Artigo | 11 de May

Foto de Nicky Dracoulis/FlickrO homicídio de Jean Charles de Menezes no metro de Londres em Julho de 2005, na sequência duma acção policial, continua sem castigo. A família do brasileiro que a polícia vigiava, confundindo-o com um terrorista e alvejando-o dentro duma composição do metro com sete tiros na cabeça, continua a exigir justiça e tem o apoio de várias ONG's. Hoje o organismo disciplinar da polícia, a Independent Police Complaints Commission (IPCC) decidiu não propor sanções aos 11 agentes envolvidos directamente na execução da desastrosa operação.

Artigo | 11 de May

Foto Sean Stayte/FlickrA Câmara dos Representantes aprovou ontem um segundo plano de financiamento da guerra do Iraque, depois da ameaça de veto presidencial ao primeiro plano que fazia depender os fundos do anúncio da retirada das tropas até Abril de 2008. Horas antes desta votação, George Bush ameaçou de novo com o veto, mas propôs-se a negociar com os partidos, por exemplo definindo metas para avaliar o progresso da ocupação do Iraque.

Artigo | 11 de May

Foto 2007.urtea/FlickrA campanha para as eleições locais e regionais espanholas de 27 de Maio começou hoje, nas ruas e no Tribunal Constitucional. Já passava da meia noite quando os juízes anunciaram a decisão de excluir todas as candidaturas do partido Abertzale Sozialistak, considerado pelo tribunal como o sucessor do ilegalizado Batasuna. Mas também as 133 candidaturas da Acção Nacionalista Basca (ANV) foram anuladas, com argumentos semelhantes, tal como defendia o Ministério Público e o PSOE, que já veio congratular-se pela decisão tomada.