You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de March

A militar capturada Faye Turney na tv iranianaO aumento do preço do petróleo é um dos efeitos do arrastamento da crise provocada com a captura dos 15 militares a bordo duma embarcação britânica, por alegadamente se encontrarem em águas territoriais iranianas ilegalmente. O barril de Brent foi transacionado hoje a 69 dólares, o preço mais alto dos últimos sete meses e cerca de 35% acima do preço no início do ano. Ontem, o Conselho de Segurança da ONU não permitiu que a estratégia de isolamento de Teerão defendida por Tony Blair seguisse adiante.

Artigo | 30 de March

Foto Dr. CaseOs
juízes do Tribunal Constitucional em Madrid anularam hoje o
"decretazo", um pacote de medidas de reforma da protecção aos
desempregados que custou ao governo do PP a única greve geral do seu
mandato em 2002. A sentença deu razão às queixas sobre a aceleração do
processo negocial. Com a invocação de urgência especial, o governo PP
aprovou a lei três dias depois de romper as negociações com os
sindicatos, e no dia seguinte ao anúncio da convocação da greve geral.

Artigo | 30 de March

Mobutu foi um dos ditadores que mais roubou, protegido pelas potências ocidentaisO Comité Católico Contra a Fome e Para o Desenvolvimento (CCFD) divulgou um relatório que aponta o dedo aos governos e empresas dos países do Norte por cumplicidade com os ditadores que roubam dinheiros públicos. Numa estimativa por baixo, o CCFD calcula entre 100 a 180 mil milhões de dólares o valor dos desvios de fundos nas últimas décadas. Um valor que não inclui o dinheiro roubado por figuras secundárias dos regimes.

Artigo | 29 de March

britishsailors03O Irão ameaçou adiar a
libertação de Faye Turney, a única mulher
militar entre os 15 marines britânicos detidos no Irão,
se Londres não mudar de atitude. Ali Larijani, secretário
do supremo conselho de segurança nacional do Irão,
ameaçou endurecer a posição do seu país,
e dar início aos procedimentos legais contra os militares
britânicos detidos, acusados de violar as águas
territoriais iranianas. Londres está a tentar obter uma
declaração da ONU de condenação da
detenção.

Artigo | 29 de March

cartazfse_grandNa sexta, sábado e domingo, activistas de vários países vêm a Lisboa para preparar o próximo Fórum Social Europeu, a realizar-se em 2008. Defendendo «uma globalização solidária que respeite os direitos humanos universais» os participantes vão discutir a frequência dos Fóruns Sociais, as actividades e campanhas que podem ser feitas em toda a Europa para lá de um encontro bi-anual, e as relações com os partidos políticos e com o Fórum Social Mundial. A Assembleia preparatória vai ter lugar no Instituto Superior de Psicologia Aplicada. No sábado à noite haverá festa no Santiago Alquimista Para mais informações sobre o evento e como participar clique aqui. Clique no cartaz para vê-lo ampliado.

Artigo | 28 de March

britishsailorsOs 15 marinheiros e fuzileiros navais
britânicos que estavam a patrulhar o Shatt-al-Arab - ou Arvand
Roud, como é conhecido no Irão - não estavam
exactamente a passear ao estilo Rod Stewart ("I am
sailing/stormy waters/to be with you/to be free
" - "Estou
a navegar/em águas tormentosas/para estar contigo/para ser
livre"). Tinham as armas carregadas. Que teriam certamente sido
disparadas contra contrabandistas iraquianos - ou melhor ainda,
contra a resistência iraquiana, sunita ou xiita. Mas,
subitamente, os britânicos foram confrontados não por
iraquianos, mas por barcos de guerra do Irão.

Por Pepe Escobar, Asia Times,
03/28/07

Artigo | 28 de March

portavioesO governo britânico suspendeu todos os contactos bilaterais com o Irão. O único contacto previsto a partir de agora será exclusivamente destinado a exigir a libertação dos 15 fuzileiros navais britânicos detidos por uma patrulha iraniana na semana passada. Londres apresentou o que considerou serem provas de que a patrulha detida estava a três quilómetros da fronteira do Irão, do lado do Iraque. O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Manouchehr Mottaki, disse à rede de TV CNN que Faye Turney, a única mulher entre os 15 marines britânicos, poderá ser libertada hoje ou amanhã.

Artigo | 28 de March

gare_du_nord_foto_jornal_diA detenção de um indivíduo que viajava sem bilhete originou violentos confrontos entre a polícia francesa e centenas de jovens na Gare Du Nord, em Paris. Sete pessoas foram presas e a estação ferroviária foi evacuada. Os jovens alegam que a polícia interveio violentamente atirando o indivíduo que não tinha bilhete ao chão e partindo-lhe um braço. Durante os tumultos a polícia usou de gás lacrimogéneo para dispersar os cerca de 300 jovens que gritavam palavras de ordem contra Nicholas Sarkozy, o actual candidato da direita nas presidenciais francesas que se realizam dentro de um mês. A Euronews reproduz em vídeo algumas imagens dos confrontos.
 

Artigo | 28 de March

tropas_italianasO Senado Italiano aprovou ontem à noite a lei do refinanciamento das missões militares no estrangeiro, um apoio claro à presença dos seus 1900 militares no Afeganistão. Numa votação em que as abstenções contam como votos contra, Prodi obteve 180 votos a favor do seu plano, dois votos contra, tendo-se registado 132 abstenções. 20 senadores democratas-cristãos (UDC - ex-aliados de Berlusconi) votaram a favor, depois de terem conseguido impor algumas condições a Prodi, nomeadamente o reforço do armamento das tropas no Afeganistão e a sujeição do governo italiano às normas de conduta definidas pela NATO no que diz respeito às negociações para a libertação de "rebeldes".
 

Artigo | 27 de March

blair01O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, ameaçou "entrar numa nova fase" nas relações com o Irão se este país não libertar os 15 marines britânicos detidos na semana passada. A maior força naval americana desde a invasão do Iraque de 2003, incluindo dois porta-aviões, fez hoje exercícios de ataque simulado no Golfo Pérsico, ao largo da costa do Irão. Em Teerão, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohammad Ali Hosseini, disse que os 15 britânicos estão de boa saúde e a ser bem tratados, mas recusou-se a revelar o seu paradeiro.

Artigo | 27 de March

hicksO australiano David Hicks, o primeiro prisioneiro de Guantánamo a ser levado a um tribunal militar especial dos EUA, declarou-se culpado da acusação de ajudar a al Qaeda a combater as tropas americanas no Afeganistão. Durante o processo, Hicks denunciou ter sido sodomizado, espancado e sujeito a injecções forçadas. O reconhecimento da culpa deve permitir que o australiano possa cumprir pena no seu país.

Artigo | 26 de March

Irlanda do Norte, encontro entre Ian Paisley e Gerry Adams - Foto da LusaIan Paisley, líder do Partido Democrático Unionista (DUP), e Gerry Adams, líder do Sinn Fein, reuniram-se hoje, pela primeira vez, e chegaram a acordo para a formação de um governo partilhado.
O acordo entrará em vigor a partir de 8 de Maio de 2007. Ian Paisley deverá ser o primeiro-ministro do futuro governo da Irlanda do Norte e Martin Mc Guiness, do Sinn Fein, o vice-primeiro-ministro.

Artigo | 25 de March

hagelO senador republicano Chuck Hagel, de Nebraska, disse que o ‘impeachment' de Bush é uma opção encarada pelos membros do Congresso se a política do presidente continuar a ser a de impulsionar a guerra do Iraque, ignorando a opinião da Câmara dos Representantes e do Senado, e a própria opinião pública.

Artigo | 25 de March

Angela Merkel, ao centro, em Berlim. Foto LusaA chefe do governo alemão, Angela Merkel, que preside actualmente à União Europeia, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e o presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering, assinaram neste domingo a Declaração de Berlim, que fixa 2009 como data para a aprovação de um novo tratado europeu, depois do fracasso da tentativa de dotar a União de uma Constituição Europeia aprovada numa Convenção não-eleita.

Artigo | 25 de March

mottakiO Conselho de Segurança da ONU
aprovou sábado novas sanções económica e
comerciais ao Irão, numa resolução adoptada por
unanimidade dos seus 15 membros. A resolução foi
redigida pela França, Grã-Bretanha e Alemanha e amplia
as sanções aprovadas pela resolução
anterior, de 23 de Dezembro. O ministro dos Negócios
Estrangeiros iraniano, Manouchehr Mottaki, disse que a votação
foi manipulada por alguns membros do Conselho para assumir Uma "acção
injustificável" contra um programa nuclear pacífico.

Artigo | 24 de March

marinesbritishO Irão afirmou que os 15
fuzileiros navais britânicos presos ontem pelas autoridades
iranianas no Golfo Pérsico confessaram ter violado as águas
territoriais do Irão, numa “acção agressiva”
que precisa ser explicada. Os detidos foram transferidos para Teerão
para se explicarem. O governo britânico afirma que os seus
marines estavam em águas territoriais do Iraque. A
União Europeia exigiu a sua imediata libertação.

Artigo | 23 de March

camreprA
Câmara dos Representantes dos EUA aprovou a data limite para a retirada
completa das tropas norte-americanas no Iraque. A cumprir-se esta
decisão, o dia 1 de Setembro de 2008 será marcado pelo fim da ocupação
militar do Iraque. Mas a Casa Branca ameaça usar o seu poder de veto. A
maioria democrata conseguiu fazer depender da aprovação deste prazo a
decisão urgente de desbloquear 124 mil milhões de dólares em fundos de
emergência para o esforço de guerra do corrente ano.

Artigo | 23 de March

carbombUm atentado suicida ontem em Bagdad feriu o vice-primeiro-ministro iraquiano, o sunita Salam al-Zobaie, junto à sua residência. Ter-se-à tratado de um duplo atentado, já que ao mesmo tempo que um bombista se fazia explodir, um carro armadilhado explodiu também. Três pessoas terão morrido e dez ficaram feridas. Segundo o canal de televisão SkyNews, o vice-PM sobreviveu e foi transferido para um hospital militar.

Artigo | 23 de March

charlie hebdoO jornal satírico francês Charlie Hebdo foi absolvido pelo tribunal, ontem em Paris, das acusações de injúrias públicas em relação à comunidade muçulmana. O juíz rejeitou as acusações, afirmando que a blasfémia não é reprimida em França. "Numa sociedade laica e pluralista, o respeito por todas as crenças caminha a par da liberdade de criticar as religiões, quaisquer que elas sejam", conclui a sentença.

Artigo | 22 de March

mulheres_mexicanasO México pode ser o terceiro país da América latina a tornar o aborto legal a pedido da mulher, juntando-se a Cuba e à Guiana. Dois projectos-lei entregues, um na Câmara Municipal da Cidade do México e outro no Parlamento Nacional, têm o apoio da maioria dos deputados. Um estudo da Universidade do México estima que neste país são praticados por ano um milhão de abortos ilegais, constituindo a quarta maior causa de morte das mulheres mexicanas.

Pages