Artigo | 17 de September

As embalagens em excesso não são necessárias à preservação ou proteção dos produtos e aumentam o consumo de mais recursos naturais e de energia. A associação de defesa do consumidor quer combater o desperdício.

Artigo | 17 de September

O coletivo ambientalista protestou na quarta-feira contra o despedimento coletivo na refinaria de Matosinhos e exigiu justiça na transição climática.

Artigo | 16 de September

No arranque da campanha eleitoral, a associação ambientalista apresentou propostas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, apostando na mobilidade suave e no combate à pobreza energética.

Artigo | 16 de September

A caça aos cetáceos é apresentada como uma tradição e os seus defensores dizem é sustentável. Mas até estes admitem que desta vez se foi longe demais. Os defensores dos animais contrapõem que é uma “prática bárbara”.

Artigo | 14 de September

No 50º aniversário da organização ambientalista, a diretora executiva Jennifer Morgan diz “que este é um momento para refletir sobre o passado" e avisa que "o tempo está a esgotar-se", pelo que é urgente fazer "uma mudança absolutamente radical e profunda" para salvar o planeta.

Artigo | 14 de September

O deputado bloquista Ricardo Vicente esteve em Mortágua, um território “transformado pela monocultura do eucalipto, o que traz fortes riscos de incêndio, em especial incêndios de grande dimensão geográfica, intensidade e perigosidade”. Artigo do Interior do Avesso

Artigo | 12 de September

A multinacional Rio Tinto pretende fazer a maior mina de lítio da Europa na Sérvia. A contestação da população faz-se sentir nas ruas e até o estudo de impacto ambiental encomendado pela empresa à Universidade de Belgrado foi negativo.

Artigo | 9 de September

Sindicato Nacional da Proteção Civil manifesta o seu descontentamento com a ausência de respostas do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas perante os pedidos e questões que lhe são colocadas. Notícia publicada no Interior do Avesso.

Artigo | 8 de September

Oito associações denunciam que a avaliação ambiental estratégica sobre o novo aeroporto foi limitada no seu âmbito e excluiu o caminho de ferro da solução final.

Artigo | 7 de September

A autarquia de Sesimbra deu parecer positivo a empreendimentos turísticos na área de orla costeira, que é uma paisagem protegida. Catarina Martins esteve com moradores da Aldeia do Meco que lançaram uma petição para travar esta obra.

Artigo | 7 de September

O abaixo assinado internacional visa proteger as abelhas e os agricultores, exigindo o fim da utilização de pesticidas sintéticos, como o glifosato. No próximo ano a UE vai decidir a renovação da licença do pesticida da Monsanto por mais 15 anos.

Artigo | 7 de September

A Comissão de Luta Anti-Poluição do Alviela acusa as agropecuárias intensivas pela poluição que se fez sentir na noite de sábado em Pernes. Uma “nova agressão ambiental” de empresas “que perturbam vezes sem conta a qualidade de vida e a saúde das pessoas”, denuncia a CLAPA.

Artigo | 6 de September

Mais de 220 revistas médicas e científicas publicaram um editorial conjunto a apelar aos decisores políticos que acelerem a transição climática.

Artigo | 5 de September

Os planos municipais de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI) deviam estar em vigor ou atualizados até 31 de março de 2021, mas 59 autarquias estão em falta e podem perder 20% do duodécimo mensal do FEF.

Artigo | 5 de September

As alterações climáticas ameaçam de extinção cada vez mais espécies. Desta vez, é o caso do dragão-de komodo que passou a constar da lista de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza, cujo congresso mundial está a decorrer.

Artigo | 3 de September

A baleia-franca-do-atlantico-norte estava concentrada no golfo do Maine, cujas águas aquecem duas vezes mais rápido que o resto do mar. A migração para norte em busca de alimento resultou num decréscimo da natalidade e num aumento da mortalidade.

Artigo | 3 de September

Seguindo o apelo do movimento Fridays for Future, estão marcadas duas greves estudantis pelo clima em Portugal para 24 de setembro e 22 de outubro, com destaque para a interseccionalidade da luta pela justiça climática.

Artigo | 2 de September

Depois de em outubro de 2020 a Junta de Freguesia ter informado que a ETAR, construída há 10 anos, estaria a funcionar até ao final do ano, o problema mantém-se. José Manuel Pureza esteve ontem no local com a candidatura bloquista à Assembleia Municipal do Fundão. Publicado por Interior do Avesso

Artigo | 2 de September

Milhares de toneladas de petróleo foram derramadas após um acidente numa central de energia na Síria. Os ventos têm afastado a mancha da costa cipriota em direção à Turquia e as autoridades mantêm-se vigilantes.

Artigo | 1 de September

“O número de desastres naturais continuará a aumentar e estes tornar-se-ão mais frequentes e perigosos devido às alterações climáticas”, alerta o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Petteri Taalas. Desastres causaram mais de 2 milhões de mortes e perdas de 3,64 biliões de dólares.