Artigo | 21 de June

A suspensão de tentativas de se chegar a um acordo mundial para enfrentar as cada vez mais recorrentes tragédias relacionadas com o clima deixam os países pobres mais expostos. Por Stephen Leahy*

Artigo | 21 de June

Esta sexta-feira deu entrada no Parlamento uma nova petição contra a barragem. Apesar do parecer favorável da Unesco, o movimento em defesa do Vale do Tua defende que o assunto está longe de ficar encerrado e promete opor-se a esta PPP que põe "todo o risco do lado dos contribuintes e todo o benefício da parte do concessionário".

Artigo | 16 de June

Uma das investigações mais abrangentes já realizadas na Antártida sobre plataformas de gelo revelou que o derretimento dessas plataformas é causado principalmente pelo aquecimento das águas dos oceanos, e não pelo desprendimento delas dos mantos de gelo. Por Jéssica Lipinski do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 13 de June

A gigante agroindustrial das sementes geneticamente modificadas reconheceu que o negócio dos OGM na Europa não é bem visto pela população. A exceção é Portugal e Espanha, onde diz beneficiar de "amplo apoio político e um sistema de regulação" mais favorável.

Artigo | 11 de June

Estudo do Instituto de Engenharia da Universidade de Tóquio conclui que o aquecimento global levaria ao aumento na frequência de enchentes em 42% da área estudada, e à diminuição na frequência em 18%. Entre 27 milhões e 93 milhões de pessoas podem ser afetadas. Por Jéssica Lipinski, Instituto CarbonoBrasil.

Artigo | 4 de June

Algo de muito sério aconteceu em maio de 2013: pela primeira vez em 2,6 milhões de anos a concentração de dióxido de carbono na atmosfera terrestre alcançou 400 partes por milhão. A mudança na composição da atmosfera forçar-nos-á a enfrentar a vida num mundo hostil e desconhecido. Por Antonio Luiz M. C. Costa