Artigo | 31 de October

Primeiro ministro renunciou esta semana, mas gesto não parece capaz de encerrar revolta. População reage contra imposto regressivo, cortes nos serviços públicos e sistema político que aliena os cidadãos, ao dividir poder entre partidos religiosos. Por Nizar Hassam.

Artigo | 31 de October

Nova empresa terá sede na Holanda. Peugeot e Fiat afirmam querer criar a quarta maior empresa automobilística do mundo.

Artigo | 30 de October

No código moral proposto pelo Partido Comunista Chinês há regras de etiqueta sobre como cantar o hino, apelos a ser “civilizado” em público e “defender a honra da China” quando se estiver no estrangeiros. O “pensamento de Xi Jinping” torna-se a bússola da conduta pretendida. Mao e Deng são omitidos.

Artigo | 30 de October

Os dois executores do crime encontraram-se no condomínio onde reside o presidente; um deles informou ao porteiro que ia à casa de Bolsonaro. Alguém dessa casa autorizou a entrada. Não pode ter sido Bolsonaro, que estava em Brasília. Mas quem foi? Por Luis Leiria.

Artigo | 29 de October

Maria Luísa Quaresma é uma cidadã portuguesa que vive no Chile há seis anos. Relata a repressão do regime de Piñera e a resposta da manifestação massiva com mais de um milhão de chilenos. Diz que o Chile é “um exemplo concreto” de “quando nos prometem futuros radiosos com “menos Estado e mais privatização”.

Artigo | 29 de October

O segundo maior grupo hoteleiro português já anuncia no seu site o hotel de luxo que quer construir do sul da Bahia, Brasil. Só que a terra pertence aos índios Tupinambá. O Intercept mostra como um organismo de Estado, a Embratur, pressiona a Fundação Nacional do Índio para parar processo de demarcação da reserva indígena.

Artigo | 29 de October

O líder da oposição anunciou o levantamento do bloqueio a eleições antecipadas e promete lançar “a campanha mais ambiciosa e radical pela mudança que este país jamais assistiu”.

Artigo | 28 de October

Uma corrente humana atravessou o Líbano este domingo. No décimo dia de protestos os 170 quilómetros da costa do país foram ligados mão na mão numa mobilização sem precedentes. Na sequência dos protestos massivos, o primeiro-ministro, Saad Hariri, anunciou a sua demissão. Notícia atualizada dia 29 de outubro às 18.55.

Artigo | 28 de October

Os resultados são uma grande derrota do partido de Ivan Duque e Uribe, Centro Democratico. Claudia López, apoiada pela esquerda, é a primeira presidente da Câmara de Bogotá eleita nas urnas. Um candidato independente ganhou a Câmara de Medellín, baluarte do uribismo.

Artigo | 28 de October

Apesar de ter sido o mais votado na 1ª volta das eleições presidenciais, o candidato da Frente Amplia está em dificuldades para ser eleito no 2º turno. O favorito é o conservador Lacalle Pou, que já garantiu os apoios dos principais candidatos derrotados. Por Jorge Martins.

Artigo | 28 de October

O poderoso levantamento do povo chileno contra o custo de vida e as desigualdades sociais não esmorece, apesar de sofrer uma repressão sem precedentes desde o fim da ditadura. Por Jérôme Duval

Artigo | 28 de October

Relatório de missão de avaliação da CPLP dá conta que país não pretende alterar a legislação sobre pena de morte. País argumenta que a sua manutenção tem de ser lida à luz do contexto regional e das ameaças terroristas na região, sendo assim uma questão “de segurança”.

Artigo | 28 de October

Os resultados mostram uma indiscutível vontade de mudança da parte do povo argentino, mas este pareceu não querer dar todo o poder ao kirchnerismo, ao contrário do que sucedeu durante a presidência de Cristina Fernández de Kirchner. Por Jorge Martins.

Artigo | 28 de October

Centenas de pessoas fazem fila à porta dos tribunais catalães para se darem como culpados dos mesmos crimes dos presos políticos. Tribunal Superior impõe limite diário de 25 auto-incriminações. Fim de semana teve manifestações a favor e contra a independência.

Artigo | 28 de October

Primárias de agosto já anunciavam o resultado destas eleições presidenciais. Macri sai derrotado numa eleição marcada pela crise económica no país.

Artigo | 27 de October

Pela primeira vez na história da Alemanha reunificada, um partido à esquerda do SPD venceu uma eleição estadual. O Die Linke ultrapassou a CDU de Angela Merkel, também batida pela AfD com uma das suas vozes mais extremistas.

Artigo | 27 de October

O incêndio alastra desde quarta-feira no norte da Califórnia e o serviço meteorológico diz que pode vir a ser tão destruidor como o de 2017.

Artigo | 27 de October

Um documento oficial, divulgado pelo jornal Financial Times, mostra que, após a saída do Reino Unido da União Europeia, o atual nível de proteção dos trabalhadores britânicos pode estar em causa. O acordo de saída de Boris Johnson coloca também em risco padrões ambientais e de direitos de consumidores.

Artigo | 27 de October

Durante 40 dias, dezenas de milhares de trabalhadores norte-americanos da General Motors desafiaram a administração com uma greve. A paralisação mais longa do setor automóvel nos EUA desde os anos 70 acabou com a votação de acordo que deixa um sentimento agridoce. Três fábricas fecham. O sindicato parte agora para a negociação com a Ford.

Artigo | 26 de October

Sob o lema, “o Chile despertou”, a manifestação de sexta-feira em Santiago do Chile juntou mais de um milhão de pessoas. O presidente Piñera pediu a demissão dos membros do seu governo e anunciou que o recolher obrigatório ia começar a ser levantado.