Artigo | 30 de October

Efeitos diretos e indiretos da tragédia nuclear de Fukushima provocam uma morte por dia revelou Yotaro Hatamura, ex-presidente da comissão japonesa de inquérito ao acidente e professor universitário.

Artigo | 21 de October

A força das chuvas e dos ventos do tufão Wipha, que até ao momento vitimou 27 pessoas, quebrou os mecanismos de segurança da central nuclear de Fukushima no Japão, provocando um transbordamento de água radioativa.

Artigo | 20 de October

Novo estudo da Agência Internacional de Investigação sobre Cancro conclui que a poluição do ar é a principal causa ambiental do cancro em humanos. Por Fernanda B. Müller do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 9 de October

A Alemanha conseguiu a cumplicidade da presidência lituana da União Europeia para assegurar o terceiro adiamento consecutivo da votação de uma proposta  no sentido de limitar as emissões de dióxido de carbono por veículos automóveis a 95 gramas por quilómetro em 2020.

Artigo | 5 de October

O governo russo quer acusar de pirataria os 30 ativistas presos a 19 de setembro, num protesto da Greenpeace contra a exploração de petróleo no Ártico. Este sábado, realizaram-se concentrações em dezenas de países para exigir a sua libertação imediata.

Artigo | 3 de October

O relatório dos cientistas do IPCC divulgado na semana passada prevê que no fim deste século seja mais difícil sobreviver na Europa do Sul, com menos água e alimentos, mas mais incêndios e extinção de espécies. A Quercus defende que o Governo e a UE devem reforçar os objetivos no combate às alterações climáticas.

Artigo | 1 de October

Cerca de uma a cada dez quedas d’água dos EUA estão a secar, e a tendência é de piorar com o aquecimento, diz estudo da Universidade do Colorado. “Pela metade do século, a expectativa é que haja menos fontes superficiais de água em diversas partes dos EUA”, diz o coordenador do estudo, Kristen Averyt, diretor-associado de ciências do Instituto Cooperativo de Pesquisa em Ciências Meteorológicas de Colorado Boulder. Por Sarah Lazare

Artigo | 1 de October

Caso as emissões de gases do efeito de estufa continuem a crescer às atuais taxas ao longo dos próximos anos, a temperatura do planeta poderá aumentar até 4,8 graus Celsius neste século – o que poderá resultar numa elevação de até 82 centímetros no nível do mar e causar danos importantes na maior parte das regiões costeiras do globo. Artigo de Karina Toledo