You are here

Pesquisar

Artigo | 25 de May

bananasResponsável pelo criação do termo "República de Bananas", a multinacional norte-americana United Fruit reinou na América Central entre o final do século XIX e os anos 60 do século XX, usando práticas de suborno, tráfico de influência e manipulação de informações e até a organização de invasões armadas.

Por Peter Chapman, publicado originalmente no Financial Times

Artigo | 25 de May

bioterrorO governo dos Estados Unidos e a Universidade de Boston são alvo de protestos por construírem um laboratório que vai investigar potenciais armas biológicas num bairro dessa cidade habitado por comunidades negras e latinas. Aprovado pelo governo em Fevereiro de 2006, o Laboratório Nacional de Enfermidades Infecciosas Emergentes é mais conhecido como BSL-4, sigla em inglês de biossegurança de nível 4, a de maior risco pelo tipo de material que maneja. As obras começaram em Março deste ano e devem terminar em 2008.

Por Zilia Castrillón, Boston (EUA), 17/05/2007*

Artigo | 25 de May

Foto lowprophyle/FlickrO general guatemalteco Ríos Montt, ex-presidente da Guatemala acusado de genocídio contra a população indígena, apresentou-se como candidato às legislativas de Setembro pelo seu partido, a Frente Republicana Guatemalteco (FRG). Mas esta quinta-feira, um conjunto de associações de vítimas da guerra civil, que devastou o país entre 1960 e 1996, resolveu impugnar a candidatura do ex-ditador que é procurado pela justiça espanhola  desde 1999. Desta forma, Ríos Montt não poderá aproveitar a imunidade para escapar às acusações que lhe são feitas.

Artigo | 25 de May

Foto Sean Stayte/FlickrO Senado e a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos resolveram abandonar o calendário de retirada das tropas norte-americanas do Iraque como condição para desbloquear os fundos de emergência para financiar a ocupação, num total aproximado de 100 mil milhões de dólares. Em contrapartida, foram definidos critérios de avaliação da acção do governo iraquiano, através dos quais se determinará se a ajuda financeira deve ou não continuar.