Artigo | 30 de March

Satélites captaram o momento do colapso de uma plataforma de gelo do tamanho da cidade de Nova Iorque. Foi a primeira vez que tal aconteceu na região.

Artigo | 27 de March

Mais de oitenta golfinhos foram encontrados mortos nas praias da Turquia no último mês, um “aumento extraordinário” face a anos anteriores diz a Fundação Turca de Investigação Marítima.

Artigo | 25 de March

Catorze entidades da sociedade civil divulgaram este apelo à Secretaria de Estado da Conservação da Natureza para que se inicie um processo de diálogo e se prolongue a entrada em vigor da norma transitória da legislação relativa à indemnização de danos causados por lobo-ibérico.

Artigo | 25 de March

Associação ZERO e Centro PINUS consideram que o investimento público não chega aos territórios com risco de incêndio mais elevado.

Artigo | 23 de March

No Dia Mundial da Meteorologia, António Guterres defendeu um prazo de cinco anos para que toda a população tenha acesso a um sistema de alerta para fenómenos cada vez mais frequentes de tempestades, cheias ou ondas de calor.

Artigo | 22 de March

Sob o lema “People, not profit”, o movimento internacional Fridays for Future voltou a lançar um apelo à ação por justiça climática. O Esquerda.net ouviu ativistas do Porto, Braga, Lisboa e Faro sobre a preparação da Greve Climática Estudantil da próxima sexta-feira.

Artigo | 21 de March

As ondas de calor nos dois polos estão a alarmar os cientistas. Este fim de semana a média de temperaturas nalguns locais da Antártida foi de 40 graus acima da média.

Artigo | 19 de March

O Corporate Europe Observatory denuncia a ação do agronegócio e dos seus aliados do Partido Popular Europeu para que a Comissão Europeia deixe cair a proposta de redução do uso de pesticidas tóxicos.

Artigo | 17 de March

De 2 a 16 de abril, ativistas vão percorrer mais de 400 quilómetros por entre "as linhas da frente da crise climática" em Portugal e debater diariamente com a população de mais de 30 localidades. O percurso foi divulgado esta terça-feira.

Artigo | 13 de March

As previsões do painel intergovernamental de cientistas no recém-publicado relatório são ainda mais preocupantes do que as conclusões, e podem ser resumidas em poucas palavras: escalada das ameaças. Artigo de Daniel Tanuro.

Artigo | 6 de March

Oito dias antes estavam na Cimeira do Ambiente da ONU e juravam estar comprometidos com a proteção do ambiente. Mas sabe-se agora que pouco depois tentavam pressionar a Comissão Europeia a alterar a sua proposta.

Artigo | 1 de March

Mal os tanques de Putin tinham entrado na Ucrânia e já o lóbi norte-americano do petróleo exigia do governo de Biden medidas que o beneficiavam mas ignoravam de todo o sofrimento do povo ucraniano. Contra ele, precisamos de uma mobilização geral para acabar com a dependência global dos combustíveis fósseis. Por Jamie Henn.