Artigo | 29 de December

Estudante de medicina de 23 anos que foi violada por um grupo de homens dentro de um autocarro, em Nova Deli, não resistiu às lesões internas. Agressão já provocou manifestações quase diárias.

Artigo | 19 de December

Eleições de domingo marcam o regresso ao poder do Partido Liberal Democrático, que dirigiu o país por décadas e que, em aliança com o Novo Komeito, terá mais de dois terços do Parlamento.

Artigo | 10 de November

Só nesta semana, seis tibetanos imolaram-se em protesto contra a ocupação chinesa do seu país, num protesto dirigido ao 18º Congresso do PC Chinês.

Artigo | 6 de November

A abertura do XVIII Congresso do Partido Comunista da China, na sexta-feira, levará ao poder uma nova camada de dirigentes, escolhidos numa luta de bastidores, cujo desenrolar poucos conhecem e que, provavelmente, a história jamais irá conhecer.

Artigo | 6 de November

Artigo | 30 de October

Manifestantes contrários à expansão do complexo petroquímico local entram em choque com a polícia. Denunciam que a ampliação da unidade e a produção de substâncias tóxicas põe em risco a sua saúde.

Artigo | 28 de October

Xi Jinping, o candidato mais forte, até este momento, para se tornar o novo presidente da China, é juridicamente pobre, mas a família amealhou uma fortuna avaliada em 376 milhões de dólares.

Artigo | 26 de October

Investigação do New York Times mostra como a família do primeiro-ministro Wen Jiabao juntou uma fortuna avaliada em 2,7 mil milhões de dólares durante o seu mandato. China baniu o acesso ao site do jornal.

Artigo | 8 de October

Em protesto contra as condições de trabalho desumanas a que são submetidos e às novas regras de controlo de qualidade, cerca de 4 mil trabalhadores aderiram à paralisação.

Artigo | 4 de October

Paralisação que não ocorria há 50 anos abrangeu mais de 20 cidades na última quarta-feira para lutar por melhores salários, por melhores condições de trabalho e contra o despedimento de trabalhadores com contrato.

Artigo | 2 de October

Líderes chineses quiseram dar um espetáculo de unidade devido à péssima imagem criada pela expulsão de uma das suas estrelas cintilantes, acusada de suborno, abuso de poder e ocultação do assassinato, perpetrado pela mulher, de um empresário britânico.

Artigo | 22 de September

Escolas, comércio, trabalhadores e funcionários públicos de várias partes do país aderiram ao movimento, bloqueando as ruas e os transportes. Protesto contra o aumento do preço do diesel, o racionamento do gás a preços subsidiados e as privatizações.

Artigo | 15 de September

País parou durante meio dia na sexta-feira, numa greve geral convocada pelo Partido Comunista do Nepal-Maoísta, contra o governo do Partido Comunista do Nepal Unificado.

Artigo | 13 de September

Fábrica têxtil de Karachi, de cinco andares, era uma verdadeira prisão: as janelas tinham barras de ferro e não havia saídas de emergência. Foi preciso serrar as barras para saltar, em muitos casos para a morte. Protesto será dia 15.

Artigo | 10 de September

Por iniciativa do Sindicato Andaluz de Trabajadores (SAT), percorreram cerca de 300 quilómetros, em 23 dias, com a participação de cerca de 15 mil pessoas. A sua combatividade granjeou-lhes o apoio das populações das localidades por onde passaram, contra o desemprego e os cortes orçamentais do governo de Martiano Rajoy.

Artigo | 13 de August

Parlamento vota na véspera de um feriado prolongado, o aumento do imposto sobre consumo com os votos do cambaleante partido governamental, PDJ (Partido Democrático do Japão) e do seu reacionário adversário, o PLD (Partido Liberal Democrático).

Artigo | 10 de August

Um dos maiores escândalos políticos da sociedade chinesa nos últimos anos conclui com um julgamento sumário, a portas fechadas. O resultado já está definido pela direção do Partido Comunista, e só temos de aguardar um pouco para conhecê-lo.

Artigo | 16 de July

Metalúrgicos de empresas tão importantes como a Hyundai, a Kia ou a própria General Motors reivindicam melhorias nas suas condições de trabalho, aumentos salariais e o fim do trabalho precário.

Artigo | 15 de July

Cisão do partido do governo, liderada pelo “shogum das sombras” Ichiro Ozawa, o exemplo do político corrupto, arrasta 48 deputados para a fundação de um novo partido. O gabinete Noda tem os seus dias contados. Por Tomi Mori.

Artigo | 1 de July

O que deveria ser uma festa unitária, com a participação do presidente Hu Jintao, acabou por se transformar numa das mais sólidas atitudes de rebelião dos últimos anos.