Artigo | 27 de May

Um relatório da Oxfam conclui que as emissões de gases de efeito de estufa das dez maiores empresas do setor alimentar e de bebidas equivalem às do 25º país com maiores emissões. A ONG recomenda a estas empresas que cortem 80 milhões de toneladas de emissões até 2020.

Artigo | 27 de May

Termina esta terça-feira a consulta pública sobre o Estudo de Impacte Ambiental ao projeto do IKEA de Loulé. A Quercus e a ACRAL manifestam “indignação e desagrado” com o estudo apresentado pelos promotores desta grande superfície e querem que o projeto tenha ampla discussão no Algarve.

Artigo | 24 de May

A Tepco garante que a operação não traz riscos para o meio ambiente. Relatório da Califórnia afirma que níveis baixos de radiação foram constatados em peixes no Pacífico. Por Fernanda B. Müller do Instituto CarbonoBrasil.

Artigo | 23 de May

A recente disputa entre o Egito e a Etiópia pela água do Nilo é um exemplo dos conflitos que se avizinham no Médio Oriente pelo direito a este recurso essencial. Artigo de Thomas W. Lippman, no IPS.

Artigo | 22 de May

A revisão do PDM de Benavente prevê a criação de áreas de vocação turística em 9000 hectares de terrenos pertencentes à Companhia das Lezírias, que o Governo pretende concessionar a privados.

Artigo | 16 de May

John Barnes, chefe do observatório de Mauna Loa, um dos principais do planeta, explica como são realizadas as medições de gases do efeito de estufa, em entrevista ao Instituto CarbonoBrasil. Por Fernanda B. Müller.

Artigo | 13 de May

Dois grupos independentes de investigadores apresentaram esta semana resultados semelhantes, e preocupantes, sobre o degelo da Antártida: boa parte da camada de gelo do continente está a derreter e não há mais como fazer com que esse processo seja interrompido. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 2 de May

Durante todo o mês de abril de 2014, o CO2 na atmosfera ficou acima de 400 partes por milhão (ppm). É a primeira vez que tal acontece na história humana, durante um mês inteiro. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 1 de May

O relatório divulgado pela Greenpeace analisou o pólen recolhido pelas abelhas e levado de volta a colmeias em 12 países europeus: mais de dois terços estavam contaminados por 17 diferentes químicas tóxicas. Artigo de Alan Azevedo, publicado pela Greenpeace Brasil.