You are here

Pesquisar

Artigo | 29 de April

Temos dez anos para reduzir metade das emissões de gases com efeito de estufa e responder à emergência climática. Para isso serão necessárias milhões de plantas autóctones e resilientes ao fogo para, juntamente com a descarbonização da economia, permitir alcançar a neutralidade carbónica. Artigo de Ricardo Vicente, publicado na revista Esquerda.

 

Artigo | 15 de October

Hoje, debater a política agrícola e alimentar, tem muito que ver com a forma como as regiões e os países podem construir um futuro mais sustentável. Por Ricardo Vicente.

Artigo | 26 de October

O Bloco de Esquerda acabou de apresentar um Projeto de Resolução na Assembleia da República que recomenda ao Governo a reflorestação e gestão pública sustentável do Pinhal de Leiria.

Artigo | 9 de July

Segundo o 5º relatório do IPCC, o número de eventos extremos, na forma de ondas de calor, secas, grandes precipitações e inundações serão mais frequentes e mais intensos no final do século XXI. Entre as estratégias de adaptação, a agroecologia é apontada como uma resposta.

Artigo | 12 de July

Este texto resulta da compilação das minhas notas de leitura do livro de Naomi Klein, This Changes Everything – Capitalism vs Cimate (2014). Esta obra assume especial importância para ativistas e cidadãos que ambicionam a preservação de recursos naturais. Por Ricardo Vicente.

Artigo | 18 de April

Pensar nas alternativas ao uso deste pesticida obriga a uma reflexão prévia sobre os motivos do seu uso. No quadro atual, se a facilidade de acesso aos pesticidas se mantiver, essa será, infelizmente, a escolha maioritária que endividará o nosso futuro. Por Ricardo Vicente.

Artigo | 9 de November

O esquerda.net publica a comunicação de Ricardo Vicente na conferência internacional “Agricultura em regiões periféricas”, que se realizou na sexta-feira em Milford, na Irlanda. A organização coube a Matt Carthy, o eurodeputado do Sinn Féin que integra o Comité de Agricultura do Parlamento Europeu.

Artigo | 19 de June

A agricultura perdeu a hegemonia sobre o espaço: por um lado a área cultivada contraiu-se, por outro, a agricultura já não desenha as sociabilidades e economias do espaço rural. Levantam-se hoje novas utilidades, ambições e especulações sobre a utilização do território rural que ultrapassam largamente o domínio da agricultura. Artigo de Ricardo Vicente, publicado no Monde Diplomatique.