You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de April

Manifestação em Istambul - Foto da LusaCentenas de milhares de pessoas manifestaram-se ontem em Istambul contra o governo islamista e a candidatura à presidência de Abdullah Gul, ministro dos negócios estrangeiros e braço direito do primeiro ministro, Recep Tayyip Erdogan, do partido islamista AKP. Na Turquia, o presidente da república é eleito pelo parlamento. Gul não foi eleito por pouco no primeiro escrutínio na passada 6ª feira, quando obteve 357 votos e precisava de 367. A oposição boicotou a votação, pediu a anulação do processo no Tribunal Constitucional, tentando forçar eleições antecipadas, abrindo-se assim uma crise política grave.

Artigo | 29 de April

Cimeira da ALBA - foto da LusaO presidente da Venezuela, Hugo Chávez, garantiu, na cimeira da ALBA (Alternativa Bolivariana das Américas) em Barquisimeto (250 km a sudoeste de Caracas), o fornecimento de petróleo aos países membros e que a Venezuela financiará 50% da factura do petróleo.
A ALBA foi criada em Dezembro de 2004 pela Venezuela e por Cuba, em 2006 aderiu a Bolívia, em Janeiro de 2007 a Nicarágua e o Equador estuda a hipótese de aderir.
Na cimeira estiveram presentes os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, da Bolívia, Evo Morales, da Nicarágua, Daniel Ortega, e o vice-presidente de Cuba, Carlos Lage. Como observadores, assistiram ainda o presidente do Haiti, René Préval e a ministra dos negócios estrangeiros do Equador, Maria Fernanda Espinoza.

Artigo | 26 de April

metroAs principais centrais sindicais do
Brasil - CUT, Força Sindical, Conlutas, Intersindical, Nova
Central. CAT, CGT, CGTB e SDS assinaram uma declaração
que exige a readmissão de cinco
sindicalistas do Metro da cidade de S. Paulo, demitidos pelo governo
de José Serra por terem dirigido uma greve contra a chamada
emenda 3, que promove a precarização total do trabalho.

Artigo | 26 de April

tropa_1Com 218 votos a favor e 208 contra, a Câmara dos representantes dos EUA aprovou esta madrugada um projecto-lei que ordena o começo da retirada das tropas do Iraque a partir de outubro deste ano, concluindo-se a retirada total em Março de 2008.  Além do calendário de retirada o projecto prevê desbloquear mais de 124 milhões de dólares para as operações militares no Iraque e no Afeganistão. Amanhã este projecto sera discutido e votado no Senado, mas Bush já afirmou que, mesmo que aí seja aprovado, vetará o diploma.
 

Artigo | 26 de April

iraque_fomeAs Nações Unidas revelaram que 4 milhões de pessoas estão em risco de vida no Iraque por falta de alimentos. A organização acusa o governo iraquiano de não divulgar o número de civis mortos para ocultar a crise humanitária no país e denuncia ainda a violação dos direitos básicos das cerca de 3000 pessoas detidas nos últimos dois meses. Segundo o relatório ontem divulgado, o plano de segurança implementado há dois meses não originou a dimninuição do número de mortes, ao contrário do que sustenta o governo iraquiano
 

Artigo | 26 de April

mexicoabortolusapicwebA Assembleia Legislativa da Cidade do México aprovou
terça-feira, por 46 votos a favor e 19 contra, a lei que descriminaliza a
interrupção voluntária da gravidez até 12 semanas de gestação. A decisão
abrange apenas a capital do país. A votação é histórica. Na América Latina, só Cuba e Guiana
têm uma legislação semelhante à aprovada pelos deputados da capital mexicana.

Artigo | 24 de April

Brigadas Al-QassamAs brigadas Ezzedine Al-Qassam, o braço armado do Movimento de Resistência Islâmico (Hamas), anunciou a suspensão do cessar fogo na faixa de Gaza, alcançado em Novembro passado, e lançou vários mísseis contra território israelita. O braço armado do Hamas acusa Israel de ter morto vários activistas seus no passado fim de semana. O governo palestiniano apelou às brigadas que retomem o cessar-fogo para preservar "os interesses dos palestinianos".

Artigo | 24 de April

Bagdad, manifestantes contra a construção do muro no bairro de Adhamiyah - Foto da LusaAs maiorias democratas no Senado e na Câmara de Representantes dos EUA chegaram a acordo para aprovar uma proposta, que exige que o início da retirada das tropas norte-americanas do Iraque se inicie a 1 de Outubro deste ano e termine a 1 de Abril de 2008. Bush promete vetar.
Entretanto, no Iraque a explosão de um carro bomba matou nove soldados norte-americanos e feriu 20.
Em Bagdad, rebentou uma polémica sobre a construção de um muro à volta de um bairro maioritariamente habitado por sunitas, que os norte-americanos querem construir e que tem a oposição dos moradores, mas também do primeiro-ministro do Iraque. Moradores do bairro manifestaram-se ontem contra a construção do muro.

Artigo | 23 de April

yeltsinBóris Yeltsin, o ex-presidente da Rússia, faleceu hoje aos 76 anos de problemas cardiovasculares, anunciou o serviço de imprensa do Kremlin. Yeltsin já sofria de problemas cardíacos quando exercia a presidência. Em 1996 fora-lhe instalado um quádruplo bipass. O ex-presidente da URSS Mikhail Gorbatchov expressou condolências pelo homem "em cujos ombros repousam os maiores acontecimentos para o bem do país, e sérios erros", acrescentando que Yeltsin teve um "destino trágico". A Casa Branca qualificou o ex-presidente de "figura histórica".

Artigo | 23 de April

Primeira volta das eleições presidenciais francesas - Dados do jornal "Le Figaro" Nicolas Sarkozy e Ségolène Royal passaram à segunda volta das eleições presidenciais francesas com 31,11% e 25,83%, respectivamente. A segunda volta decorrerá a 6 de Maio e todas as sondagens, até agora, são favoráveis a Sarkozy.
Olivier Besancenot o candidato mais votado à esquerda do PS, com 4,11%, já apelou a que Sarkozy seja derrotado "nas ruas e nas urnas".
Também Marie-George Buffet, candidata do PCF, Dominique Voynet, candidata dos Verdes, e Arlette Laguiller, candidata da "Lutte Ouvriére", apelaram ao voto em Ségolène Royal para derrotar o candidato da direita. José Bové apelou a que Nicolas Sarkozy seja derrotado "nas urnas".
A primeira volta das eleições presidenciais francesas foi largamente participada, tendo votado 84,6% dos eleitores. Foram as eleições presidenciais francesas mais participadas desde 1965.

Artigo | 20 de April

Foto Sgt. Michael Pryor A construção de um muro para separar os bairros maioritariamente sunitas da maioria xiita faz parte da estratégia anunciada por George W. Bush para pacificar a capital iraquiana. Em dois meses de vigência, o plano dos militares norte-americanos tem sido incapaz de evitar os atentados bombistas diários, mas o muro de cinco quilómetros de comprimento e quatro metros de altura está a ser construído dia e noite. Quando estiver concluído, o bairro de Adhmaiyah na margem direita do Tigre ficará isolado do resto da cidade. A notícia surge no dia em que a Amnistia Internacional denunciou que o Iraque é já o quarto país do mundo no que respeita às condenações à morte.

Artigo | 20 de April

Foto de Tine!/FlickrColocar a mesma questão a um painel de inquiridos em dois momentos: antes e depois de assistirem a debates e conferências sobre o tema da sondagem. Este é o conceito da "sondagem deliberativa" que o Conselho de Investigações Sociológicas (CIS), organismo governamental espanhol, lançou agora, e que põe em causa a fiabilidade dos estudos de opinião. 1200 pessoas foram inquiridas sobre o que achavam do botellón (o polémico ajuntamento de jovens ao ar livre, convivendo e bebendo pela noite fora ao fim de semana) que foi proibido nalgumas cidades espanholas). Antes de analisarem o problema a fundo, 63% defendia a proibição; depois de assistir aos debates, apenas 30% mantinha essa opinião.

Artigo | 20 de April

hersh01Nesta entrevista à revista norte-americana Rolling Stone, o veterano jornalista Seymour Hersh considera que a casa Branca cometeu no Iraque o mesmo erro que na guerra do Vietname. Num caso como no outro, "estávamos completamente errados sobre toda a premissa da guerra." A diferença é que pessoas como o vice-presidente Dick Cheney aprenderam muito sobre como gerir a situação e como esconder coisas ao longo destes anos. Hersh escandaliza-se com a imprensa, que não é capaz de apresentar os pontos de vista dos que se opõem à guerra. A solução? "Teria de se despedir ou executar 90% dos editores e directores. Teria realmente de se começar a promover a editores pessoas das redacções, não consideradas controláveis. E eles não vão fazer isso."

Artigo | 20 de April

Foto François Lafite/FlickrNo último dia da campanha para a primeira volta das presidenciais, o grande número de indecisos torna a vida difícil a quem tente prever o resultado de domingo. Os institutos de sondagens apontam a vantagem de Sarkozy (27 a 30%) sobre Ségolène (22,5 a 26%) e Bayrou (18,5 a 20%), mas avisam que é no comportamento do eleitorado deste candidato que pode estar a chave do resultado final. Ao contrário dos eleitores dos dois favoritos, a maioria dos apoiantes de Bayrou diz não ter a certeza de traduzir esse apoio em votos. Nas candidaturas à esquerda do PS, a grande dúvida é saber como resistirão ao apelo do voto útil e se o PCF deixará de liderar a representação deste espaço político. Quanto a Le Pen, as sondagens dão-lhe entre 12,5 e 16%, exactamente o mesmo que lhe davam nesta altura em 2002, a dois dias da eleição que chocou a Europa.

Artigo | 19 de April

uribeO elo entre Estado, transnacionais e grupos paramilitares de direita na Colômbia ficou explícito por mais duas vezes em menos de um mês. No dia 29 de Março, uma série de documentos norte-americanos - datados de 1994 a 2002 - foram publicados pelo National Security Archive (NSA, Arquivo de Segurança Nacional), revelando a ligação entre o governo colombiano e os paramilitares e o fortalecimento destes últimos desde 1997. O NSA é uma organização não-governamental que colecta e publica documentos que deixaram de ser confidenciais e que são obtidos através da Lei de Liberdade de Informação.

Artigo | 19 de April

toussaintAs direcções do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, que se reuniram a 14 e 15 de Abril em Washington, tropeçaram em imensas dificuldades. O que estava em jogo nestas reuniões?
Eric Toussaint, presidente do Comité para o Cancelamento da Dívida do Terceiro Mundo-Bélgica, explica.

Artigo | 18 de April

Atentado no mercado de Sadriya, Bagdad - Foto da LusaA cidade de Bagdad continua a ser massacrada com atentados altamente mortíferos. Ontem tornou-se um dos piores dias, desde a invasão do Iraque pelo exército norte-americano em 2003: Mais de 160 pessoas morreram e muitas dezenas ficaram feridas, em cinco atentados na capital iraquiana.
O atentado mais mortífero ocorreu junto a um mercado no centro da capital, num bairro maioritariamente xiita, onde morreram, pelo menos, 115 pessoas e 137 ficaram feridas, num atentado suicida com um carro armadilhado.

Artigo | 18 de April

//www.phototheque.org/"Em nosso nome não!" [1]
Todos os candidatos de direita e de extrema-direita parecem especialmente preocupados com a liberdade das mulheres e desenvolvem uma sensibilidade e uma atenção quase obsessivas sobre a igualdade dos sexos. Tudo se passa como se a condição das mulheres se tivesse tornado, como por magia, uma prioridade nacional em matéria... de justiça social? Não, de "imigração".

Artigo de Elsa Dorlin, filósofa, investigadora na Universidade de Paris, membro da rede feminista NextGenderation, publicado a 31 de Março de 2007 no site L'Autre Campagne ("A outra campanha").

Artigo | 18 de April

2ª volta das eleições presidenciais timorensesO presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Timor-Leste, Faustino Cardoso, anunciou que Francisco Guterres ‘Lu-Olo' e José Ramos-Horta vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais em Timor-Leste, que terá lugar a 9 de Maio.
Lu-Olo, actual Presidente do Parlamento e candidato da Fretilin, foi o vencedor da primeira volta com 112 666 votos, 27,89%.
O actual primeiro-ministro, José Ramos-Horta, que foi apoiado por Xanana Gusmão, obteve 88 102 votos (21,81%).

Artigo | 17 de April

virginiaEstudantes e professores da Universidade Politécnica da Virgínia questionam a actuação das autoridades policiais no massacre que provocou ontem a morte a 33 pessoas - incluindo o atirador. As últimas informações indicam que o atirador tinha 23 anos e se chamava Cho Seung-Hui, de origem sul-coreana, e os testes de balística confirmaram que apenas uma arma foi usada no dormitório e nas salas de aula, o que leva a polícia a pensar que o jovem terá agido sozinho. Mas a principal crítica é a de que as autoridades não tomaram medidas especiais depois do primeiro ataque, que provocou a morte a duas pessoas no dormitório West Ambler Johnston Residence Hall. O massacre ocorreu duas horas depois, na faculdade de engenharia, e os estudantes e professores não tinham recebido qualquer aviso especial.

Pages