Artigo | 29 de May

O ambientalistas querem um regime de “integridade e transparência” e elencam inúmeros problemas a uma legislação que está desajustada da realidade.

Artigo | 29 de May

A decisão do Tribunal Distrital de Haia obriga a gigante petrolífera anglo-holandesa a reduzir as suas emissões em 45%, comparando com os níveis de 2019, até 2030. É a primeira vez que uma empresa é obrigada a cumprir com os limites estabelecidos no Acordo de Paris, diz a organização Friends of the Earth.

Artigo | 25 de May

Centenas de árvores, sobretudo carvalhos, já foram abatidas, independentemente da idade e da sua função no ecossistema da Mata do Fontelo, em Viseu. Os cortes estão a ser efetuados num terreno ainda privado que o município nunca quis incluir na gestão municipal. Notícia do Interior do Avesso.

Artigo | 25 de May

A petrolífera Exxon Mobil, a química norte-americana Dow e a empresa de combustíveis fósseis chinesa Sinopec são as três maiores produtoras de plástico descartável. São financiadas por bancos como o HSBC, o Bank of America, o Citigroup e o JPMorgan Chase.

Artigo | 25 de May

À saída do tribunal, os ativistas pela justiça climática que bloquearam a Rotunda do Aeroporto criticaram a criminalização do protesto e prometem voltar às ruas no Outono para "bloquear umas das infraestruturas mais poluentes de Portugal".

Artigo | 23 de May

Num estudo publicado esta quinta-feira, várias ONG denunciam a presença de substâncias polifluoralquil e perfluoralquil (PFAS) em embalagens descartáveis de produtos alimentares. As organizações exigem a proibição do uso destes químicos nefastos para a saúde.

Artigo | 23 de May

Entrevista a dois cientistas que avisaram a multinacional sobre os perigos dos pesticidas Atrazina e Paraquate. Por Pedro Grigori, Agência Pública/Repórter Brasil.

Artigo | 23 de May

A ação “Em Chamas” alertou para a existência de um “sistema tóxico que nos vai continuar a queimar se nada fizermos”. Durante o protesto, os ativistas bloquearam a Rotunda do Relógio com os seus corpos, de uma forma pacífica. Vinte e seis pessoas foram detidas, tendo sido libertadas já de madrugada.

Artigo | 22 de May

A cada segundo do ano passado houve uma pessoa obrigada a deslocar-se no interior do seu país. 2020 foi assim um ano recorde neste aspeto. Vários conflitos estalaram ou continuaram. Mas são os deslocados ambientais que mais crescem.

Artigo | 21 de May

A área metropolitana onde vivem 29 milhões é considerada a mais poluída do mundo e o governo indonésio é acusado de não tomar medidas. Relator especial da ONU diz que a poluição é responsável por centenas de milhares de mortes prematuras por ano no país.

Artigo | 20 de May

O relatório aprovado no Parlamento Europeu propõe mais proteção para os defensores do ambiente. Marisa apontou os “dois pesos e duas medidas” da Comissão, ao apoiar o relatório ao mesmo tempo que negoceia o Mercosul com Bolsonaro.

Artigo | 20 de May

Ricardo Salles foi alvo de buscas esta quarta-feira na "Operação Akuanduba" da Polícia Federal brasileira. Há um mês tinha sido acusado de procurar obstruir a maior apreensão de madeira ilegal da história do país.

Artigo | 16 de May

O Bloco de Esquerda considera a medida positiva, pois atualmente é apoiado o gasóleo e é ignorada a eletricidade, havendo uma promoção clara da energia fóssil. O deputado Ricardo Vicente lamenta o chumbo de componentes essenciais para a resposta às alterações climáticas.

Artigo | 15 de May

O movimento pela justiça climática volta a sair à rua no dia 22 de Maio com a ação "Em Chamas" para exigir menos aviões, mais ferrovia e uma transição justa para os trabalhadores. Será uma "ação pacífica de desobediência civil em massa".

Artigo | 14 de May

Os estudos de cientistas de duas universidades galegas apontam para aumento de intensidade, frequência, duração e extensão das ondas de calor na região. Com efeitos, por exemplo, no risco de incêndio, no consumo de energia, na agricultura e na saúde humana.

Artigo | 14 de May

O Bloco de Esquerda considera "inaceitável" que os ex-trabalhadores e suas famílias continuem expostos a níveis perigosos de radioatividade "por inoperância das entidades responsáveis, designadamente a Empresa de Desenvolvimento Mineiro e o Governo”. Notícia do Interior do Avesso.

Artigo | 14 de May

Os jovens ambientalistas, notificados pela Câmara das Caldas da Rainha devido à pintura de um mural pela requalificação da linha ferroviária do Oeste, questionam se a autarquia, em vez de estar comprometida com a resolução da crise climática, prefere perseguir ativistas que procuram fazer-lhe face.

Artigo | 13 de May

Relatório de ONG mostra que metade das cidades mundiais não tem planos para enfrentar alterações climáticas, o que coloca em risco acrescido 400 milhões de pessoas. Das 25 cidades portuguesas analisadas, 76% têm este tipo de planos.

Artigo | 13 de May

Os responsáveis pela empresa condenada por atentados ambientais reclamava uma indemnização de Arlindo Marques, considerando como calúnia e difamação a denúncia dos crimes ambientais nas redes sociais.

Artigo | 10 de May

Os movimentos SOS Serra d'Arga e Terras do Cávado aplaudem a decisão da autarquia e defendem que a Câmara de Barcelos deve seguir o exemplo.