You are here

Pesquisar

Artigo | 24 de May

Parem a tortura fechem Guantanamo - Foto da LusaA "política do medo" está a polarizar o mundo e a corroer os direitos humanos, alerta o último informe anual da Amnistia Internacional, divulgado ontem. O trabalho inclui duras críticas à política de direitos humanos dos Estados Unidos, tanto a nível nacional quanto internacional. "O temor aumenta entre os líderes míopes e covardes. Na verdade, há muitas causas verdadeiras de temor, mas o enfoque adoptado por muitos líderes é de visão curta, promovendo políticas e estratégias que afectam o império da lei e os direitos humanos, aumentam as desigualdades, alimentam o racismo e a xenofobia, dividem e prejudicam as comunidades, e plantam a semente da violência e de mais conflitos", diz o documento.
Artigo de Eli Clifton, da IPS, publicado em envolverde

Artigo | 24 de May

nasser_shaerDurante esta madrugada as forças israelitas prenderam mais de 30 personalidades palestinianas, entre elas o Ministro da Educação Nasser Shaer, dois deputados e três presidentes de Câmaras Municipais (Nablús, Qalqiliya y Beita), todos do Hamas. Israel toma medidas cada vez mais ofensivas, depois de há poucos dias o próprio Ministro da Segurança israelita ter afirmado que o Primeiro-Ministro da Palestina Ismael Haniyeh pode tornar-se num "alvo legítimo".
 

Artigo | 24 de May

g90 As autoridades alemãs estão a usar os métodos da antiga polícia política da RDA (Stasi) para controlar todos os que se vão manifestar contra a reunião dos G-8 em Heiligendamm, no início do próximo mês. O método consiste na recolha de amostras de odores de diversas pessoas que a polícia considera suspeitas para que os cães as possam apanhar caso haja violência no decurso das manifestações. Depois das polémicas rusgas policiais de há duas semanas a cerca de 40 sites anti-G8, ontem, em Rostock, várias pessoas foram presas por estarem a cantar a "Internacional".