Artigo | 28 de April

Ficar à espera de eventos extremos se repetirem para só então exigir leis climáticas é péssimo para o planeta, alerta um artigo publicado esta semana no periódico Nature Climate Change. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 28 de April

As aves na zona de exclusão em redor de Chernobil estão-se a adaptar à exposição a longo prazo à radiação, avança um estudo do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), publicado na revista Functional Ecology da Sociedade Ecológica Britânica.

Artigo | 25 de April

O pequeno arquipélago do Pacífico foi palco de 67 testes nucleares após a II Guerra Mundial. Esta quinta-feira apresentou queixas no Tribunal Penal Internacional e nos EUA contra nove países, acusando-os de violação do Tratado de Não-Proliferação de armas nucleares.

Artigo | 22 de April

O caso de Pascua Lama, no Chile, mostra claramente que as promessas de viabilidade económica, proveitos financeiros para o Estado ou de criação de postos de trabalhos estáveis associadas à extração mineira são uma farsa. Mas nos países da troika, agitam-se estas promessas na ausência de capacidade de pensar a economia fora dos interesses dos grupos económicos e financeiros. Em Portugal, Grécia e Espanha, o panorama não muda.

Artigo | 19 de April

Um relatório do Transnational Institute alerta para a concentração fundiária na Europa, um fenómeno que se agravou nos últimos anos e conta com a ajuda da Política Agrícola Comum, cujos  subsídios cavam as desigualdades. Artigo de Sophie Chapelle, do portal Basta!

Artigo | 17 de April

Na central nuclear de Fukushima verificou-se o derrame de mais de uma tonelada de água radioativa. Este é o segundo no espaço de uma semana, depois de terem sido derramadas 203 toneladas de água radioativa no final da passada semana.

Artigo | 17 de April

Um novo estudo revela que a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) pode estar a subestimar as emissões de metano do fracking ou fratura hidráulica. Por Jéssica Lipinski do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 15 de April

O coordenador do Bloco/Açores diz que não faz sentido que a União Europeia financie um projeto que irá pôr em causa as metas comunitárias de reciclagem para 2020.

Artigo | 15 de April

O relatório divugado este domingo pelos cientistas do Painel Intergovernamental de Alterações Climáticas da ONU diz que o preço a pagar para adotar as tecnologias e ações necessárias para limitar o aquecimento global em 2ºC até ao fim do século é de 0,06% do crescimento económico anual do planeta. Artigo de Fabiano Ávila, do CarbonoBrasil.

Artigo | 13 de April

Catástrofes climáticas espalham pelo mundo dramas e imagens espetaculares. E colocam uma questão prosaica: quem pagará os estragos? “Derivados climáticos”, “obrigações de catástrofe”, “bolsa de troca de riscos”… Em torno dos novos desastres naturais surge um universo de oportunidades e acumulação. Artigo de Razmig Keucheyan

Artigo | 4 de April

O novo livro "Windfall", do jornalista Mckenzie Funk, explica como a catástrofe climática "não será uma catástrofe para todos", e mostra como há quem lucre, e muito, com as alterações climáticas no planeta, enquanto aumenta o número de refugiados do clima. Artigo de Bary Olson, publicado no portal Outras Palavras.

Artigo | 1 de April

Estudos vinculam o aumento do número de terramotos com a intensificação da exploração de gás de xisto, usando a técnica do fracking, a injeção de água a grande pressão para criar fraturas no subsolo. Por Emilio Godoy, IPS News

Artigo | 1 de April

A conclusão é do novo relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), que destaca que as transformações no clima podem ser vistas por todo o planeta e que ainda não estamos preparados para elas. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil