You are here

Pesquisar

Artigo | 27 de March

Em comunicado, os coordenadores da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários (ECON) do Parlamento Europeu exigem também restrições às operações de recompra de ações próprias por parte dos bancos enquanto durar a crise.

Artigo | 27 de March

A guerra no Iémen fez já mais de cem mil mortos e milhões de pessoas sofrem com fome e doenças. Na quinta-feira, dia do aniversário do conflito, a ONU pediu um cessar-fogo e ambas as partes concordaram. Menos de 24 horas depois, as hostilidades continuaram.

Artigo | 27 de March

O partido de Netanyahu e os seus aliados apoiaram a candidatura do até agora principal rival à presidência do parlamento. Benny Gantz justificou-se com o combate ao Covid-19, enfurecendo os seus apoiantes que ameaçam romper a coligação Azul e Branca.

Artigo | 27 de March

As divisões entre os países da União Europeia voltaram a ficar expostas na reunião de quinta-feira, enquanto se trava uma corrida contra o tempo para conter o vírus e combater a recessão.

Artigo | 26 de March

Ter a economia a funcionar a todo o vapor já na Páscoa é o desejo do presidente norte-americano. Vice-governador do Texas diz que há muitos avós dispostos a dar a vida para proteger os netos da crise económica.

Artigo | 26 de March

Numa decisão histórica, BCE eliminou o limite de compras de títulos do tesouro, que estava restringido a 33% da dívida pública de cada Estado, no seu novo programa de aquisição de ativos. Entretanto, os países da zona euro tardam em chegar a acordo sobre os próximos passos.

Artigo | 26 de March

A solidariedade com os refugiados e imigrantes, a luta pela hospitalidade humana, pela sua legalização e pelos seus direitos será longa. O primeiro-ministro grego ganhou algumas batalhas, mas não ganhou a guerra. Artigo de Antonis Ntavanellos.

Artigo | 25 de March

A crise dos refugiados na Síria continuará a ser uma peça importante nas mãos dos países envolvidos militarmente e dos que acolhem refugiados. Quanto aos próprios refugiados, a precariedade domina as suas vidas e futuro. Permanecem as principais vítimas da luta pelo controlo da região. Artigo de Juline Beaujouan e Amjed Rasheed.

Artigo | 25 de March

Presidente defende a reabertura das escolas e dos comércios, insistindo na tese de que a epidemia do coronavírus não passa de uma “gripezinha” e que a prioridade do Brasil é manter o emprego. Marcelo Freixo acusa-o de “jogar com a vida dos brasileiros”. Por Luis Leiria.

Artigo | 25 de March

Os hospitais privados serão integrados no sistema público de saúde durante a pandemia Covid-19. “O Estado assumirá o controlo de todas as instalações hospitalares privadas e administrará todos os recursos para benefício comum de todo o nosso povo", avançou o ministro irlandês da Saúde.

Artigo | 25 de March

O governo Modi está a criar uma cultura de agressão aos muçulmanos, usando todos os instrumentos legais para lhes retirar a cidadania, lançando violência planeada como no caso do genocídio Deli-2020. São desenvolvimentos alarmantes para quem acredita que a Índia deve ser secular, religiosamente plural e tolerante. Por Amit Singh.

Artigo | 25 de March

Cerca de uma em cada cinco pessoas no mundo está atualmente fechada em casa. Num momento em que o mundo está a entrar numa semana crítica na resposta à pandemia do coronavirus, 1,8 mil milhões da população mundial recebeu ordens para ficar em casa.

 

Artigo | 25 de March

Um “colapso sem precedentes”: é assim que é descrito o impacto que o surto de Covid-19 já está a ter nas principais economias mundiais. A quebra é maior na zona euro. Que respostas estão a ser dadas?

Artigo | 25 de March

O partido de extrema-direita espanhol propõe que os imigrantes em situação irregular paguem os testes de Covid-19.

Artigo | 25 de March

Médicos e enfermeiros dos EUA estão a usar a hashtag #GetMePPE para pedir equipamentos de proteção individual e lançam petição a reivindicar apoios do Governo federal.

Artigo | 24 de March

Depois de um mês em que praticamente não houve protestos de trabalhadores na China, dado que grande parte do país estava em quarentena, os trabalhadores estão novamente a entrar em luta. Artigo de China Labour Bulletin

Artigo | 24 de March

A atividade empresarial caiu para mínimos históricos. O ministro da Economia francês compara a crise com a Grande Depressão de 1929. Entre os economistas, renasce a discussão sobre o papel da política orçamental no combate à recessão.

Artigo | 23 de March

Comércio não essencial fechado, grupos de mais de duas pessoas proibidos, ordem de permanência em casa com exceção de trabalho, compra de alimentos e remédios. O Reino Unido junta-se aos vários países europeus que têm decretado o confinamento. Boris Johnson desiste definitivamente da política de promoção da “imunidade de grupo”.

Artigo | 23 de March

Medida suspendia contratos de trabalho durante quatro meses sem pagamento de salário; justificativa era “defesa do emprego”. Decretada domingo à noite, foi revogada segunda-feira à tarde. Por Luis Leiria.

Pages