You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de May

china1Durante esta semana sucederam-se os protestos na China contra a restritiva política de natalidade que impõe elevadas penalizações às famílias que tenham mais do que um filho, informa a Folha de S.Paulo. Na região de Guangxi Zhuang, os manifestantes forçaram mesmo a entrada no departamento de planeamento familiar, partiram móveis e incendiaram veículos governamentais. Dias antes, conflitos na mesma região provocaram cinco mortos. Muitas autoridades locais são acusadas de forçar abortos e esterilizações.

Artigo | 31 de May

guantanamo3Um prisioneiro saudita da base americana de Guantánamo, ter-se-á suicidado ontem, segundo as autoridades norte-americanas. Trata-se do quarto detido que se suicida na prisão de Guantánamo desde a sua utilização, em Janeiro de 2003, como local de reclusão de cerca de 380 presos estrangeiros suspeitos de terrorismo, sem direito a assistência jurídica ou humanitária. Entretanto, o relator da ONU para os direitos humanos acusa os EUA de o impedirem de falar em privado com os prisioneiros de Guantánamo.
 

Artigo | 30 de May

bombUm porta-voz militar dos Estados Unidos anunciou ontem que dez soldados americanos morreram segunda-feira devido a explosões de bombas armadilhadas à beira da estrada e na queda de um helicóptero, elevando o número de baixas militares americanas para 113. Maio é já o terceiro mês mais mortífero desde o início da guerra. Ainda ontem, cinco britânicos foram raptados do Ministério das Finanças de Bagdad.

Artigo | 29 de May

policia_alema_g8Confrontos com a polícia tomaram ontem conta das ruas do centro de Hamburgo, na sequência de uma manifestação contra a Conferência do ASEM (Asia Europa Meeting). A manifestação, que protestava igualmente contra a cúpula do G8 da próxima semana, começou no princípio da tarde, quando cerca de 4.000 manifestantes foram escoltados por agentes do corpo de intervenção vindos de toda a Alemanha.

Artigo | 29 de May

ministro_japaoO ministro japonês da Agricultura, Florestas e Pesca, Toshikatsu Matsuoka, de 62 anos, enforcou-se ontem, horas antes de um depoimento em que procuraria responder, numa comissão do Senado, às acusações de corrupção e malversação de fundos públicos. O suicídio é o primeiro de um membro do governo no Japão desde o fim da Segunda Guerra Mundial e deixa em situação delicada o primeiro-ministro Shinzo Abe, que enfrenta índices cada vez mais baixos de aprovação.

Artigo | 28 de May

Venezuela, apoiantes do canal privado RCTV em confrontos com a polícia - Foto da LusaDomingo à meia-noite na Venezuela foi encerrado o canal privado RCTV, na sequência da decisão do governo de não renovar a concessão. O canal RCTV emitia desde 1953 e a concessão não lhe foi renovada no seguimento da acusação de "canal golpista". Em sua substituição passou a emitir a Teves, um novo canal de serviço público criado este mês.
Domingo, realizaram-se em Caracas grandes manifestações a favor da decisão do governo e contrárias ao governo, favoráveis ao canal privado.

Artigo | 28 de May

espanha_municipaisO Partido Popular (PP) ganhou as eleições municipais em Espanha com mais 155.000 votos que o Partido Socialista (PSOE), e 35,6% dos votos (33,9% em 2003). O PSOE foi o segundo partido mais votado com 34,9% dos votos (34,7% em 2003), mas obteve mais mandatos.
Nas eleições para as comunidades autonómicas, o PP perdeu a maioria absoluta nas Baleares. Em Navarra a UPN, partido regional aliado do PP, também perdeu a maioria absoluta.
A Esquerda Unida foi o terceiro partido mais votado, com 5,47% e mais de 1,2 milhões de votos.

Artigo | 28 de May

Foto Asane/FlickrAs eleições municipais não provocaram mudanças de executivos nas principais cidades espanholas. O PSOE conseguiu a maioria dos eleitos, mas o PP leva vantagem de algumas décimas sobre o PSOE em número de votos (cerca de 120 mil), o que permitiu que as reacções dos dois partidos fosse um discurso de vitória. Do lado do PP, a satisfação pela "primeira vitória em eleições nacionais desde 2000", do lado do partido do governo, louvou-se a manutenção de posições nas principais cidades e a progressão nos governos autonómicos, lamentando o "decisivo" resultado de Madrid, onde o PP subiu para os 54%.

Artigo | 25 de May

bananasResponsável pelo criação do termo "República de Bananas", a multinacional norte-americana United Fruit reinou na América Central entre o final do século XIX e os anos 60 do século XX, usando práticas de suborno, tráfico de influência e manipulação de informações e até a organização de invasões armadas.

Por Peter Chapman, publicado originalmente no Financial Times

Artigo | 25 de May

bioterrorO governo dos Estados Unidos e a Universidade de Boston são alvo de protestos por construírem um laboratório que vai investigar potenciais armas biológicas num bairro dessa cidade habitado por comunidades negras e latinas. Aprovado pelo governo em Fevereiro de 2006, o Laboratório Nacional de Enfermidades Infecciosas Emergentes é mais conhecido como BSL-4, sigla em inglês de biossegurança de nível 4, a de maior risco pelo tipo de material que maneja. As obras começaram em Março deste ano e devem terminar em 2008.

Por Zilia Castrillón, Boston (EUA), 17/05/2007*

Artigo | 25 de May

Foto lowprophyle/FlickrO general guatemalteco Ríos Montt, ex-presidente da Guatemala acusado de genocídio contra a população indígena, apresentou-se como candidato às legislativas de Setembro pelo seu partido, a Frente Republicana Guatemalteco (FRG). Mas esta quinta-feira, um conjunto de associações de vítimas da guerra civil, que devastou o país entre 1960 e 1996, resolveu impugnar a candidatura do ex-ditador que é procurado pela justiça espanhola  desde 1999. Desta forma, Ríos Montt não poderá aproveitar a imunidade para escapar às acusações que lhe são feitas.

Artigo | 25 de May

Foto Sean Stayte/FlickrO Senado e a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos resolveram abandonar o calendário de retirada das tropas norte-americanas do Iraque como condição para desbloquear os fundos de emergência para financiar a ocupação, num total aproximado de 100 mil milhões de dólares. Em contrapartida, foram definidos critérios de avaliação da acção do governo iraquiano, através dos quais se determinará se a ajuda financeira deve ou não continuar.

Artigo | 24 de May

Parem a tortura fechem Guantanamo - Foto da LusaA "política do medo" está a polarizar o mundo e a corroer os direitos humanos, alerta o último informe anual da Amnistia Internacional, divulgado ontem. O trabalho inclui duras críticas à política de direitos humanos dos Estados Unidos, tanto a nível nacional quanto internacional. "O temor aumenta entre os líderes míopes e covardes. Na verdade, há muitas causas verdadeiras de temor, mas o enfoque adoptado por muitos líderes é de visão curta, promovendo políticas e estratégias que afectam o império da lei e os direitos humanos, aumentam as desigualdades, alimentam o racismo e a xenofobia, dividem e prejudicam as comunidades, e plantam a semente da violência e de mais conflitos", diz o documento.
Artigo de Eli Clifton, da IPS, publicado em envolverde

Artigo | 24 de May

nasser_shaerDurante esta madrugada as forças israelitas prenderam mais de 30 personalidades palestinianas, entre elas o Ministro da Educação Nasser Shaer, dois deputados e três presidentes de Câmaras Municipais (Nablús, Qalqiliya y Beita), todos do Hamas. Israel toma medidas cada vez mais ofensivas, depois de há poucos dias o próprio Ministro da Segurança israelita ter afirmado que o Primeiro-Ministro da Palestina Ismael Haniyeh pode tornar-se num "alvo legítimo".
 

Artigo | 24 de May

g90 As autoridades alemãs estão a usar os métodos da antiga polícia política da RDA (Stasi) para controlar todos os que se vão manifestar contra a reunião dos G-8 em Heiligendamm, no início do próximo mês. O método consiste na recolha de amostras de odores de diversas pessoas que a polícia considera suspeitas para que os cães as possam apanhar caso haja violência no decurso das manifestações. Depois das polémicas rusgas policiais de há duas semanas a cerca de 40 sites anti-G8, ontem, em Rostock, várias pessoas foram presas por estarem a cantar a "Internacional".
 

Artigo | 23 de May

papabentoxviDepois de ter recebido críticas frontais em toda a América Latina, o Papa Bento XVI reconheceu finalmente que a colonização e a evangelização dos índios da América não foi exactamente suave. Numa declaração pública feita no Vaticano, o Papa declarou que não se pode "esquecer os sofrimentos e as injustiças infligidas pelo colonizador aos povos indígenas, cujos direitos humanos fundamentais foram espezinhados." Um dos críticos do Papa fora o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que pediu a Bento XVI que apresentasse desculpas: "Não entendo como pode afirmar que a evangelização não foi imposta, se chegaram aqui com arcabuzes e entraram com sangue, chumbo e fogo."

Artigo | 23 de May

Líbano, refugiados palestinianos fogem - Foto da LusaMilhares de refugiados palestinianos estão a fugir do campo Nahr al-Bared, aproveitando uma trégua nos combates entre o exército libanês e o grupo Fatah al-Islam. Um porta-voz do grupo informou que se comprometiam a uma trégua informal, enquanto o exército não atacar o campo de refugiados. Muitos dos refugiados fogem em carros, cheios de pessoas, com bandeiras brancas, outros fogem mesmo a pé. A situação dentro do campo é terrível, onde falta água, comida ou energia.

Artigo | 22 de May

"Respeitem o nosso não" - FrançaPersonalidades da esquerda europeia manifestaram, dois dias depois do encontro entre Merkel e Sarkozy, a sua preocupação pelo método que está a ser seguido para relançar as discussões sobre a Constituição Europeia e defendem a convocação de uma Assembleia Constituinte. A Europa "não tem necessidade de um novo acordo assinado nas costas dos povos" criticam os subscritores, entre os quais se destacam o senador socialista francês Jean-Luc Mélenchon, o porta-voz do Partido da Esquerda alemão Oskar Lafontaine, o professor italiano Riccardo Petrella, o porta-voz da campanha do ‘não' na Holanda Erik Wesselius e o eurodeputado português Miguel Portas.

Artigo | 22 de May

lugovoyO Ministério Público britânico britânico anunciou que vai acusar o ex-agente russo Andrei Lugovoy pelo assassinato do antigo espião Alexander Litvinenko, morto em Londres, em Novembro do ano passado, envenenado com a substância radioactiva polónio-210. O procurador Ken Macdonald informou que foi emitida uma ordem de captura em nome de Lugovoy.

Artigo | 22 de May

libanoCombates entre o Exército libanês e militantes da organização Fatah al Islam continuaram intensos ontem pelo segundo dia consecutivo, deixando pelo menos nove mortos no campo de refugiados palestino de Nahr al Bared, perto de Tripoli, no norte do país. Os combates já configuram o mais sangrento episódio interno ocorrido no Líbano desde a guerra civil (1975-1990).

Pages