Artigo | 31 de October

Um dos cartazes de SickoEstreou quinta feira em Portugal Sicko, o demolidor documentário de Michael Moore sobre o serviço de saúde pública dos Estados Unidos (que inclui uma comparação com o mesmo serviço em Cuba). Para assinalar o evento, o Esquerda.net publica extractos de uma entrevista publicada há duas semanas no diário argentino Página 12. Nela, o realizador fala sobre o filme e sobre as próximas eleições nos Estados Unidos. E alerta: "os democratas são profissionais em estragar tudo".

Artigo | 31 de October

ilhasbaleares.jpgDepois de muitos anos de intensa exploração dos territórios costeiros do estado espanhol para a especulação imobiliária, o governo começa a tentar reverter a situação, ordenando a demolição de centenas de edifícios, localizados em zonas de domínio público.

Imagem das ilhas baleares em El Mundo

Artigo | 31 de October

julgamentoatocha.jpgFoi hoje lida a sentença do julgamento sobre os atentados do 11 de Março, em Madrid, tendo absolvido 7 dos 28 acusados e condenado 3 deles a penas de 40 anos de cadeia. Ficou provada a ligação à rede Al-Qaeda e excluída, por unanimidade do júri, qualquer relação com a ETA.

Artigo | 31 de October

mongesbirmania.jpgOs monges budistas voltaram hoje a manifestar-se na Birmânia, pela primeira vez desde a violenta repressão que a junta militar utilizou para silenciar os protestos das últimas semanas. Por outro lado, a ONG "Human Rights Watch" denunciou a utilização de crianças pelo exército birmanês.

Um Blackberry com o Google no ecrãA empresa Google, responsável
pelo motor de busca mais popular da Internet e por sites como o
Youtube, Gmail, Google Earth e Google Maps, vai lançar um
telemóvel com o seu software em 2008, informa o The Wall
Street Journal
. O anúncio oficial deve ser daqui a duas
semanas.

Artigo | 30 de October

Nicolas SarkozyJean-François Copé, deputado do partido UMP (União para um Movimento Popular, anterior União para a Maioria Presidencial) confirmou que o salário do presidente da República da França, Nicolas Sarkozy, vai ter um aumento de 140%, alinhando-o a um nível "comparável ao do primeiro-ministro e ao dos homólogos estrangeiros". Actualmente, Sarkozy ganha 8.300 euros brutos, e passará para 20 mil.

Cristina KirchnerEm 2001, o país mergulhou em uma grave crise que arrastou a
economia, a política e o orgulho nacional para o fundo do poço. Seis anos
depois, o PIB argentino cresce a uma taxa anual de 9%. Apatia atingiu eleitores
e candidatos da direita, que tiveram um desempenho pífio.
Por Marco Aurélio
Weissheimer,
da Carta Maior.

Hosni MubarakO presidente do Egipto, Hosni Mubarak, anunciou ontem o
início de um programa para criar várias centrais nucleares no país: "Vamos iniciar
os passos práticos para construir a primeira central atómica para a geração de
electricidade", disse o presidente durante a inauguração de uma central eléctrica
no norte do Cairo.

Artigo | 30 de October

Imagem da única central eléctrica da Faixa de GazaMultiplicam-se as condenações da decisão do governo
israelita de fazer cortes parciais no fornecimento de energia e combustível à Faixa
de Gaza. Depois de Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU, ter condenado as
medidas que Israel começou a aplicar domingo, considerando-as "inaceitáveis",
foi a vez de o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia denunciar o
isolamento provocado pelas represálias de Israel, pouco susceptíveis de "ajudar
a lutar contra o extremismo". A comissária europeia das Relações Exteriores, Benita
Ferrero-Waldner, qualificou igualmente de "punição colectiva" os cortes de
energia.

Artigo | 29 de October

Ban Ki-Moon, Secretário-geral da ONUBan Ki-Moon, secretário-geral da ONU, condenou as medidas que Israel começou a aplicar Domingo contra a faixa de Gaza, considerando-as inaceitáveis. Israel começou a fazer cortes parciais no fornecimento de energia e combustível à faixa de Gaza. Organizações humanitárias israelitas e palestinianas apresentaram, entretanto, uma acção no Supremo Tribunal de Israel para que seja imediatamente suspenso o "castigo colectivo" de 1,5 milhões de palestinianos.

Artigo | 29 de October

DólarO preço do petróleo voltou a bater recordes nesta segunda feira. O crude chegou a ultrapassar os 93 dólares por barril em Nova Iorque e o brent ultrapassou os 90 dólares em Londres.
Também o euro continuou a valorizar-se face ao dólar tendo chegado a ser transaccionado a 1,4438 dólares.
Por sua vez o ouro atingiu o seu valor mais elevado desde 1980.

Artigo | 29 de October

El Baradei, director da Agência Internacional de Energia AtómicaMohamed el Baradei, director da Agência Internacional de Energia Atómica, declarou que não tem provas de que o Irão quer construir uma bomba atómica.
"Vimos, no Irão, substâncias nucleares que possam transformar-se rapidamente em armas? Não. Vimos um programa activo de militarização nuclear? Não", disse el-Baradei numa entrevista à cadeia de televisão norte-americana CNN.

Artigo | 27 de October

Capa do livro "A Desilusão de Deus" de Richard Dawkins (editora Casa das Letras) não é apenas uma brilhante obra de divulgação científica, a obra de Dawkins é também uma oportuna obra política. Numa época, em que o fundamentalismo religioso voltou a ganhar terreno, em particular através da progressão do islamismo no Médio Oriente e da ascensão ao poder nos EUA de uma das variantes mais fanáticas de protestantismo evangélico, Dawkins interpela-nos com toda a oportunidade sobre os perigos deste manifesto retrocesso civilizacional.
Artigo de Rui Curado Silva, investigador no Departamento de Física da Universidade de Coimbra

Artigo | 26 de October

Donald RumsfeldQuatro ONG's internacionais apresentaram um processo contra o ex-secretário da Defesa dos EUA Donald Rumsfeld, sob a acusação de ter ordenado e autorizado tortura e maus-tratos na base americana de Guantanamo e na prisão iraquiana de Abu Ghraib. O processo foi apresentado num tribunal de Paris, aproveitando a presença de Rumsfeld em França, para participar num debate organizado pela revista "Foreign Policy".

Artigo | 26 de October

SidaSegundo a revista Plos Pathogens, investigadores do Instituto de Genética Molecular de Montpellier de França descobriram um novo mecanismo para bloquear a multiplicação do vírus da sida.
"Em vez de atacar os componentes que o vírus transporta consigo, nós pretendemos atingir aqueles que são usados na célula", explicou à agência France Press o investigador Jamal Tazi, do Instituto Genético e Molecular.

Artigo | 26 de October

Bolsa de mercadorias de Nova IorqueO preço do barril de petróleo atingiu nesta sexta feira um novo recorde histórico em Nova Iorque, ao ser negociado acima dos 92 dólares por barril.
Também o euro atingiu um novo recorde histórico, ao ser transaccionado por 1,4377 dólares no mercado de câmbios. A valorização do euro face ao dólar deu-se após serem conhecidos indicadores negativos na economia norte-americana. Analistas pensam que a Reserva Federal dos EUA pode baixar de novo a taxa de juros, na sua próxima reunião em 31 de Outubro.

Artigo | 25 de October

Condoleezza RiceA Casa Branca anunciou um novo conjunto de sanções unilaterais contra o Irão, que constituem o maior conjunto de medidas punitivas contra Teerão desde a ocupação da embaixada americana por guardas revolucionários em 1979. As medidas incluem a declaração da Guarda Revolucionária como uma organização proliferadora de armas de destruição em massa e a Força Quds como organização de apoio do terrorismo.

Artigo | 25 de October

Wall StreetPropagando o perigo a toda a economia mundial, a inovação financeira, sem qualquer controlo, foi favorecendo progressivamente a bolha imobiliária, a crise da habitação e a especulação. Uma nova expansão do crédito talvez contivesse (ou adiasse) alguns dos danos causados, mas encorajaria os «matemáticos loucos de Wall Street» a uma recidiva. Significa então que a próxima crise já está anunciada?
Artigo de Frédéric Lordon, publicado pelo Le Monde Diplomatique de Setembro de 2007, disponível no site da edição portuguesa

Artigo | 25 de October

Manifestação em BrasíliaMais de 20 mil pessoas participaram ontem, dia 24, na Marcha Nacional em Defesa dos Direitos na capital do Brasil. A mobilização foi um aviso ao governo Lula de que os trabalhadores não aceitam a reforma da Segurança Social. Mais de 200 entidades organizaram o evento, convocado pelo Conlutas e a Intersindical.

Artigo | 24 de October

Incêndios na Califórnia. Foto LusaOs catastróficos incêndios
que há quatro dias devastam o Sul da Califórnia
correspondem ao que já vinha a ser previsto pelos
climatologistas. "É exactamente o que tínhamos
dito que iria acontecer, tanto em previsões de curto prazo
para este ano quanto em relação aos padrões de
longo prazo que podem ser ligados às alterações
globais de clima", disse o bioclimatologista Ronald Neilson,
professor da Universidade do Estado de Oregon, EUA.