You are here

Pesquisar

Artigo | 28 de February

airbus-manifOperários de fábricas da
Airbus na Alemanha e em França paralisaram as actividades e
fizeram manifestações e concentrações
contra o plano de reestruturação da empresa anunciado
hoje com o nome de "Power 8". O plano prevê o despedimento
de 10 mil trabalhadores em quatro anos (França, 4.300;
Alemanha, 3.700; Grã-Bretanha, 1.600; Espanha, 400).

Artigo | 27 de February

homelessO número de americanos que vivem em situação de severa pobreza expandiu-se dramaticamente sob o governo de George W. Bush, com cerca de 16 milhões de pessoas vivendo agora com rendimento individual inferior a 5.000 dólares ao ano ou rendimento familiar de menos de 10 mil dólares, de acordo com um novo estudo sobre os dados oficiais do Censo de 2005.

Andrew Gumbel, do Independent

Artigo | 27 de February

reinadoO major timorense Alfredo Reinado está
cercado em Same, no interior sul de Timor-Leste. Tropas australianas
das Forças de Estabilização Internacionais (ISF)
terão dado um ultimato ao militar para que se renda, mas este
recusa-se a fazê-lo. A operação para prender
Reinado foi desencadeada depois de este ter assaltado três
postos de polícia de fronteira, o último dos quais
domingo em Maliana, de onde foram roubadas pelo menos 17 armas. O
próprio Xanana Gusmão deu a autorização
para a operação de captura.

Artigo | 27 de February

acoresEm entrevista ao semanário La Clave, o
presidente fundador do Partido Popular, Manuel Fraga Iribarne, reconheceu que a
fotografia em que o ex-primeiro-ministro espanhol José Maria Aznar aparece ao
lado de Bush, Blair e Durão Barroso "possivelmente não foi um acerto". A foto
foi tirada nos Açores, na cimeira que desencadeou a guerra do Iraque.

Artigo | 27 de February

cheneyUm atentado suicida provocou a morte de pelo menos 19 pessoas e feriu outras 15 na principal base militar americana no Afeganistão, onde se encontrava o vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, que não foi atingido. Os taliban reivindicaram a autoria do atentado e afirmaram que sabiam da presença de Cheney na base.
Os Estados Unidos têm cerca de 27 mil soldados no Afeganistão. Cerca de quatro mil pessoas morreram em combates no ano passado, o mais sangrento desde a expulsão dos taliban do governo do Afeganistão em 2001.

Artigo | 26 de February

Tropas britânicasO ministro britânico da Defesa, Des Browne, anunciou no parlamento que a Grã-Bretanha vai enviar mais 1400 militares para o Afeganistão, passando as tropas britânicas a ter 7700 efectivos naquele país.
O ministro sublinhou que o governo britânico tomou esta decisão depois de não ter conseguido convencer nenhum dos outros membros da NATO a enviar mais tropas para a província de Helmand, no sul do Afeganistão.

Artigo | 26 de February

Martin Scorsese - Foto da LusaO filme "Entre Inimigos" de Martin Scorsese ganhou quatro Óscares: o melhor filme, o melhor realizador, melhor argumento adaptado e melhor montagem.
O realizador de "Touro Enraivecido", de 64 anos, foi o grande vencedor da 79ª edição dos Óscares de Hollywood. Scorsese já tinha sido nomeado como melhor realizador por várias vezes, sem nunca ter ganho.
"Uma Verdade Inconveniente" de Al Gore venceu dois Óscares, melhor documentário e melhor canção.
Helen Mirren ganhou o Óscar de melhor actriz principal, pelo seu desempenho em "A Rainha", e Forest Whitaker o de melhor actor principal, pela sua interpretação do ditador Idi Amin no filme "O Último Rei da Escócia".
Lista completa dos vencedores da 79ª edição dos Óscares:

Artigo | 25 de February

f-15-israelO governo de Israel está a negociar com o Pentágono uma autorização para sobrevoar o Iraque, numa operação de bombardeio às instalações nucleares iranianas, informou o jornal britânico Daily Telegraph. O jornal diz que os planos israelitas "aceleraram-se de modo significativo" porque o Mossad, serviço de espionagem, concluiu que o Irão teria já em 2009 material físsil para detonar a sua primeira bomba atómica.

Artigo | 25 de February

stop_the_war1_webMilhares de pessoas participaram no sábado em Londres numa
manifestação pela retirada das tropas britânicas do Iraque e contra uma
possível intervenção militar no Irão. Segundo os organizadores, a coligação de
entidades "Stop the War", 100 mil pessoas participaram do protesto,
que saiu de Hyde Park e terminou na praça Trafalgar. Deputados de esquerda,
familiares de soldados e artistas fizeram discursos contra a guerra no Iraque.

Artigo | 24 de February
prodiO presidente da Itália, Giorgio Napolitano, pediu ao primeiro-ministro Romano Prodi que se mantenha no cargo e apresente no Parlamento uma moção de confiança. Para se manter, Prodi terá de ter a aprovação nas duas câmaras do Parlamento, incluindo o Senado, onde a maioria do primeiro-ministro é tangencial. A votação da moção de confiança deve ocorrer na próxima semana.
Artigo | 23 de February

Aumenta a tensão entre Washington e TeerãoA
Agência Internacional  de Energia Atómica (AIEA) entregou ontem um
relatório ao Conselho de Segurança da ONU denunciando o Irão por
desafiar o ultimato da ONU que pretendia o congelamento do seu programa
nuclear. Este relatório foi entendido como um novo passo na escalada de
tensão entre Washington e Teerão, podendo levar à aplicação de sanções
ou mesmo a uma intervenção militar. Mas algumas fontes diplomáticas
citadas pelo Guardian
afirmam que se está a passar exactamente o mesmo que aconteceu no
Iraque: as informações que servem de base ao relatório pura e
simplesmente não são credíveis.

Artigo | 23 de February

José Ramos HortaEm declarações à cadeia televisiva Al Jazeera, José Ramos Horta anunciou a decisão de se candidatar ao cargo de presidente da República. O actual primeiro-ministro revelou ter consultado previamente Xanana Gusmão, que exerce agora o cargo de chefe de Estado, e os bispos de Díli e Baucau. A primeira volta das presidenciais timorenses realiza-se a 9 de Abril.

Artigo | 23 de February

Romano ProdiO primeiro-ministro italiano demissionário, Romano Prodi, encontrou-se ontem com as forças políticas apoiantes do governo para lhes apresentar doze condições "inegociáveis" para continuar à frente do governo. As primeiras sondagens dizem que a maioria dos italianos não deseja eleições antecipadas e o ex-presidente da Comissão Europeia aproveita para reforçar a sua autoridade: uma das doze condições dá ao seu porta-voz a responsabilidade de falar em nome de todo o governo, e uma outra determina que em caso de divergência no executivo sobre qualquer assunto, caberá sempre a Prodi a última palavra. Hoje continuam as consultas do presidente da República aos partidos. Em seguida, Giorgio Napolitano poderá reconduzir Prodi na chefia do executivo ou chamar de novo os italianos às urnas, num cenário mais improvável mas desejado pela direita de Silvio Berlusconi.

Artigo | 22 de February

Manifestação portuguesa contra a guerra do Iraque A maioria dos portugueses encara negativamente as políticas da Administração norte-americana, sobretudo no que se refere ao centro de detenção de Guantánamo, às alterações climáticas e à guerra no Iraque. Esta é uma das conclusões de uma sondagem realizada pela BBC e cujos resultados em Portugal foram divulgados ontem pelo Diário Digital. Numa altura em que Bush se prepara para enviar mais soldados para o Iraque, o estudo de opinião conclui que 73% dos cidadãos de todo o mundo condenam a forma como o governo americano tem lidado com o conflito.

Artigo | 22 de February

timorOs distúrbios provocados pela escassez de arroz levaram a um agravamento da falta de segurança em Díli desde segunda-feira, com ataques a veículos da ONU e do Estado, bem como a diversos armazéns de alimentos. A escassez de arroz levou o preço do produto a atingir os 50 dólares por saca. 148 pessoas foram detidas. O responsável das Nações Unidas em Timor sublinhou a importância da "moralidade e da educação cívica".
 

Artigo | 21 de February

Romano ProdiO primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, apresentou a sua demissão ao presidente da República, Giorgio Napolitano, depois do Senado ter derrotado a moção do governo para que fosse renovada a missão italiana no Afeganistão.
Para hoje, o Presidente da República italiano tem marcadas consultas com os principais partidos políticos em vista à formação de um novo governo. Observadores afirmam que confirmado está a ausência do ministro dos Negócios Estrangeiros, Massimo D’Alema deste novo executivo, sendo provável a continuação de Prodi à frente de um novo governo, caso haja um amplo acordo parlamentar. A demissão dá-se poucos dias depois da manifestação contra o alargamento da base norte-americana em Itália que teve o apoio de verdes e comunistas, contra a vontade de Prodi.

Artigo | 21 de February

dream-george-bushAs estatísticas divulgadas pelo Departamento de Justiça norte-americano sobre actos terroristas somavam aos crimes terroristas, as violações das leis da imigração, o tráfico de droga e fraudes matrimoniais, de tal forma que uma auditoria revelou que estes números, distribuídos desde o 11 de Setembro de 2001 até 2005, estavam errados.  Esta revelação feita por uma auditoria do inspector geral do Departamento de Justiça criou uma tempestade política.

Artigo | 21 de February

poluiçãoOs ministros do Ambiente da União Europeia chegaram hoje a acordo para a redução de “pelo menos 20 por cento” dos gases de efeito de estufa até 2020. A redução poderá atingir os 30 por cento, se outros países industrializados se comprometerem com metas idênticas. O objectivo é limitar a dois graus Celsius o aquecimento global até ao final do século em relação ao início da era industrial.

Artigo | 21 de February

tropas-britânicasO primeiro-ministro britânico Tony Blair informou o Presidente norte-americano George W. Bush da sua intenção de começar a retirar os soldados britânicos do Iraque, confirmou Gordon Johndroe, porta-voz da Casa Branca.
De acordo com a edição do diário britânico “Sun”, Blair vai anunciar hoje o início da retirada de milhares de soldados britânicos estacionados no Iraque. Um primeiro contingente de 1500 soldados vai abandonar o Iraque e regressar ao Reino Unido nas próximas semanas e um outro contingente de 1500 homens deverá fazê-lo até ao Natal, escreve o jornal.

Artigo | 21 de February

guantanamoUm tribunal federal dos EUA decidiu que os estrangeiros
presos na base militar de Guantánamo não podem recorrer ao sistema judicial
americano para contestar a sua detenção. A decisão do Tribunal de Apelo do
Distrito de Columbia foi tomada por dois votos a um e deu razão à Casa Branca
contra os advogados dos presos. A decisão final será tomada pelo Supremo
Tribunal.

Pages