Artigo | 30 de January

O objetivo deste artigo não é analisar políticamente a cimeira sobre o clima realizada em princípios de dezembro em Doha (Qatar), mas o de atualizar os "resultados" do encontro, para que cada um compreenda bem onde nos encontramos no caminho para a catástrofe. Artigo de Daniel Tanuro.

Artigo | 29 de January

Novo estudo publicado na Nature Climate Change revela que ilhas de calor urbano não apenas modificam a temperatura das cidades e dos seus arredores, mas também podem influenciar sistemas climáticos a milhares de quilómetros de distância. Por Jéssica Lipinski do Instituto CarbonoBrasil.

Artigo | 25 de January

Luís Fazenda anunciou que o Bloco quer que a população seja chamada a se pronunciar num referendo à privatização da água e acusou o Governo de pretender privatizar o setor do abastecimento das águas “de modo disfarçado”. A proposta do Governo e o projeto do Bloco são debatidos esta sexta feira no parlamento.

Artigo | 20 de January

Criado pelo naturalista Alfred Russel Wallace há mais de 100 anos, o estudo que dividia o planeta em seis regiões de biodiversidade ganhou mais cinco áreas graças aos avanços em investigações genéticas; cerca de 20 mil espécies estão catalogadas. Por Jéssica Lipinski do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 16 de January

Primeiro estudo a avaliar profundamente os benefícios de limitar as emissões de gases do efeito estufa afirma que a produção de alimentos estaria entre as áreas que mais sairiam a ganhar com políticas nesse sentido. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 12 de January

2012 foi o ano mais quente da história dos Estados Unidos da América e trouxe a destruição a Nova Iorque com o furacão Sandy. A administração norte-americana sempre foi um travão aos acordos sobre redução das emissões de carbono, mas Obama comaça a dar sinais de querer colocar o assunto na agenda da Casa Branca. Artigo de Fabiano Ávila, do Instituto Carbono Brasil.

Artigo | 9 de January

Apesar do prejuízo, o número de mortes foi bem inferior à média da década, pois a maior parte dos eventos extremos aconteceu em países desenvolvidos, como o furacão Sandy nos EUA. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 8 de January

As associações e cidadãos que se juntaram para contestar o projeto da ex-SLN para a Lagoa dos Salgados saíram sorridentes após a entrega de 20 mil assinaturas no Ministério do Ambiente. O Governo decidiu submeter o polémico empreendimento à avaliação de impacte ambiental.