You are here

Pesquisar

Artigo | 3 de October

Eleições serão disputadas em 30 de outubro. Lula ficou a menos de dois pontos percentuais de vencer no 1º turno. Mas Bolsonaro conseguiu um resultado inesperado, muito acima do previsto pelas sondagens. Por Luis Leiria.

Artigo | 2 de October

Lula ganhará no 1º turno? Que fará Bolsonaro? Que farão as Forças Armadas? Eis uma seleção das muitas dúvidas no final da campanha eleitoral mais tensa dos últimos anos. Por Luis Leiria.

Artigo | 29 de September

Se ganhar com mais de 50% dos votos válidos, não haverá segunda volta. Sondagens mostram que essa hipótese é real. Apoios na reta final dão impulso a Lula. Bolsonaro tropeça em denúncias de desvios de dinheiros públicos para a sua família. Por Luis Leiria.

Artigo | 13 de August

Dia de luta em defesa da democracia teve manifestações em todas as 26 capitais e no Distrito Federal. Manifesto articulado pela Federação patronal de São Paulo evidencia que o grande capital industrial e bancário rompeu com o presidente. Por Luís Leiria.

Artigo | 11 de August

Ao contrário do que dizem as fake news espalhadas por Bolsonaro, o sistema de votação digital no Brasil garantiu a agilidade da contagem, a transparência do processo e a extinção das fraudes nas eleições desde 1996. Por Luís Leiria.

Artigo | 11 de July

O governo cubano conseguiu derrotar os que se lhe opuseram, mas as suas vitórias são também ilusórias, porque as questões de fundo não se resolvem. Por Luís Leiria.

Artigo | 15 de November

Mobilização desta segunda 15 foi proibida pelo governo de Díaz-Canel, mas organizadores mantiveram a convocatória e enfrentam agora uma campanha intimidatória. Multiplicam-se os interrogatórios, ameaças de despedimento e detenções. Por Luís Leiria.

Artigo | 20 de October

Relatório da Comissão de Inquérito, que será lido quarta-feira, avalia haver indícios suficientes para que a Procuradoria-geral e o Ministério Público acusem 68 pessoas, incluindo o presidente da República e três dos seus filhos, responsabilizando-os por milhares de mortes que poderiam ter sido evitadas durante a pandemia. Por Luis Leiria.

Artigo | 6 de September

Dia da independência será palco de manifestações de bolsonaristas e da esquerda, com o pano de fundo dos insultos e ultimatos de Bolsonaro a juízes do Supremo Tribunal Federal e as ameaças de que não haverá eleições sem voto impresso. Por Luis Leiria.

Artigo | 14 de July

Sondagem regista pela primeira vez a existência de uma maioria pela destituição do presidente. Revelações apontam para um esquema destinado a cobrar comissões e luvas na compra de vacinas. Bolsonaro volta a ameaçar dar um golpe de Estado. Por Luis Leiria.

Artigo | 2 de March

Suspenso devido à crise sanitária, por iniciativa dos seus organizadores, o Hirak argelino volta às ruas mantendo o seu objetivo de promover uma mudança radical do regime. “Estamos de volta, vocês estão perdidos”, ouviu-se nas manifestações em Argel e em muitas outras cidades. Por Luis Leiria.

Artigo | 30 de November

Candidato do PSOL chega aos 40%, insuficientes para vencer a prefeitura mas que confirmam novas relações de força na esquerda. Bolsonaristas tiveram mais derrotas, e a grande vencedora é a direita mais tradicional. Por Luis Leiria.

Artigo | 16 de November

Presidente fez lives diárias na net em apoio a candidatos escolhidos. Mais de dois terços perderam. Por Luis Leiria.

Artigo | 15 de November

Sem controlar uma máquina partidária, presidente optou por apoiar candidaturas diversas e avulsas. O resultado poderá ser pífio. Sondagens mostram que o fenómeno do bolsonarismo está a perder impulso aceleradamente. Por Luis Leiria.

Artigo | 7 de July

Presidente não consegue ministros para a Saúde e a Educação, preside um governo à deriva e vive assombrado por fantasmas que todos os dias o rodeiam e assustam. Aqui vai uma lista dessa legião fantasmagórica que não dá trégua ao ex-capitão. Por Luis Leiria.

Artigo | 5 de July

“Não estiquem a corda”, advertia Bolsonaro, apoiado pelos ministros militares do seu governo. Até que o Queiroz foi preso e tudo mudou numa frenética semana. Os militares do governo emudeceram e Bolsonaro entregou a cabeça do ministro da Educação ao Supremo Tribunal. Por Luis Leiria.

Artigo | 5 de June

País atingiu o recorde de 1.473 óbitos em 24 horas e já ocupa o terceiro lugar em número total de mortes provocados pela pandemia. Política de Bolsonaro, contrária ao confinamento, torna previsível o agravamento desta contabilidade macabra. Por Luis Leiria.

Artigo | 25 de May

Vídeo de reunião ministerial comprova o descaso do governo com o combate à pandemia, que na altura já vitimara 165 pessoas (hoje são 22 mil mortes). Mas para o inquérito que avalia se houve interferência de Bolsonaro no comando da Polícia Federal, gravação não exibiu dados novos. Por Luis Leiria.

Artigo | 15 de May

Nelson Teich ficou 28 dias no cargo e demitiu-se em choque com o presidente devido a medicamento cujo benefício não é comprovado pela ciência. Durante a sua estadia no governo, a covid-19 escalou descontroladamente. Agora, Bolsonaro ainda quer piorar a situação. Por Luis Leiria.

Artigo | 7 de May

Ator, de 90 anos, dirige-se ao colega Flávio Migliaccio, de 85, que se suicidou, afirmando que o entende. E denuncia a volta “do hálito putrefacto de 64, o bafio terrível de 68” (a ditadura militar). Por Luis Leiria.

Pages