Artigo | 29 de February

Até recentemente, parte significativa da atividade da empresa era cercada de mistério. Mas, em dezembro último, hackerativistas do coletivo Anonymous invadiram o sistema de comunicações da empresa. Por Yazan al-Saadi, Al-Akhbar, Líbano.

Artigo | 29 de February

A Confederação Europeia de Sindicatos promoveu ações de protesto em vários países contra a austeridade que está a ser imposta em toda a União Europeia. Em Bruxelas, os sindicalistas consideraram "decepcionante" o encontro que tiveram com Barroso e Rompuy.

Artigo | 29 de February

Dois dias antes de aprovar o apoio ao empréstimo de 130 mil milhões de euros da troika a Atenas, o governo alemão deu a conhecer a proposta de envio de cobradores de impostos para a Grécia, como fizeram à Alemanha de Leste em 1990.

Artigo | 29 de February

A operação de financiamento dos bancos a três anos bateu todos os recordes, com cerca de 530 mil milhões de euros a seguirem para os cofres de 800 bancos europeus a uma taxa de juro inferior à inflação. É a segunda operação do género em três meses, embora não se reflita no aumento do crédito às empresas nem às famílias.

Artigo | 29 de February

Há homens que merecem o seu lugar na história. O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, é um deles. Este ditador está há 31 anos no poder, á o atual presidente da União Africana e tem uma fortuna maior que a rainha de Inglaterra ou o emir do Kuwait. Artigo de Eduardo Febbro, da Carta Maior.

Artigo | 29 de February

O Grupo dos 20 países industrializados e emergentes (G-20) deixou o México sem definir mecanismos para enfrentar a ameaça de outra recessão mundial ou a crise da dívida europeia, e também continua sem abordar temas urgentes como a mudança climática ou a emergência alimentar. Por Emilio Godoy, da IPS.

Artigo | 29 de February

Afinal, quem são os alauítas, a seita religiosa predominante no regime sírio? E o que é o Baath? É normal que numa república haja sucessão dinástica? O regime sírio é “progressista? Eis algumas das perguntas a que procuramos responder.

Artigo | 29 de February

Um comando de uma milícia privada alemã irrompeu pelas instalações de uma fábrica belga da região de Liège atacando trabalhadores e tentando apoderar-se, "a bem ou à força", de produtos fabricados naquela empresas de componentes de automóveis. Juristas belgas não têm dúvidas de que "este tipo de práticas é ilegal".

Artigo | 28 de February

Não creio que num ano ou dois assistamos à saída de Assad do poder, ou à mudança substancial do seu regime. O motivo é que aqueles que mais o denunciam não desejam de facto que ele caia.

Artigo | 28 de February

Mobilização foi convocada pelas onze principais centrais sindicais do país, paralisando bancos, transportes e amplas áreas. Pode ter sido a maior greve geral já registada na história.

Artigo | 28 de February

A revolta na Síria, que vai em breve entrar no seu segundo ano, levanta questões dramáticas para as quais não existem respostas simplistas – para não se fazer a política do quanto pior melhor. É preciso recordar o que o derrube de Saddam custou, custa e continuará a custar aos iraquianos nas próximas décadas. Por Alain Gresh

Artigo | 28 de February

O escritor e ativista diz que uma intervenção externa na Síria seria desastrosa e conduziria a um enorme banho de sangue. Afirma que China e Rússia estão numa posição forte para conseguir uma mudança sem ações violentas.

Artigo | 28 de February

Os “resgates financeiros”, os duros cortes na despesa pública, o ataque à propriedade pública — todos refletem a experiência dos países em desenvolvimento entre 1980 e os anos 1990. O resultado foram duas décadas de desenvolvimento perdidas. Artigo de Nick Dearden, da Jubilee Debt Campaign.

Artigo | 27 de February

Esta segunda-feira, o site da Wikileaks iniciou a publicação de mais de cinco milhões de emails entre a Stratfor Global Intelligence e empresas como a indiana Bhopal Dow Chemical Co. e a americana Lockheed Martin, assim como agências governamentais, entre elas o Departamento de Estado e Segurança Interna.

Artigo | 27 de February

Bachar Al-Assad não quer saber de “primavera árabe” nas suas terras. Até aqui, conseguiu fazer isso graças ao poderoso regime policial no qual se apoia, à inoperância das Nações Unidas, à tibieza da Liga Árabe, à hipocrisia da comunidade internacional e ao apoio explícito da Rússia e da China. O artigo é de Eduardo Febbro, Carta Maior.

Artigo | 27 de February

O juiz Baltasar Gárzon foi absolvido da acusação liderada pelas organizações de extrema-direita “Manos Limpias” e “Libertad e Identidad” que pediam que Gárzon fosse multado e expulso da carreira jurídica por 20 anos, a pena máxima prevista para o crime de prevaricação.

Artigo | 27 de February

Declaração emitida por Alain Badiou em solidariedade com o povo grego, também assinada por Jean-Christophe Bailly, Balibar Étienne, Denis Claire, Jean-LucNancy, Jacques Rancière e Ronell Avital, entre outros.

Artigo | 26 de February

A situação “não é mais do que um banco de ensaio antecipando a aplicação de medidas cujo objetivo é o desmantelamento dos direitos sociais e democráticos em toda a Europa”, concluiu a delegação de eurodeputados do GUE/NGL, que visitou a Grécia.

Artigo | 26 de February

Ainda que os inspetores da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) que esta semana visitaram o Irão não tenham ficado satisfeitos, o ex-diretor desse organismo Hans Blix pediu às partes que façam um esforço maior para afrouxar as tensões sobre o programa nuclear iraniano e evitar uma guerra. Por Jasmin Ramsey da IPS.

Artigo | 25 de February

O Sindicato da Habitação Social e a Organização para as Políticas Sociais dos Trabalhadores foram fundadas em 1931 pelo Ministério do Trabalho grego. Sobreviveram a várias ditaduras mas a troika propõe-se a acabar com elas no seu segundo plano de “resgate”. Tratam-se de mutualidades financiadas pelos trabalhadores e nunca receberam um euro (ou um dracma) do orçamento de Estado.