You are here

Pesquisar

Artigo | 11 de February

A cobertura do que está a acontecer nas eleições primárias para o cargo de presidente dos Estados Unidos por parte dos maiores meios de informação é, com limitadíssimas exceções, muito parcial, traduzindo a orientação conservadora e/ou neoliberal que caracteriza a grande maioria de tais meios. Por Vicenç Navarro.

Artigo | 12 de October

O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, não queria resolver a crise. Queria utilizá-la para impor aos países periféricos as mudanças que o governo alemão desejava que fizessem e que solidificariam o poder central e hegemónico que a Alemanha tinha na Zona Euro. Artigo de Vicenç Navarro

Artigo | 10 de August

Tratado de Livre Comércio entre os EUA e a União Europeia é, sem dúvida, a maior ameaça que hoje se abate sobre a democracia e a soberania dos povos, a qual as direitas superpatriotas de sempre estão dispostas a impor, em defesa dos interesses económicos que as financiam. Artigo de Vicenç Navarro.

Artigo | 3 de August

O sociólogo e politólogo espanhol defendeu a confluência do Processo Constituinte com a Catalunya Sí que es Pot, argumentando que “a única alternativa que existe na Catalunha que pode ganhar as eleições é esta coligação de partidos e movimentos sociais que ajudámos a estabelecer, acabando com o asfixiante domínio das direitas”.

Artigo | 19 de July

“A Europa ponto de referência mundial para aqueles que desejam viver em países democráticos e justos desapareceu”, defende o sociólogo e politólogo espanhol. No seu artigo, Navarro denuncia a enorme manipulação dos media espanhóis e alemães no que respeita à chantagem e ao ultimato a que foi sujeita a Grécia.

Artigo | 18 de June

O que querem o establishment europeu e o FMI é atacar os sindicatos e o sistema de negociação coletiva que defende os interesses da classe trabalhadora, bem como destruir o sistema de proteção social, incluindo as pensões. É um ataque frontal à classe trabalhadora grega. Por Vicenç Navarro, Público.es

Artigo | 11 de April

O enfoque das notícias nos maiores meios de comunicação espanhóis tem sido sobre a saúde mental do copiloto do avião. Mas não se disse nada sobre as condições contratuais desse piloto, nem sobre as circunstâncias que determinaram que um piloto com tão escassa experiência em controlar tal veículo tivesse essa responsabilidade. Outra informação que também não tem tido muita visibilidade é a diferenciação do valor dos acidentados por nacionalidade.

Artigo | 5 de November

A tomada de consciência de que o Estado não representa os interesses da população, mas sim os interesses financeiros e empresariais entrelaçados, deu origem ao movimento dos Indignados. A maturidade desse movimento foi a causa do surgimento do Podemos.  

Artigo | 4 de June

Nunca antes, durante o período democrático, o Estado espanhol tinha perdido tanta legitimidade. Hoje, a rejeição da população às instituições democráticas e à classe política é generalizada. O famoso lema do movimento 15-M “Não nos representam” converteu-se num slogan generalizado.

Artigo | 1 de June

Hoje, uma das opções políticas, que canalizam mais o descontentamento popular e, muito em particular, o da classe trabalhadora, é a da ultradireita, tal como estamos a ver em vários países. O caso da França é claro. Artigo de Vicenç Navarro.

Artigo | 8 de May

Este artigo mostra que a principal causa do crescimento das desigualdades se deve à influência que o mundo do capital exerce sobre os Estados, maior que a que tem o mundo do trabalho, o que determina que os lucros do primeiro se realizem à custa dos salários dos segundos, com uma enorme concentração dos rendimentos do capital.

Artigo | 29 de March

 A relação de poder entre as forças do capital, por um lado, e as forças do trabalho, por outro, é determinante na distribuição dos rendimentos de um país. A evidência de que isto é assim é esmagadora, contudo, o leitor raramente lê-lo-á nos maiores meios de informação.

Artigo | 4 de March

Este artigo assinala a transformação do cantor e músico Bob Dylan nos EUA, que passou de voz crítica do establishment norte americano e do seu chauvinismo a um dos seus porta-vozes.

Artigo | 30 de January

O nível técnico dos seus trabalhos é, em geral, e com notáveis exceções, de muito escassa qualidade e impermeáveis aos dados que mostrem o contrário do que defendem. Sem falar na incoerência entre o que o FMI impõe e o que faz na sua própria casa.

Artigo | 11 de December

No documento que o Papa Francisco acaba de publicar sobre a pobreza e a Igreja parece haver um vislumbre de que este Papa queira ir um passo além.

Artigo | 5 de December

A persistência da crise financeira e económica europeia deve-se mais ao comportamento dos governos dos países centrais e nórdicos da Europa do que ao dos países periféricos. Dentro das coordenadas de poder na Eurozona, é impossível os países periféricos, como Espanha, saírem da crise.

Artigo | 27 de October

O ministro das Finanças do governo alemão, Wolfgang Schäuble, defendeu num artigo no El Pais que, para sair da crise, outros países da Europa façam as reformas dos sistemas laboral e social já feitas por lá. O problema é que o modelo alemão, baseado nas exportações, cortou salários e direitos sociais, reduzindo o potencial da procura interna. Artigo publicado na Carta Maior.

Artigo | 17 de October

Este artigo analisa as origens do nazismo na Europa, assinalando pontos semelhantes que se estão a dar agora neste continente. O artigo assinala que as políticas neoliberais são as responsáveis por este fenómeno. Por Vicenç Navarro.

Artigo | 4 de September

Este artigo de Vicenç Navarro assinala os silêncios sobre Martin Luther King nos maiores meios de comunicação a fim de minimizar o carácter socialista da sua análise e propostas de mudança nos EUA.

Artigo | 21 de July

Em Espanha e noutros países do sul do continente, todos eles submersos em ditaduras fascistas ou fascistoides, a Europa era o lugar de destino para as forças antifascistas que lutavam pela liberdade, justiça social e bem-estar. A Europa era o sonho que aspirávamos. Pois bem, este sonho converteu-se num enorme pesadelo. Artigo publicado na Carta Maior.

Pages