um dos membros fundadores da Kuendeleya, uma associação inter-religiosa de jovens de Pemba. Foi este coletivo, atualmente com 132 membros, que ajudou no desembarque e assistência aos primeiros deslocados que chegaram à capital da província. Por Mariana Carneiro

Artigo | 11 de May

Cídia Chissungo coordena a campanha nacional #CaboDelgado_também_é_Moçambique. A jovem ativista moçambicana falou ao Esquerda.net sobre esta iniciativa e sobre as expetativas dos jovens em relação à resolução do conflito e ao desenvolvimento económico e social do país. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 4 de May

Em entrevista ao Esquerda.net, Fidel Terenciano, professor e investigador da capital de Cabo Delgado, descreve a situação desoladora que se vive no terreno, fala sobre as origens do conflito e aponta caminhos para uma possível solução para o problema. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 26 de April

O Esquerda.net falou com o coordenador do conselho técnico do Observatório do Meio Rural de Moçambique, que está em Pemba. João Feijó deu-nos o seu testemunho sobre a realidade no terreno. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 15 de April

A jornalista Fátima Mimbire denunciou ao Esquerda.net a tentativa de controlo dos media e a perseguição aos jornalistas. E defendeu que os interesses económicos que convergem em Cabo Delgado “encontraram na província um terreno fértil em conflitos que enviesa a compreensão sobre o fenómeno”. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 11 de April

Quitéria Guirengane explicou ao Esquerda.net que “não há interesse que a guerra termine nos próximos anos” e que a extração de gás é uma “maldição” para o povo moçambicano. A presidente da Rede de Mulheres Jovens Líderes descreveu ainda as atrocidades que estão a ser cometidas contra as mulheres de Cabo Delgado. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 7 de April

O Esquerda.net falou com Sergio Chichava, diretor do Instituto de Estudos Sociais e Económicos de Moçambique, sobre a situação em Cabo Delgado, o surgimento do grupo terrorista no país, as suas motivações e fontes de recrutamento e as soluções para o conflito. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 14 de January

Em entrevista ao Esquerda.net, Eric Morier-Genoud, professor da Universidade de Queen’s Belfast, alerta que a situação humanitária é “grave e complexa, agravada por um surto de cólera e de Covid-19”, e “arrisca agravar-se mais”. Há ainda “receio de que haja uma expansão da guerra” para outras províncias. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 20 de December

A partir do livro de Frantz Fanon “Os Condenados da Terra”, o sueco Göran Hugo Olsson realizou em 2014 Concerning Violence (A Respeito da Violência), título dado por Fanon a um dos capítulos da sua obra. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 24 de May

Durante a visita do Bloco a Havana, estive frente a frente com as principais vítimas do bloqueio imoral e ilegal dos EUA. Encontrei-as nas filas dos supermercados, nas camas dos hospitais, onde médicos fazem magia para assegurar cuidados de saúde gratuitos e de primeira linha, nas escolas, onde professores lutam para garantir todos os recursos. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 2 de March

As políticas neoliberais e a submissão do Fiánna Fail ao FMI levam à reconfiguração do Parlamento. As eleições de 25 de Fevereiro representam um reforço histórico da esquerda: o Sinn Féin elegeu 14 deputados, mais do triplo da legislatura anterior, e a recém-formada United Left Alliance conseguiu 5 lugares.