Artigo | 31 de January

A lista publicada pela Tax Justice Network coloca a Portugal, através do offshore da Madeira, no 64º lugar dos territórios com menos transparência fiscal. Em 2015, a Madeira ocupava a 78ª posição neste ranking.

Artigo | 31 de January

A decisão do presidente do parlamento não foi bem aceite pelo partido de Puigdemont, que viu revelada uma mensagem SMS em que assume a derrota do seu plano.

Artigo | 31 de January

O porta-voz da empresa foi o primeiro a sair na sequência do escândalo que envolve os testes com macacos e humanos realizados por um instituto financiado pelos três gigantes da indústria automóvel alemã.

Artigo | 30 de January

O governo irlandês anunciou a intenção de convocar o referendo para acabar com a emenda constitucional que proíbe o aborto, exceto em caso de risco de vida da mulher.

Artigo | 29 de January

O populista Miloš Zeman foi ontem reeleito presidente da República Checa, ao bater, na 2ª volta, o liberal Jiří Drahoš. O atual chefe de Estado obteve 51,4% contra 48,6% do seu opositor. Por Jorge Martins

Artigo | 28 de January

O Esquerda.net reproduz o depoimento da campeã olímpica Aly Raisman no julgamento de Larry Nassar. O ex-médico da Federação de Ginástica dos Estados Unidos foi condenado a uma pena de prisão entre 40 e 175 anos pelo abuso sexual de mais de 150 atletas.

Artigo | 27 de January

A ativista e investigadora brasileira Sonia Corrêa esteve em Lisboa e conversou com o Esquerda.net sobre a primavera feminista que tem sacudido o Brasil e também sobre os avanços e os recuos, na já tão longa luta pelo fundamental direito ao aborto. Entrevista por Sofia Roque. [vídeo]

Artigo | 26 de January

O primeiro-ministro espanhol viu as suas pretensões rejeitadas pelo órgão consultivo do governo, mas anunciou que recorrerá mesmo assim ao Tribunal Constitucional para travar a investidura da próxima terça-feira.

Artigo | 26 de January
O voto de condenação pela limitação à liberdade política e violações dos direitos humanos na Guiné Equatorial, apresentado pelo Bloco de Esquerda, foi esta sexta-feira aprovado com a abstenção do PCP, votos favoráveis das restantes bancadas.
Artigo | 24 de January

Nesta terça-feira, a Cisjordânia paralisou, respondendo assim ao apelo de greve-geral convocada pelo movimento Fatah e outras forças políticas palestinianas, num protesto pacífico mas vincado contra a visita, a Jerusalém, do vice-presidente dos EUA.

Artigo | 23 de January

As instituições financeiras internacionais, sobretudo o FMI, impuseram medidas de austeridade na Tunísia, desde o levantamento popular de janeiro de 2011. A dívida externa aumentou de 41% do PIB, em 2011, para 71%, em 2018. Por Jihen Chandoul.

Artigo | 23 de January

Inspiram-se no Labour de Corbyn, na France Insoumisse de Jean-Luc Mélenchon e nos espanhóis do Podemos, reivindicam a luta de classes e o sindicalismo de base. Nasceram num centro social de Nápoles e vão às eleições de março com a lista Potere al Popolo. Reportagem de Annalisa Camilli, do Internazionale.

Artigo | 22 de January

O presidente destituído do governo catalão foi à Dinamarca participar numa conferência. O procurador requereu um novo mandado internacional de detenção, mas o juiz recusou, argumentando que isso daria o pretexto para Puigdemont ser investido para a liderança do governo.

Artigo | 22 de January

O ministro israelita responsável pelas questões estratégicas, Gilad Erdan, tem uma obsessão: a campanha Boicote, Desinvestimento e Sanções. Artigo de Michael Warschawski.

Artigo | 22 de January

Oxfam International revela que em 2017 os bilionários arrecadaram uma fortuna sete vezes superior ao necessário para acabar com a fome no mundo.

Artigo | 21 de January

O exército turco atravessou a fronteira síria para atacar a província de Afrin, controlada pelas forças curdas que derrotaram o Estado Islâmico e criaram formas de auto-governo democrático nas cidades libertadas.

Artigo | 20 de January

O Senado dos Estados Unidos não aprovou o orçamento e o governo ficou limitado à segurança e aos serviços considerados essenciais. Mais de 800 mil funcionários ficarão sem receber e sem trabalhar. É a 19ª vez que acontece. #TrumpShutdown tornou-se a tag mais divulgada nas redes sociais.

Artigo | 20 de January

Maka Angola revela os meandros deste assalto às finanças públicas de Angola pela dupla José Filomeno dos Santos, filho de José Eduardo dos Santos e ex-presidente do Fundo Soberano de Angola, e o seu amigo Jean-Claude Bastos de Morais. Por Rafael Marques de Morais

Artigo | 18 de January

O plano de Barcelona para a migração está definido, com a meta a fixar-se em 2019. A estratégia de software livre não se irá resumir às aplicações que o município consome, incluindo ainda os projetos de desenvolvimento de ferramentas próprias.

Artigo | 18 de January

Tribunal militar determinou esta quarta-feira que Ahed Tamimi ficará preventivamente detida até ao seu julgamento, que ainda não tem data marcada. Adolescente palestiniana pode ser condenada a 14 anos de prisão.