You are here

Pesquisar

Artigo | 28 de May

Venezuela, apoiantes do canal privado RCTV em confrontos com a polícia - Foto da LusaDomingo à meia-noite na Venezuela foi encerrado o canal privado RCTV, na sequência da decisão do governo de não renovar a concessão. O canal RCTV emitia desde 1953 e a concessão não lhe foi renovada no seguimento da acusação de "canal golpista". Em sua substituição passou a emitir a Teves, um novo canal de serviço público criado este mês.
Domingo, realizaram-se em Caracas grandes manifestações a favor da decisão do governo e contrárias ao governo, favoráveis ao canal privado.

Artigo | 28 de May

espanha_municipaisO Partido Popular (PP) ganhou as eleições municipais em Espanha com mais 155.000 votos que o Partido Socialista (PSOE), e 35,6% dos votos (33,9% em 2003). O PSOE foi o segundo partido mais votado com 34,9% dos votos (34,7% em 2003), mas obteve mais mandatos.
Nas eleições para as comunidades autonómicas, o PP perdeu a maioria absoluta nas Baleares. Em Navarra a UPN, partido regional aliado do PP, também perdeu a maioria absoluta.
A Esquerda Unida foi o terceiro partido mais votado, com 5,47% e mais de 1,2 milhões de votos.

Artigo | 28 de May

Foto Asane/FlickrAs eleições municipais não provocaram mudanças de executivos nas principais cidades espanholas. O PSOE conseguiu a maioria dos eleitos, mas o PP leva vantagem de algumas décimas sobre o PSOE em número de votos (cerca de 120 mil), o que permitiu que as reacções dos dois partidos fosse um discurso de vitória. Do lado do PP, a satisfação pela "primeira vitória em eleições nacionais desde 2000", do lado do partido do governo, louvou-se a manutenção de posições nas principais cidades e a progressão nos governos autonómicos, lamentando o "decisivo" resultado de Madrid, onde o PP subiu para os 54%.