Artigo | 31 de March

Terça-feira foi mais um dia trágico para o Brasil, com um novo máximo de mortes por covid-19. Bolsonaro remodelou o Governo e viu as chefias militares apresentarem a demissão.

Artigo | 31 de March

Quem se opôs ao regime de Assad, pagando um preço muito pesado, não o fez por causa de uma conspiração imperialista ocidental, mas porque décadas de sevícias, de brutalidade e de corrupção eram e continuam a ser intoleráveis, escrevem em carta aberta dezenas de militantes sírios.

Artigo | 30 de March

O terceiro maior partido da Turquia está sob ameaça de ilegalização por parte do regime de Erdogan, após ver os seus líderes presos e parlamentares e autarcas destituídos.

Artigo | 30 de March

O Guardian descreve “um cerco brutal de dias de duração e emboscadas mortais contra os fugitivos”. O ataque contra a cidade, localizada perto do campo de gás da empresa de energia francesa Total, foi reivindicado pelo Daesh. Portugal vai enviar 60 militares para Moçambique.

Artigo | 30 de March

Marisa Matias criticou a posição aprovada na semana passada no Parlamento Europeu. “Não acredito numa estratégia de cooperação em que uma parte queira ser líder no território da outra parte”, diz a eurodeputada bloquista.

Artigo | 30 de March

As diretrizes consideram como ilegal qualquer protesto que “cause um impacto económico adverso nos negócios”. Ao mesmo tempo, o governo conservador apresenta uma nova legislação que “silencia o protesto” e aplica-lhe regras discricionárias.

Artigo | 29 de March

A Endesa vai assumir três quartos do valor total da dívida com eletricidade das famílias vulneráveis desde 2015, ano em que foi aprovada a lei da pobreza energética na Catalunha. No futuro, a dívida será repartida ao meio entre as administrações públicas e a empresa que tem lucrado à volta de 1.500 milhões de euros ao ano.

Artigo | 29 de March

Os sindicatos responsáveis pela convocatória da greve falam de uma indústria transformadora “quase paralisada". É a primeira greve geral desde o início da pandemia e contesta o teto de 0,4% dos aumentos salariais para os próximos dois anos.

Artigo | 29 de March

Ao fim de quase uma semana, as equipas de resgate conseguiram tirar o Ever Given da margem onde encalhou. Operadores marítimos preveem mais seis dias até ser reposta a circulação normal.

Artigo | 29 de March

O sindicato Ver.di apela à paralisação durante a semana da Páscoa nos seis armazéns da Amazon no país, para obrigar a empresa a reconhecer os acordos coletivos de trabalho no setor.

Artigo | 29 de March

Em 1994, o genocídio do Ruanda contou não com a cumplicidade no sentido criminal mas com uma responsabilidade “inegável” do governo francês diz um relatório oficial.

Artigo | 28 de March

Durante três anos, os senhorios apenas poderão aumentar as rendas no valor da inflação mais 1%. No Senado, apenas a extrema-direita votou contra.

Artigo | 28 de March

Sábado foi o dia mais sangrento desde o golpe de Estado e este domingo já há mais vítimas. O dia das Forças Armadas mostrou contudo que a condenação ao regime não é unânime.

Artigo | 27 de March

Enquanto 130 países onde vivem 2,5 mil milhões de pessoas não receberam uma única dose de vacinas, os ricos contornam as regras para se vacinar mais rapidamente. Isto é apenas um sintoma de um mundo no qual bem-estar e sobrevivência não são direitos básicos, mas mercadorias para serem compradas e vendidas. Por Adele Walton.

Artigo | 26 de March

"Precisas é de um bom macho" é apenas um exemplo do tipo de linguagem que Ignacio Quereda utilizava ao dirigir-se às jogadoras. As denúncias dos insultos, das humilhações e as acusações de assédio sexual foram abafados pela Real Federação Espanhola de Futebol.

Artigo | 26 de March

Numa altura em que aumenta a pressão para taxar os 1% mais ricos nos EUA, um relatório indica que os 657 bilionários do país viram a sua riqueza aumentar em 1.3 biliões de dólares em 2020.

Artigo | 25 de March

Cerca de sete dezenas de espaços culturais continuam ocupados no país por trabalhadores intermitentes do espetáculo. Exige-se sobretudo o final da reforma do subsídio de desemprego de Macron, que vai diminuir a prestação e aumentar os requisitos necessários para obtê-la.

Artigo | 25 de March

De quinta a sábado, este tribunal ético internacional vai expor dezenas de casos de violência exercida pelo Estado ao longo de um século contra opositores, sindicalistas, camponeses e estudantes.

Artigo | 24 de March

Se as caricaturas anti-muçulmanas tivessem sido exibidas numa aula cívica como ilustração da indignidade da islamofobia, podemos apostar que teriam sido os "laicos" apoiantes da dita "liberdade de expressão" que teriam gritado e não os muçulmanos. Por Gilbert Achcar.

Artigo | 24 de March

Decisão dá continuação à anulação das condenações no início deste mês e restabelece a possibilidade de Lula se recandidatar a presidente. Guilherme Boulos escreve no twitter: “Hoje foi o fim de linha para Moro. Agora falta levar junto o criminoso que sua farsa fez virar presidente”.