Artigo | 10 de January

Esquerda abertzale representa mais de 150 mil eleitores no País VascoDepois da sucessiva ilegalização de vários partidos da esquerda abertzale do País Vasco, acusados de ligações à ETA, foi este sábado apresentado um novo movimento que pretende concorrer aos próximos actos eleitorais. A plataforma eleitoral D3M (Democracia 3 Milhões) conta com alguns antigos dirigentes do Batasuna ou da Associação Nacionalista Vasca e já iniciou a recolha de assinaturas com vista à sua legalização.

Artigo | 10 de January

Miguel Portas em declarações à imprensa numa das manifestações de solidariedade com a Palestina que ocorreram esta semana em Lisboa - Foto de André BejaMiguel Portas partiu este sábado para o Cairo, de onde tentará aceder à Faixa de Gaza, com outros sete deputados europeus. Os parlamentares pretendem verificar no local as consequências da brutal agressão israelita sobre a população palestiniana, que será discutida na próxima quarta feira no Parlamento Europeu. A visita está a ser prepararada com o apoio das autoridades egípcias e da UNRWA e ocorrerá durante as três horas de trégua diárias para prestação de ajuda humanitária.Uma delegação do Hamas também está este sábado no Cairo, para discutir uma proposta egípcia de cessar-fogo.