Artigo | 31 de March

A advogada e ativista ambiental Zuzana Čaputová, candidata do partido social-liberal Progresívne Slovensko (PS) foi eleita presidente da Eslováquia, ao derrotar o vice-presidente da Comissão Europeia Maroš Šefčovič. Por Jorge Martins

Artigo | 31 de March

O regime democrático do presidente João Goulart foi deposto pelos militares em abril de 1964. Os empréstimos do Banco e do FMI, que tinham sido suspensos durante três anos, são retomados pouco tempo depois. Artigo de Eric Toussaint.

Artigo | 31 de March

Em entrevista ao El Pais, a professora de filosofia fala do recém-lançado livro “Feminismo para 99%” e dos desafios que o movimento enfrenta.

Artigo | 31 de March

Escritor foi sequestrado e barbaramente torturado quando era compositor de música rock. No dia do 55º aniversário do golpe militar, acusa: “são essas décadas de chumbo que o Presidente Jair Bolsonaro quer festejar nesse dia 31 de março."

Artigo | 30 de March

Apesar das proibições decretadas em várias cidades e das ameaças do governo aos manifestantes, milhares de pessoas protestaram este sábado em toda a França.

Artigo | 30 de March

A decisão surge na sequência de uma queixa apresentada pelo partido Ciudadanos contra as estações públicas de tv e rádio. Para o diretor da TV-3, a proibição prova que “apenas é tolerada uma forma de informar”.

Artigo | 29 de March

Pela sexta semana consecutiva os argelinos estão nas ruas para se manifestar contra o regime de Bouteflika. Utilizam agora a hashtag #RevolutionJoyeuse. Porque dizem que já não basta que Bouteflika se vá embora. É preciso que leve Gaïd Salah, o chefe das forças armadas, e o resto do regime consigo.

Artigo | 29 de March

No meio de um apagão que dura mais de três dias, o controlador-geral acusa o presidente da AN de receber dinheiro de instâncias internacionais e proíbe-o de desempenhar cargos políticos por 15 anos. Por Carlos Santos

Artigo | 29 de March

O Brunei anunciou esta semana a intenção de prosseguir a sua reforma penal inspirada numa interpretação fundamentalista da lei islâmica. Para os cidadãos muçulmanos, práticas homossexuais, adultério ou violações passarão a ser punidos com castigos que vão até à pena de morte.

Artigo | 29 de March

População de África perde muitos anos de vida em doenças que seriam evitáveis, com graves custos económicos para os países, afirma estudo da OMS. Mais investimento público é a solução apontada.

Artigo | 28 de March

Uma carrinha branca circula pela região parisiense. Dizem que rapta mulheres e crianças e que é conduzida por ciganos. Este é o boato que circula pelas redes sociais francesas. Desmentido inúmeras vezes pela polícia, levou já a várias agressões.

Artigo | 28 de March

Prevista para 29 de março parece que a saída do Reino Unido da União Europeia irá agora acontecer a 22 de maio … isto se … Reportagem de Nuno Pinheiro no Reino Unido

Artigo | 28 de March

O partido da direita populista Fórum para a Democracia (FvD), com um ideário próximo da extrema-direita, foi o grande vencedor das eleições provinciais do passado dia 20. Num quadro político bastante fragmentado, os Verdes (GL) foram a outra força política a cantar vitória na noite eleitoral. Por Jorge Martins.

Artigo | 28 de March

O tenente-coronel da Guardia Civil que dirigiu a investigação contra os independentistas tinha um perfil anónimo no Twitter onde atacava os alvos da investigação, mas também jornalistas e polícia catalã.

Artigo | 28 de March

Os deputados chumbaram esta quarta-feira as oito propostas alternativas ao acordo para a saída da União Europeia, estabelecido entre o governo e Bruxelas, e que já foi rejeitado duas vezes na Câmara dos Comuns. Theresa May afirmou que se demite quando o acordo para o Brexit for aprovado.

Artigo | 27 de March

Geneviève Legay tem 73 anos. É dirigente regional da Associação Attac França. Foi ferida gravemente na cabeça durante a manifestação dos coletes amarelos em Nice no último sábado. Macron causou polémica ao desejar que se tornasse mais sábia.

Artigo | 27 de March

“Este é um dos relatórios mais importantes feitos nesta casa até hoje”, diz Marisa Matias. O relatório aprovado em plenário defende que os supostos benefícios económicos dos vistos gold não compensam os riscos de segurança e branqueamento de capitais.

Artigo | 27 de March

López Obrador, presidente do México, enviou uma carta ao rei de Espanha em que pede que as violências cometidas no processo de invasão colonial do seu país sejam reconhecidas. Do lado do espanhol, a iniciativa não foi bem vista.

Artigo | 26 de March

Gaïd Salah, chefe do Estado Maior das Forças Armadas argelinas propõe o afastamento do presidente da República por incapacidade, ao abrigo do artigo 102 da Constituição.

Artigo | 26 de March

Uma aldeia no Mali central foi atacada este sábado. O massacre foi atribuído às milícias que foram criadas para combater os fundamentalistas islâmicos.