Artigo | 18 de May

Foto GafferBee/FlickrO último cessar-fogo acordado entre o Hamas e a Fatah não resistiu muito tempo e hoje os combates entre palestinianos regressaram à faixa de Gaza. Mas os ataques mortais desta sexta-feira vieram do outro lado da fronteira: os mísseis lançados por Israel e os vários raides da sua força aérea mataram pelo menos seis pessoas, elevando para quinze o número de vítimas mortais desde a passada quarta-feira. .

Artigo | 18 de May

Foto Ângelo Ferreira de SousaOito investigadores universitários demitiram-se hoje do organismo oficial que estuda a história da imigração em França. É a resposta à criação, por parte do presidente da República recém-eleito, de um Ministério da Imigração e Identidade Nacional, uma mistura classificada de "inaceitável" pelos investigadores da Cité nationale de l’histoire de l’immigration (CNHI).

Artigo | 18 de May

Chen AlonChen Alon tem 31 anos, é israelita e vive em Telavive. Educado num ambiente sionista e encorajado desde pequeno a servir o Exército, assim o fez durante anos, até se tornar um refusenik. No passado, cumpriu ordens cruéis: cercar aldeias, prender crianças, reprimir manifestações. Hoje, é um activista político contra a ocupação e, com um grupo de israelitas e palestinianos, usa o arsenal do Teatro do Oprimido[1] para alargar o seu movimento, promover a discussão e incitar os israelitas a experimentarem o que é estar no papel do outro, do "inimigo".
Entrevista de José Soeiro, em Barcelona, Abril de 2007.

Artigo | 18 de May

wolfowAo fim de várias semanas a tentar agarrar-se ao cargo de presidente do Banco Mundial, na sequência do escândalo do favorecimento nas negociações salariais à sua namorada, o ex-ideólogo neo-conservador do Pentágono não resistiu à pressão mas conseguiu negociar a saída sem a censura pública da administração. Bush lamentou que "as coisas tenham chegado a este ponto" e cabe-lhe agora nomear o sucessor para ocupar o lugar que ficará vago a 30 de Junho, um poder que a Casa Branca exerce desde a fundação do Banco.