You are here

Pesquisar

Artigo | 10 de May

mooreO cineasta Michael Moore, conhecido pelos seus filmes corrosivos para Bush e Companhia, está a ser investigado pelo Departamento do Tesouro dos EUA por uma possível violação do embargo comercial que Washington aplica contra Cuba desde 1962. O jornal El País esclarece que o motivo prende-se com a realização do seu novo filme, "Sicko", que critica a privatização do sistema de saúde nos EUA, tendo Moore levado para Cuba alguns trabalhadores dos serviços de emergência que participaram nos resgates do 11 de Setembro, para que tratassem os seus traumas.

Artigo | 10 de May

tony-blairTony Blair anunciou hoje que se vai demitir do cargo de primeiro-ministro e de líder do Partido Trabalhista. A sua governação fica marcada pelo desastre da guerra e ocupação do Iraque e pelo abandono das políticas sociais características da social-democracia europeia, impulsionando a chamada terceira via, comprometida com as políticas neoliberais. Depois de 10 anos de mandato, Blair considera que fez "o que achava que era certo para o país".
 

Artigo | 10 de May

ramos-horta3Ramos Horta é o novo Presidente de Timor, sucedendo assim a Xanana Gusmão. Com 90% dos votos contados, a Comissão Nacional de Eleições adiantou que Ramos Horta tem neste momento 73% dos votos contra 27% do candidato da Fretilin, Francisco Guterres (Lu Olo). Não se prevê que estes resultados sofram alterações significativas. O resultado destas eleições constitui a primeira derrota eleitoral da Fretilin em Timor.

Artigo | 10 de May

WTO - World Trade Organization (Organização Mundial do Comércio)Os processos de desregulação, liberalização e privatização de serviços que têm ocorrido por todo o planeta têm sido fortemente impulsionados por organizações como o FMI, a Organização Mundial do Comércio ou, no caso da Europa, a União Europeia. Esta "contra-revolução liberal", como lhe chama Birgit Mahnkopf em "O Futuro do Trabalho e a Globalização da Insegurança", inverte um longo período de conquistas sociais que de alguma forma ajudaram a regular as condições de vida e de trabalho nas sociedades capitalistas.
Artigo de João Romão, economista.

Artigo | 10 de May

ramos-horta3Com 80% dos boletins de voto contados, a Comissão Nacional de Eleições adianta que Ramos Horta leva «uma vantagem muito grande» na segunda volta das eleições presidenciais timorenses, prevendo-se que atinja um resultado na ordem dos 70%. A confirmarem-se estes resultados, trata-se da primeira derrota eleitoral da Fretilin em Timor. Ramos Horta deve assim suceder a Xanana Gusmão como Presidente de Timor.