Artigo | 30 de November

Em 30 novembro de 1999, Seattle acolhia mais uma cimeira da Organização Mundial do Comércio. Só que manifestações massivas bloquearam a cidade. Nascia nessa data o “movimento dos movimentos” e a alterglobalização que se opunha ao neoliberalismo iria sair às ruas do mundo inteiro nos anos seguintes.

Artigo | 30 de November

Sem governo funcional, com uma crise de dívida pública e num cenário de fuga de capitais, alguns economistas propuseram um haircut, ou seja, o confisco de parte dos rendimentos dos mais ricos para resolver a situação. Contra a desigualdade, os libaneses foram para a frente do Banco Central mostrar “como se faz um bom 'corte de cabelo'.”

Artigo | 30 de November

Nesta entrevista, a cientista política argentina Veronica Gago analisa o protagonismo das mulheres nas lutas atuais contra o neoliberalismo. A propósito do seu livro A Potência Feminista, fala da revalorização do desejo e da ideia de que a política precisa de sacudir ruas, casas, fábricas e camas.

Artigo | 30 de November

Mais de dois mil trabalhadores dos centros de distribuição da Amazon iniciaram esta sexta-feira uma greve que dura até à próxima terça. O dia de maiores lucros de empresa é também o de maior pressão sobre trabalhadores que se queixam de baixos salários e péssimas condições de trabalho que têm causado inúmeras doenças.

Artigo | 29 de November

Adel Abdul Mahdi, primeiro-ministro do Iraque, anunciou a sua demissão esta sexta-feira. A repressão das manifestações no país causou dezenas de mortes nos últimos dias. E a gota de água para a demissão foi a exigência que saísse por parte da hierarquia religiosa xiita.

Artigo | 29 de November

O presidente do Brasil é acusado de crimes contra a humanidade por “incitar o genocídio dos povos indígenas” e pela sua ação na Amazónia que passou por fragilizar a fiscalização, destituir dirigentes de organismos estatais e pela omissão face a crimes ambientais.

Artigo | 28 de November

Este é o segundo ano consecutivo em que a gigante tecnológica não paga quaisquer impostos, mesmo tendo lucros de milhares de milhões. Para além da Amazon, também empresas como a Netflix, IBM ou Goodyear não pagaram impostos.

Artigo | 28 de November

O ICE, serviço de imigração e fronteiras norte-americano, criou uma falsa universidade para investigar situações de migração ilegal. 250 estudantes foram detidos, muitos dos quais serão expulsos. Oito “recrutadores” enfrentam penas de prisão.

Artigo | 28 de November

A jornalista Caruana Galizia foi assassinada em outubro de 2017 em Malta. Investigava o envolvimento do governo no escândalo dos Panama Papers. Esta terça-feira a investigação do crime chegou ao topo do governo. Dois ministros e o chefe de gabinete do Primeiro-Ministro demitiram-se. Este último foi já preso.

Artigo | 27 de November

Irmão de Sita Valles confirma reunião com ministro angolano mas nega ter louvado a iniciativa de reconciliação iniciada pelo governo: “deve haver identificação de quem é perdoado, isso é o mínimo.” Ao contrário do que saiu no Jornal de Angola, afirma não ter indicado o sobrinho para a comissão. Por Luis Leiria.

Artigo | 27 de November

Carlos F. Chamorro voltou à Nicarágua para tentar praticar novamente o jornalismo independente no seu país. Quando ali entrou, afirmou que a política de repressão do presidente Ortega basicamente falhou. Por Matthias Schindler

Artigo | 27 de November

O sindicato UCU, University and Colleges Union, convocou uma greve para o período entre 25 de novembro e 4 de dezembro. Mais de 43 mil leitores, bibliotecários, funcionários técnicos e administrativos das universidades britânicas juntam forças contra as más condições de trabalho, os baixos salários e os cortes nas pensões.

Artigo | 26 de November

O cidadão norte-americano Omar Shakir, diretor da Human Rights Watch para Israel e para a Palestina, foi expulso do país pelo governo israelita sob a acusação de apoiar o movimento internacional de boicote a Israel.

Artigo | 26 de November

O combate à violência doméstica e contra as mulheres era consensual na política espanhola. Até que o Vox chegou às instituições. Este dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, o partido da extrema-direita espanhola tratou de bloquear declarações sobre o tema que costumavam ser unânimes.

Artigo | 26 de November

Milhares de habitantes de Veneza protestaram contra os efeitos da entrada massiva de cruzeiros de grandes dimensões na cidade e contra a incompetência política em lidar com as cheias que atingiram a cidade.

Artigo | 26 de November

A oposição ligada às grandes mobilizações que se repetem há nove meses chamam ao boicote, considerando não haver condições democráticas para umas eleições limpas. Por Luis Leiria.

Artigo | 25 de November

Cerca de sessenta médicos alertaram para a possibilidade de Julian Assange poder morrer na prisão caso não receba o diagnóstico e tratamento adequados. O fundador da WikiLeaks está detido desde abril numa prisão londrina e os médicos pedem que seja transferido para um hospital universitário.

Artigo | 25 de November

O presidente romeno, Klaus Iohannis, do Partido Nacional Liberal (PNL), de centro-direita, foi facilmente reeleito na 2ª volta das eleições presidenciais, ontem realizadas na Roménia. Por Jorge Martins.

Artigo | 25 de November

Nas eleições locais de Hong Kong houve uma participação recorde e a oposição venceu 17 dos 18 conselhos distritais. A derrota esmagadora foi recebida com silêncio nos meios de comunicação social chineses. Nas ruas da região autónoma, houve festa.

Artigo | 25 de November

Na segunda volta das eleições presidenciais, realizada este domingo no Uruguai, o candidato do conservador Partido Nacional (PN), Luis Lacalle Pou, terá saído vencedor, mas o seu triunfo aguarda a confirmação do Tribunal Eleitoral. Artigo de Jorge Martins.