Artigo | 31 de December

Bilawal Bhutto com o pai em conferência de imprensa, foto da LusaA Comissão Eleitoral do
Paquistão adiou para 1 de Janeiro uma decisão sobre o
possível adiamento das eleições no país,
marcadas para 8 de Janeiro. Um alto responsável do governo
disse que as eleições serão adiadas quatro
semanas, pelo menos.
O Partido do Povo, que elegeu para
presidente o filho de Benazir Bhutto, Bilawal, indicado pelo pai
Asif Ali Zardari que será vice-presidente, defende que as
eleições não sejam adiadas e apelou ao
ex-primeiro ministro Nawaz Sharif a que não as boicote.

Artigo | 30 de December

Manifestantes atiram pedras contra a polícia em Rawalpindi. Foto Lusa/EPA/T. MUGHALA tensão continua ao rubro no Paquistão, onde se sucedem os
protestos contra o governo e em repúdio pelo assassinato da líder oposicionista
Benazir Bhutto. O ex-primeiro ministro Nawaz Shrif anunciou que vai boicotar as
eleições de 8 de Janeiro, e o Partido do Povo (PPP), de Bhutto, ainda não
decidiu o que fará.

Artigo | 29 de December

Tratado Europeu Não sem nós Queremos um ReferendoFoi constituído em França o movimento Queremos um referendo ao Tratado de Lisboa. Entre os primeiros signatários do apelo ao referendo estão dirigentes sindicais, activistas sociais e figuras das diversas correntes da esquerda francesa (PS, PC, Verdes, LCR). O apelo já foi subscrito por 103 parlamentares e 55 000 pessoas.
Em França, para que o tratado seja aprovado sem referendo é necessário que 3/5 dos parlamentares (deputados e senadores) revejam a Constituição, para que em segunda votação o tratado seja votado.

Artigo | 27 de December

Benazir Bhutto assassinadaA ex-primeira- ministra e dirigente da oposição
paquistanesa Benazir Bhutto morreu quinta-feira num atentado-suicida perpetrado no final de um comício em Rawalpindi. O atentado
foi cometido com um camião carregado de explosivos e pelo
menos outras 20 pessoas morreram e 30 ficaram feridas. Poucas horas
antes, um tiroteio tinha feito quatro mortos num comício de
Nawaz Sharif, também ex-primeiro-ministro e dirigente da
oposição.

servia.jpgO Parlamento sérvio aprovou uma
resolução que sugere o corte de relações
com a Europa Ocidental, caso a União Europeia e os Estados
Unidos reconheçam a independência do Kosovo. Esse corte
de relações pode significar a não adesão
do país balcânico à UE e à NATO.

arcadezoe.jpgSeis cidadãos franceses
pertencentes à organização Arca de Zoé
foram condenados a 8 anos de trabalhos forçados por um
tribunal do Chade, que os consideraram culpados pela tentativa de
rapto de 103 crianças.

Artigo | 25 de December

Soldado americanoo monta guarda no local da explosão em Baiji. Foto Lusa/EPA/STRPelo menos 35 pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas em três atentados praticados esta terça-feira no Iraque, contrariando as expectativas das autoridades ocupantes de que a violência estaria a reduzir-se.

Artigo | 25 de December

Adeus Oscar Peterson"Lembrar-nos- emos da sua música,
evidentemente, mas também da sua grande humanidade e do seu
papel de fervoroso defensor da igualdade racial", disse Gérald
Tremblay, presidente da Câmara de Montréal, a propósito
do grande pianista de jazz canadiano Oscar Peterson, morto domingo
aos 82 anos, de insuficiência renal.

Exército Zapatista de Libertação NacionalIntelectuais fazem manifesto de apoio
aos povos zapatistas e condenam postura repressora dos governos;
entre os signatários estão os escritores John Berger,
Naomi Klein, o sacerdote belga François Houtart.

Agência Brasil de Fato

Artigo | 24 de December

Polícias iraquianosNum país sem segurança
nem empregos, como é o caso do Iraque ocupado, qualquer um
pode trabalhar como polícia. Mas, também há
muitos polícias que literalmente não existem. "Para
sobreviver no Iraque hoje, há apenas dois trabalhos: na
polícia e na recolha de lixo", disse à IPS o
jornalista da capital Mohammad al-Dulaymy.

Por Ali Al-Fadhily, de Bagdad
para a IPS

Artigo | 24 de December

Efeitos das alterações climáticasO minúsculo passo dado na
conferência sobre alterações climáticas na
ilha de Bali, na Indonésia, foi, praticamente, para trás,
pois o diálogo quase entrou em colapso quando os Estados
Unidos se negaram a aderir ao consenso global.

Por Stephen Leahy,
da IPS

Artigo | 21 de December

Protestos à porta da sessão de CâmaraA aprovação do plano municipal para demolir 4500 apartamentos nas quatro maiores áreas de habitação pública em Nova Orleães provocou violentos protestos. Muitos dos desalojados pelo furacão Katrina continuam sem poder regressar à cidade, e milhares vivem em locais sem condições.

//www.cpj.org/Este
ano que termina foi um dos mais trágicos para os jornalistas do mundo desde
1994, segundo o último informe divulgado pelo Comité para a Protecção dos
Jornalistas.
No seu balanço de 2007 sobre o estado da
liberdade de imprensa no mundo, a organização revelou que morreram 64
jornalista no exercício da sua profissão.
Por Haider Rizvi da IPS

Artigo | 21 de December

Foto Antonis SHEN/FlickrÀ medida que se aproxima a sucessão do poder na Rússia, que na prática continuará nas mãos do actual presidente, aumentam os rumores sobre a luta de clãs no Kremlin e sobre a fortuna que o próprio Putin terá acumulado e que poderá chegar aos 30 mil milhões de euros.
A discussão pública sobre forma como Putin consolidou o seu grupo na liderança do poder em Moscovo sempre deixou de fora a riqueza pessoal do presidente, que já designou o sucessor e se prepara para continuar no poder mas no cargo de primeiro-ministro.

Artigo | 21 de December

Mesquita em Peashawar/ Foto Jungle_Boy/FlickrPelo menos 50 pessoas morreram e 80 ficaram feridas quando um bombista se fez explodir esta sexta-feira numa mesquita no noroeste do Paquistão. O alvo seria o ex-ministro do interior Aftab Sherpao, que escapou com vida pela segunda vez este ano a um atentado.

Artigo | 20 de December

Esquerda nº. 25 - Dezembro de 2007 Miguel Portas descodifica aqui o tratado de Lisboa, que Sócrates recusa referendar. Jornal Esquerda nº. 25
Durante os dois dias em que o Tratado foi o assunto, alguém me perguntou: mas afinal o que diz ele? Bela observação. Os portugueses puderam seguir a cerimónia pela televisão, sorriram quando os 27 experimentaram andar de eléctrico, invejaram o Porto de 57 que assinalou o brinde do museu dos coches e até souberam que Gordon Brown perdeu o avião. Mas do Tratado, népias. E porque haveriam eles de saber do que não interessa que se saiba? Afinal, não é o novo texto um assunto "lá deles"?...

Artigo | 19 de December

Bush já sabia da destruição dos vídeos. Clique para ampliarPelo menos quatro assessores da Casa Branca conversaram com a CIA sobre a destruição de vídeos que mostravam interrogatórios de supostos membros da Al Qaeda, com recurso a técnicas de tortura. De acordo com fontes ouvidas pelo New York Times, alguns membros da Casa Branca alegaram que a descoberta dos vídeos produziria graves estragos, numa altura em que as revelações sobre os abusos na prisão de Abu Ghraib (Iraque) ainda estavam demasiado vivas.

Artigo | 19 de December

Polícias angolanosDois jovens actores foram mortos pela polícia em Luanda quando filmavam uma cena de um filme sobre delinquência juvenil. A polícia alega que se tratou de um equívoco, mas vários activistas dos direitos humanos não acreditam. Hoje, mais um jovem foi morto a tiro pela polícia numa "operação contra a pirataria discográfica". Em três semanas, a polícia já matou cinco cidadãos à queima roupa. A Amnistia Internacional já tinha denunciado os abusos da polícia angolana em Setembro deste ano.

Artigo | 19 de December

Parlamento EuropeuOs juízes do Tribunal de Justiça Europeu consideraram legítimo que uma empresa letã, a operar na Suécia, aplicasse as regras salariais e sociais da Letónia, dado não existir salário mínimo na Suécia e porque o "direito à prestação de serviços não pode ser posto em causa". Em 2004, os sindicatos suecos embargaram a construção de uma escola a cargo da empresa Laval, que pagava precariamente aos seus trabalhadores letões. O Tribunal Europeu condenou a acção dos sindicatos.

Artigo | 19 de December

Jacob ZumaJacob Zuma foi eleito presidente do Congresso Nacional Africano, o partido no poder na África do Sul, derrotando o atual chefe de Estado, Thabo Mbeki, e tornando-se assim no principal candidato às eleições presidenciais de 2009. Apoiado pelo Partido Comunista e pelo Congresso de Sindicatos, Zuma prometeu combater o desemprego e as políticas neoliberais que marcaram os governos anteriores. Mas Zuma ainda terá que enfrentar a Justiça, recaindo sobre si várias acusações de corrupção.