You are here

Pesquisar

Artigo | 11 de October

O Esquerda.net falou com Sediqa, Ali e Samira, que integraram a organização do protesto em Lisboa contra o genocídio do seu povo. Texto e fotos de Mariana Carneiro.

Artigo | 5 de October

Para Asma, Sahar, Nahid, Tina e Sol, sair do Irão tornou-se a única opção. Durante o protesto que organizaram no Rossio, em Lisboa, explicaram-nos o que se passa no seu país e o que exigem da comunidade internacional e, especificamente, do governo português. Texto e fotos de Mariana Carneiro.

Artigo | 25 de September

Durante os setenta e dois curtos dias - mas longos no seu alcance transformador – de duração da Comuna de Paris, as communardes ergueram-se, enfrentando, e mudando, as instituições e as relações de poder que as oprimiam. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 18 de September

Em entrevista ao Esquerda.net, o ambientalista moçambicano Daniel Ribeiro, da Justiça Ambiental, explicou como vários países europeus, mas não só, estão a centrar a sua atenção em África para encontrar uma solução temporária para a crise europeia, em detrimento dos interesses dos povos africanos. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 23 de July

Já passaram 29 anos desde que um grupo de polícias militares assassinou oito crianças e jovens, pobres e racializados, que dormiam na rua junto à Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro. Mas os massacres e a impunidade policial são uma realidade cada vez mais gritante no Brasil. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 11 de July

A crise de que padecemos não é uma crise migratória, mas sim uma crise de fronteiras e de direitos. O massacre de Melilla, com mais de trinta imigrantes mortos, e aqueles que o antecederam, são consequência de um projeto político sanguinário: a Europa Fortaleza. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 13 de March

A 1 de janeiro de 1804 nasceu a primeira República Negra da História da humanidade. Mas a Revolução dos Escravos de São Domingos, contra a desumanidade e a barbárie da escravatura e do colonialismo, continua a ser condenada ao silenciamento. Por Mariana Carneiro.