You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de March

embarcação carregada de imigrantesTrês embarcações que transportavam cerca de 300 imigrantes da costa da Líbia em direcção à Itália naufragaram no Mediterrâneo. Pelo menos 21 cadáveres já foram resgatados, e 23 sobreviventes. Segundo a Organização Internacional das Migrações (OIM), o naufrágio terá sido provocado pelos fortes ventos e a distância da costa era muito grande para os imigrantes a alcançarem a nado.

Artigo | 31 de March

Barack ObamaO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considerou insuficientes as medidas de reestruturação das empresas automobilísticas General Motors e Chrysler deu um prazo a ambas para apresentarem novos planos. Forçado por Obama, o presidente da GM, Rick Wagoner, demitiu-se. A GM já anunciou o corte de 47 mil vagas, e a Chrysler deverá despedir 3 mil trabalhadores até ao fim do ano.

Artigo | 30 de March

<Preços no consumidor em Espanha baixaram 0,1% em Março de 2009 relativamente a Março de 2008O Índice de Preços no Consumidor de Espanha baixou face a
Março de 2008. É a primeira vez que tal foi registado. Entretanto, o governo
espanhol interveio de emergência no Domingo na Caja Castilla-La Mancha com um
aval até nove mil milhões de euros, para garantir a liquidez da instituição e evitar
uma corrida aos levantamentos.

Artigo | 30 de March

Eric HobsbawmNuma entrevista publicada no jornal argentino Página
12, o historiador britânico Eric Hobsbawm fala da crise actual e das
suas possíveis implicações políticas. Para ele, o mundo está a
entrar num período de depressão e os grandes riscos, diante da
fragilidade da esquerda mundial, são o crescimento da xenofobia e da
extrema-direita.

Artigo | 30 de March

Os islamistas mantiveram a maioria em Istanbul - Foto de Ricof3 no FlickrO Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, islamista), actualmente a governar a Turquia, foi o vencedor das eleições municipais turcas mas perdeu cerca de 6 pontos percentuais em relação às últimas eleições legislativas, em 2007. Nas regiões de maior presença da população curda, no sudeste do país, o Partido da Sociedade Democrática (DTP, pró-curdo) chegou a atingir os 75%, o que releva o apoio à sua proposta de "autonomia democrática para a região".

Artigo | 29 de March

Mineira de Potosi - Foto de Adrián no FlickrPotosi já foi a maior mina de prata do mundo. Hoje pouco resta desse metal sob as montanhas que rodeiam a cidade boliviana, mas continua a haver quem se dedique à sua busca, incluindo crianças de 12 anos. No livro "Las Venas Abiertas de America Latina", Eduardo Galeano estima em oito milhões, o número de vidas que se perderam nestas minas desde o século XVI.

Artigo | 29 de March

Símbolo do novo partidoCom uma votação de braço no ar no final do Congresso Fundador do Partido Povo da Liberdade (PDL), Silvio Berlusconi foi eleito líder desta nova formação política italiana, resultante da fusão das duas principais forças políticas da direita e extrema-direita italianas: a Forza Itália e a Aliança Nacional. O PDL quer ter 51% dos votos nas próximas eleições.

Artigo | 28 de March

40 mil pessoas participaram na marcha que apela ao G20 uma mudança de prioridades, pondo "as pessoas primeiro"
Mais de 150 organizações convocaram a primeira manifestação que desafia o G-20 reunido em Londres a "dar prioridade às pessoas". Os líderes dos governos presentes na cimeira só reúnem na quarta-feira, mas este sábado cerca de 40 mil pessoas saíram à rua para mostrar o seu desagrado face às políticas que levaram à crise que o mundo atravessa. A manifestação ocorreu em simultâneo noutras cidades na Alemanha e em França.

Artigo | 27 de March

Manu Chao pode ser expulso do MéxicoManu Chao foi processado no México por ter expresso opiniões sobre a política interna do país, o que está vedado a cidadãos estrangeiros. O cantor tinha classificado como "terrorismo de Estado" as detenções realizadas em 2006, em San Salvador de Atenco, quando foram detidos duzentos activistas de esquerda e de movimentos de agricultores.

Artigo | 26 de March

Protesto nas universidades francesas já dura há oito semanas. Foto Ptit@l/FlickrAo fim de oito semanas de greve, centenas de professores e investigadores franceses decidiram ocupar parte das instalações no coração da universidade parisiense, contra a reforma do estatuto dos professores.

Artigo | 26 de March

Hillary Clinton e o presidente mexicano Felipe Calderon. Foto Dep. EstadoA viagem de Hillary Clinton ao México fica marcada pela declaração em que reconhece o fracasso da estratégia proibicionista que os norte-americanos obrigaram o mundo a adoptar no século XX. "É claro que o que temos vindo a fazer não funcionou", disse aos jornalistas que a acompanharam na viagem.

Artigo | 26 de March

Eric Toussaint aponta caminhos alternativos para a Esquerda"É preciso uma nova política anticapitalista, socialista e revolucionária que deve incluir uma dimensão feminista, ecologista, internacionalista, anti-racista. É preciso que estas diferentes dimensões sejam integradas de maneira coerente no que está em jogo no socialismo do século XXI."
Entrevista com Eric Toussaint, publicada no site do Instituto Humanitas Unisinos
 

Artigo | 25 de March

O governo de Mirek Topolanek terá que se demitir nos próximos diasUma moção de censura aprovada à tangente no parlamento checo obriga à demissão do actual governo conservador, liderado por Mirek Topolanek, numa altura delicada em que a República Checa assume a Presidência da União Europeia. Este facto embaraça alguns os principais líderes europeus e pode complicar o futuro do Tratado de Lisboa, dado que a sua aprovação no Senado Checo está agora em risco

Artigo | 25 de March

Apesar do aumento de execuções, houve menos países a aplicar a pena de morteA Amnistia Internacional revelou que em 2008 o número de pessoas mortas pela aplicação da pena capital foi de 2390, quase o dobro do que no ano anterior, apesar de menos países a terem aplicado. A China é responsável por 72% das execuções e os EUA ocupam o quarto lugar. O número de condenações à morte em todo o mundo quase triplicou, atingindo quase 9 mil.
 

Artigo | 24 de March

Ehud BarakO líder do partido Likud e
primeiro-ministro indigitado de Israel, Benjamin Netanyahu, chegou a
um acordo preliminar para a formação de um governo de coligação
com o líder do Partido Trabalhista, Ehud Barak. A proposta foi
aprovada por maioria dos 1400 delegados de um congresso trabalhista extraordinário. O partido de direita Yisrael Beiteinu e o partido judeu
ortodoxo Shas já se juntaram à coligação, na qual se recusa a
participar o Kadima.

Artigo | 24 de March

Timothy Geitner. Foto de nickehle, FlickRO governo dos EUA anunciou o segundo
plano para ajudar os bancos a livrarem-se dos chamados activos
tóxicos, o denominado Plano de Investimento
Público-Privado. O plano pretende convencer investidores privados a
comprar aos bancos os títulos que ninguém quer,
incentivando-os com uma participação do Estado e a concessão de
empréstimos públicos que cobrem quase todo o
investimento. O prémio Nobel da Economia Paul Krugman criticou o
plano e voltou a defender a nacionalização dos bancos.

Artigo | 23 de March

A rebelião de Lahore de 15 de MarçoO presidente do Supremo Tribunal do Paquistão, Iftikhar Choudry, e outros juizes de topo, foram finalmente reinstalados nos seus lugares. Yousaf Raza Gilani, o primeiro-ministro do Paquistão, anunciou-o na manhã de 16 de Março. Esta foi uma vitória conseguida a custo.

por Farooq Tariq, porta-voz do Partido dos Trabalhadores do Paquistão (LPP)

Artigo | 23 de March

Considerar o direito à água um direito humano esteve no centro do debate do Fórum Mundial da ÁguaO Fórum Mundial da Água não reconheceu o direito à água e o
acesso ao saneamento como direitos humanos. Essa proposta era defendida por países
da América Latina, da Europa e pela África do Sul, mas os Estados Unidos da América
opuseram-se. 19 países assinaram uma declaração onde se comprometem a levar a
cabo as acções necessárias para que a água seja reconhecida como direito humano.

Artigo | 22 de March

Nato game over - Acção contra a Nato em BruxelasA polícia belga prendeu 442 pessoas que
participavam numa acção de desobediência civil não violenta contra a NATO em Bruxelas,
convocada pelo Fórum da Acção pela Paz e pela associação
Bomspotting. Os manifestantes foram acusados de tentarem entrar na sede da organização militar. A
acção denominada "Nato game over" enquadra-se na
preparação das realizações contra a NATO, por ocasião dos 60 anos da
organização militar.

Artigo | 20 de March

Avigdor LiebermanAvigdor Lieberman fala como um russo
nacionalista, não como o israelita secular que diz ser. A sua linguagem - de execuções,
afogamento, o inferno dos juramentos de lealdade - é idêntica à
linguagem dos Mladic e Karadzic e Milosevic.
Por Robert Fisk, publicado no
The Independent

 

Pages