QUANDO FALHA TUDO O RESTO... EXECUTA-SE O DITADOR
saddamDurante os últimos anos, uma jovem de cerca de 25 anos mantém o blog Baghdad Burning, onde escreve relatos do dia-a-dia de um país ocupado e dividido pela guerra civil. O blog já venceu prémios de jornalismo (3º lugar do prémio Lettre Ulysses para a arte de reportagem), e indicado para outros (Prémio Samuel Johnson para a Não-ficção). Neste post, traduzido pelo Esquerda, ela relata a farsa que foi o julgamento do ditador e pergunta: será mesmo o melhor momento de o tornar um mártir?

MEGAMANIFESTAÇÃO PELA DEMISSÃO DO GOVERNADOR
Megamanifestação em Oaxaca (5 de Novembro de 2006)Dezenas de milhar de pessoas manifestaram-se ontem em Oaxaca exigindo a demissão do Governador Ulisses Ruiz e a saída da polícia federal que ocupou a cidade a 29 de Outubro. No final da manifestação o dirigente camponês da APPO Aldelfo Región foi sequestrado por dezenas de membros do PRI, o partido dominante no México a que pertence o governador Ruiz. De dezenas de organizações populares de Oaxaca recebemos um Apelo urgente que transcrevemos.

CIMEIRA DE NAIROBI COMEÇA HOJE
cimeiranairobi2006Começa hoje em Nairobi e decorre durante duas semanas a 12ª Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas. A conferência decorre a dois níveis: a reunião de todos os países signatários da convenção das alterações climáticas e o encontro dos 166 países que assinaram o protocolo de Quioto, onde não participam os Estados Unidos que o têm bloqueado. No passado Sábado 20 000 pessoas juntaram-se em Londres, respondendo a uma convocatória do movimento Stop Climate Chaos (parem com o caos climático) numa acção integrada na jornada de sensibilização global sobre as alterações climáticas.
A propósito do aquecimento global, ouça aqui as opiniões de Viriato Soromenho Marques, Filipe Soares Santos e Francisco
Ferreira na Esquerda.Rádio.