Artigo | 28 de July

Os moradores da aldeia do xisto de Ferraria de São João, afetada pelo incêndio de Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos, avançaram com o plano de proteger a aldeia com reflorestação sem eucaliptos.

Artigo | 26 de July

O Ministério Público abriu um inquérito para investigar a descarga de hidrocarbonetos ocorrida há três semanas em duas praias de Peniche, que ficaram interditadas a todos os usos.

Artigo | 23 de July

Fraturação hidráulica (fracking) é uma técnica altamente controversa devido aos seus múltiplos impactos sísmicos e ambientais.

Artigo | 22 de July

Em visita ao Parque das Serras do Porto, Catarina Martins falou sobre os primeiros passos de reforma florestal aprovada no parlamento, que submetem qualquer permuta de plantação de eucaliptos à introdução de Planos de Ordenamento Florestal por parte das autarquias.

Artigo | 20 de July

O Bloco organizou este mês em Leiria um fórum sobre políticas florestais, com ambientalistas, académicos e ativistas do desenvolvimento local. Ouça aqui algumas das intervenções dos painéis deste encontro.

Artigo | 17 de July

No relatório agora publicado, a ONG Global Witness denuncia o crescimento dos assassinatos contra quem defende a sua terra. A América Latina surge como a região onde mais ambientalistas são mortos, com o Brasil à cabeça.

Artigo | 16 de July

A discussão pública sobre construção do gasoduto no Alto Douro Vinhateiro foi feita em agosto de 2016, mas envolveu poucas entidades. A instituição que zela pela proteção do património classificado pela UNESCO só soube da obra este mês.

Artigo | 14 de July

As associações ambientalistas criticam as licenças concedidas a oito novas unidades fabris para queima de material orgânico de origem florestal, com remuneração garantida.

Artigo | 14 de July

O governo quer abrir a fundos financeiros privados o domínio da gestão da floresta e a concentração da pequena propriedade. Bloco quer apreciação parlamentar da lei.

Artigo | 13 de July

O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) divulgou as suas “orientações estratégicas para reformar a floresta portuguesa”.

Artigo | 13 de July

Vale a pena ir para além do discurso de “desenvolvimento sustentável” veiculado pelo “status quo” e dar maior voz a movimentos como o de Transição, de Economia Social Solidária e dos Bens Comuns. Por Ana Margarida Esteves.

Artigo | 12 de July

Para os investigadores, trata-se de uma “aniquilação biológica” com “serias consequências ecológicas, económicas e sociais.

Artigo | 12 de July

Em 1995 e 2002, o colapso total das placas de gelo Larsen A e B teve início da mesma forma.

Artigo | 11 de July

Um novo relatório conclui que a propriedade pública é a melhor forma que as nossas cidades têm para alcançar os objetivos no que concerne às energias renováveis e à eficiência energética. Por Sarah van Gelder.

Artigo | 9 de July

Segundo o 5º relatório do IPCC, o número de eventos extremos, na forma de ondas de calor, secas, grandes precipitações e inundações serão mais frequentes e mais intensos no final do século XXI. Entre as estratégias de adaptação, a agroecologia é apontada como uma resposta.

Artigo | 8 de July

A Iniciativa de Cidadania Europeia contra o glifosato foi a mais rápida desde que se criou este mecanismo de participação, alcançando o objetivo em apenas cinco meses.

Artigo | 7 de July

A associação ambientalista  Zero deu parecer desfavorável ao projeto do novo terminal de contentores no barreiro, alegando os “impactes ambientais negativos” e a infraestrutura “injustificada”. Mario Durval, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara do Barreiro "apela ao combate dos barreirenses" contra a implementação do projecto.

Artigo | 4 de July

A iniciativa tem lugar no Instituto Politécnico de Leiria e junta investigadores e ambientalistas para debater políticas públicas para a floresta.