Artigo | 2 de May

imigrantes_usa01Centenas de milhares de imigrantes e activistas de direitos humanos manifestaram-se no dia 1º de Maio nos Estados Unidos. As manifestações não foram tão grandes quanto as de há um ano, e muitos manifestantes queixaram-se das manobras intimidatórias da polícia, que redobrou as rusgas para tentar surpreender imigrantes ilegais, estimados em 12 milhões.

Artigo | 2 de May

erdoganO Tribunal Constitucional da Turquia anulou ontem a primeira volta das eleições presidenciais, dando razão a um apelo da oposição. As eleições, feitas no parlamento e boicotadas pela oposição, ficaram a dez votos de eleger Abdullah Gül, candidato do partido AKP (Partido da Justiça e do Desenvolvimento, do governo, de tendência islamista). Gül era o único candidato e teve 357 votos em 361 parlamentares presentes. Mas o Partido Republicano do povo (CHP, social-democrata) pediu ao Tribunal a anulação da sessão, com o argumento de que só deveria ter sido instalada com a presença de dois terços dos deputados, isto é, 367. O Tribunal deu-lhe razão.

Artigo | 2 de May

george-bushComo era previsto, o presidente dos EUA, George W. Bush, vetou a proposta de orçamento que definia um calendário para a retirada das tropas americanas do Iraque -aprovada antes pela maioria democrata da Câmara e do Senado. O presidente americano acusou a oposição de estar a substituir as decisões estratégicas militares por opiniões políticas. “Os nossos comandantes em campo ficariam sujeitos às directivas de quem está em Washington, a milhões de quilómetros da frente de batalha", disse Bush.