You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de January

{youtube}5wAZNsauV90{/youtube}

O actor Tim Robbins foi um dos destaques da manifestação antiguerra que levou milhares de pessoas a Washington no último sábado. Ao lado de outras estrelas de Hollywood, como Sean Pen, Susan Saradon, Jane Fonda, Tim Robbins defendeu abertamente o impeachment (impugnação) de Bush. Veja o vídeo do discurso. A tradução está abaixo.

Artigo | 31 de January

cia-seal-oldO Ministério Público alemão emitiu mandados de detenção para 13 agentes da CIA, devido ao seu envolvimento nos voos secretos e rapto do cidadão alemão de origem libanesa Jaled El Masri.
Este 13 agentes são acusados de “sequestro e de provocarem graves lesões corporais”.
O procurador Christian Schmidt-Sommerfeld justificou a altura escolhida para emitir os mandados, afirmando que só agora a investigação conseguiu apurar os eventuais agentes da CIA envolvidos.

Artigo | 30 de January

secaMilhões de pessoas vão passar fome em 2080, e haverá secas
graves a afectar países como a China ou a Austrália, assim como partes da
Europa e dos Estados Unidos. Estas perspectivas sombrias constam de um
relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas),
comissão de 2.500 especialistas que trabalha sob a égide da ONU. O relatório
deveria ser divulgado apenas em Abril, mas partes importantes têm vindo a ser
divulgadas. Ontem, o jornal australiano The Age publicou novos detalhes.

Artigo | 29 de January

Congresso do Sinn Fein - Foto da LusaO Sinn Fein, em congresso extraordinário (Ard Fheis) realizado ontem, decidiu reconhecer a autoridade da polícia da Irlanda do Norte. Gerry Adams, presidente do partido, considerou que a decisão tomada é ‘verdadeiramente histórica' e prometeu que ela servirá para construir um partido mais forte politicamente para lutar pela unificação da Irlanda. A moção, aprovada por larga maioria dos 900 delegados com direito de voto, incluiu cinco emendas para condicionar e limitar a futura actuação da direcção do partido na sua aplicação.

Artigo | 27 de January

Manifestação contra a guerra em Washington - Foto da LusaDezenas de milhares de pessoas manifestaram-se em Washington contra a guerra e pela retirada das tropas americanas do Iraque. Participaram no protesto muitas figuras públicas, entre as quais os actores Danny Glover, Susan Sarandon, Sean Penn, Tim Robbins e Jane Fonda e o reverendo Jesse Jackson.
Kevin Martin, director executivo do movimento Unidos pela Paz e a Justiça (United for peace and justice) que organizou o protesto e agrupa 1400 organizações, afirmou: "O Congresso tem de cumprir o seu papel e cortar os fundos para a guerra no Iraque e não deve deixar-se intimidar pelas tácticas de medo, usadas pelo governo de Bush".

Artigo | 26 de January

rafael_correaEm entrevista ao jornal brasileiro Brasil de Fato, o novo presidente do Equador, Rafael Correa, afirma que o neoliberalismo ficou para trás e que a ideia de que o individualismo é o motor da sociedade, depreciando tudo o que seja acção colectiva, de que a competição deveria ser um modo de vida subestimando a cooperação, de que a sociedade teria que se submeter aos mercados, e não os mercados à sociedade, tudo isso foi definitivamente para o lixo da história.
Correa: inicia-se uma nova era na América Latinapor jpereira - última modificação 2007-01-22 18:43

Artigo | 26 de January

global-warmingA ONU avisa que as consequências da mudança climática perdurará por mais de mil anos, noticia hoje o El Pais. O esboço do estudo de 2500 cientistas que será apresentado na próxima semana em Paris, prevê a subida das temperaturas até 4,5 graus e o nível do mar continuará a aumentar durante 1000 anos, mesmo que se consiga diminuir o aumento das temperaturas previstas para o próximo século, devido à libertação dos gazes com efeito estufa. Com o aumento das águas, as cidades de Buenos Aires e Schangai podem ser muito afectadas e vão desaparecer várias ilhas do Pacífico.

Artigo | 25 de January

bush_chateado_webO plano Bush para o Iraque foi rejeitado com 12 votos a favor e 9 contra, na Comissão dos Negócios Estrangeiros do Senado. Contudo, a decisão não é vinculativa e por isso não evita o envio de mais 20000 militares para o Iraque.
Esta votação ocorreu menos de 24 horas depois de o Presidente George W. Bush ter pedido ao Congresso o seu apoio ao reforço da estratégia bélica no Iraque.

Artigo | 24 de January

bush_durante_discurso_estado_uniãoO presidente dos Estados Unidos, George Bush, centrou o seu discurso anual sobre o Estado da União em temas internos dos Estados Unidos evitando o choque com a maioria democrática. No entanto, pela primeira vez, o presidente dos Estados Unidos reconheceu que a mudança climática é “um desafio sério” e comprometeu-se a reduzir as emissões de dióxido carbono do país mais poluidor do mundo. O presidente dos EUA não estabelece metas e aposta nas novas tecnologias para uma redução.

Artigo | 23 de January

beirute070123Beirute está paralisada por
barricadas com pneus em chamas e confrontos entre apoiantes e
opositores do primeiro-ministro Fouad Siniora, do Líbano. Os
líderes da oposição, entre eles Hassan
Nasrallah, do Hezbollah, convocaram uma greve geral, com o apoio dos
sindicatos, para pedir um novo governo de unidade nacional que dê
mais peso à actual oposição. A greve, no
entanto, parece ter degenerado em violência, na capital e
noutras cidades.

Artigo | 23 de January

guineMais de 20 pessoas morreram ontem na Guiné-Conacri em
confrontos entre manifestantes e forças de segurança que abriram fogo para
dispersá-los. Foi o dia mais violento de uma greve geral que já dura há duas
semanas, contra o presidente Lansana Conte. Pelo menos 150 pessoas ficaram
feridas. Outras manifestações ocorreram em cidades do leste deste país
africano, como Kankan e Kissidougou. "Isto tornou-se uma sublevação popular.
Não temos o controle dela", disse o dirigente sindical Ousmane Souare.

Artigo | 22 de January

bushsmirkUma sondagem divulgada ontem pelo diário
Washington Post e pela rede de televisão ABC mostra que
a confiança em George W. Bush não pára de cair.
Setenta e um por cento dos americanos consideram que Bush está
a conduzir o país pelo mau caminho, contra apenas 26% que
dizem que o país está a ser levado pela rota certa. São
os piores índices de um presidente em mais de uma década.
Hoje, Bush vai fazer o seu
tradicional discurso do Estado da Nação, numa tentativa
de convencer o povo americano e os congressistas da sua nova
estratégia para o Iraque; mas as possibilidades de consegui-lo
parecem ser baixas.

Artigo | 22 de January

Iraquianos queimam uma bandeira britânica em Bassorá - Foto da LusaMais 3200 soldados norte-americanos chegaram neste fim de semana a Bagdad. Estes soldados fazem parte do contingente de mais 21500 soldados que Bush decidiu enviar para o Iraque.
O exército dos EUA confirmou entretanto a morte de 24 soldados norte-americanos no Sábado. 12 faleceram na queda de um helicóptero, 5 na cidade de Kerbala, outros cinco na província de Anbar e outros dois em ataques à bomba no norte do país.
Em conferência de imprensa o grupo do líder xiita Moqtada al Sadr anunciou o fim do boicote às instituições iraquianas, que decretara em protesto contra a reunião do primeiro ministro com Bush em Aman.

Artigo | 21 de January

crashPelo menos 19 soldados americanos foram mortos neste sábado no Iraque, no terceiro dia mais mortífero para as tropas dos EUA desde que começou a invasão. Doze soldados morreram na queda não esclarecida de um helicóptero na província de Diyala, a nordeste de Bagdad. Cinco soldados morreram num ataque feito por milícias à sede provincial da cidade de Kerbala. Os restantes foram vítimas de bombas de beira de estrada.

Artigo | 20 de January

china_espaoUma chuva de protestos em todo o mundo está a cair sobre a
China depois que Pequim realizou com sucesso um teste de destruição de um
satélite no espaço. Um míssil enviado da Terra pela China atingiu e destruiu um
velho satélite meteorológico chinês. O teste terá sido realizado no dia 11 e
foi divulgado em primeira mão pela revista americana Aviaton Week and
SpaceTechnology
.

Artigo | 19 de January

Prisão de GuantanamoSegundo um novo "Manual para os Tribunais Militares" publicado pelo Pentágono, os acusadores poderão usar em tribunal, nos julgamentos dos detidos em Guantanamo, declarações obtidas sob coacção e testemunhos indirectos (por ouvir dizer) o que não é permitido nos tribunais dos EUA. O manual contempla também a pena de morte.

Artigo | 18 de January

Fidel CastroA passagem de poderes "provisória" anunciada em Cuba em Julho de 2006 tem todas as hipóteses de durar. A era pós Fidel Castro já começou. Mesmo que Raul Castro, irmão do fundador do regime revolucionário, seja designado como garante da continuidade institucional, uma verdadeira substituição de gerações é inevitável a curto prazo. Face às graves dificuldades do desenvolvimento económico, face às desigualdades e à corrupção, face enfim à ameaça sempre real de uma ingerência norte-americana, a futura direcção terá dificuldade em demonstrar a sua legitimidade. O carisma paternalista do líder histórico já não é moda. Mas como será possível inventar um paradigma institucional mais democrático conservando o que resta das conquistas sociais? Para Janette Habel, especialista francesa do sistema político cubano, os riscos que corre a direcção pós-castrista estão longe de ser negligenciáveis.
Artigo de Janette Habel (*) publicado em Risal

Artigo | 18 de January

Central nuclearSegundo a agência Reuters, o Director Geral da agência nuclear da Organização das Nações Unidas, o Nobel da Paz Mohamed ElBaradei, disse hoje que as sanções impostas ao Irão podem agravar o impasse sobre o programa nuclear iraniano, e fez um apelo por um novo esforço para resolver a situação.
"Não acho que as sanções vão resolver o problema. As sanções, na minha opinião, podem levar a uma escalada na dimensão do problema de ambos os lados", disse ElBaradei.

Artigo | 18 de January

Espionagem do governo dos EUA"O presidente decidiu não renovar a autorização do programa de vigilância terrorista (TSP, sigla em inglês) quando a actual permissão expirar" anunciou o secretário de justiça Alberto Gonzales em carta dirigida à comissão judicial do senado dos EUA. Este programa autoriza escutas telefónicas sem controlo judicial e foi denunciado em 2005 pelo jornal New York Times. No ano passado um juiz federal de Detroit tinha ordenado à administração que parasse com este programa por violar os direitos civis norte-americanos, mas a administração de Bush recorreu da sentença.

Artigo | 18 de January

Espionagem do governo dos EUA"O presidente decidiu não renovar a autorização do programa de vigilância terrorista (TSP, sigla em inglês) quando a actual permissão expirar" anunciou o secretário de justiça Alberto Gonzales em carta dirigida à comissão judicial do senado dos EUA. Este programa autoriza escutas telefónicas sem controlo judicial e foi denunciado em 2005 pelo jornal New York Times. No ano passado um juiz federal de Detroit tinha ordenado à administração que parasse com este programa por violar os direitos civis norte-americanos, mas a administração de Bush recorreu da sentença.

Pages