Artigo | 28 de June

Apesar das crescentes provas de que a produção de combustíveis orgânicos é responsável pela insegurança alimentar, o novo projeto da União Europeia (UE) sobre energias renováveis ignora as consequências sociais desta atividade agrícola. Artigo de Daan Bauwens, da IPS Envolverde/IPS.

Artigo | 25 de June

Está cientificamente comprovado que as emissões de partículas finas dos motores a gasóleo aumentam o risco de cancro do pulmão.

Artigo | 24 de June

O documento final da Cimeira dos povos sintetiza os principais eixos discutidos durante os plenários e assembleias, expressam as intensas mobilizações ocorridas entre 15 a 22 de junho e apontam os caminhos de ação do movimento.

Artigo | 24 de June

O resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, é um fiasco para as organizações não governamentais, que recusaram o documento final negociado pelos governos. Por Amantha Perera e Claudia Ciobanu, da IPS.

Artigo | 23 de June

"Verde é a cor do dinheiro: o fracasso do sistema europeu de comércio de emissões enquanto modelo para a economia verde" é o título do relatório apresentado pela Carbon Trade Watch na Conferência da ONU Rio+20. Partindo do exemplo europeu, verifica-se que o modelo serve para subsidiar os poluidores mas não para reduzir as emissões de gases de efeito de estufa.

Artigo | 20 de June

Nos anos que decorreram desde a Cimeira da Terra da ONU de 1992, não só não se conseguiu travar as alterações climáticas, a perda da biodiversidade, o desmatamento de florestas... como, pelo contrário, estes processos agudizaram-se e intensificaram-se. Por Esther Vivas

Artigo | 19 de June

Após uma madrugada de intensas negociações, o Brasil apresentou na terça-feira 19 o documento oficial da Conferência da ONU para o Meio Ambiente, a Rio+20, que começa esta quarta. Apesar de teoricamente pronto, o texto final ainda não foi aprovado por todos os países. Por Rodrigo Otávio, Carta Maior

Artigo | 15 de June

Pressionada por acordos internacionais, Índia pode abandonar leis que permitem aos seus laboratórios produzir medicamentos baratos. Consequências seriam catastróficas. Por Martin Khor*

Artigo | 15 de June

Uma nova descoberta realizada por cientistas no Ártico pode mudar muito do que sabemos sobre as atuais condições das cadeias alimentares e sobre as mudanças climáticas na região. Artigo de Jéssica Lipinski, Instituto CarbonoBrasil.

Artigo | 11 de June

Num só dia, dois casos bem diferentes: o sofrimento como espetáculo (Loureiro, Oliveira de Azeméis) e a solidariedade com bombeiros que recusaram a realização de uma tourada (Pedrouços, Maia).

Artigo | 11 de June

Um grupo de admiradores dos produtos Apple e de ex-trabalhadores da empresa, desiludidos com a política da longevidade programada, criaram a empresa iFixit dedicada à reparação de eletrodomésticos e aparelhos eletrónicos.

Artigo | 6 de June

Uma nova investigação das universidades de Lapland, na Finlândia, e de Oxford, na Inglaterra, publicada neste domingo em Nature Climate Change revelou que partes da tundra da região Ártica estão a transformar-se em floresta boreal, o que pode alterar toda a constituição do ecossistema da região e ameaçar milhares de espécies que vivem no local. Por Jéssica Lipinski do Instituto CarbonoBrasil.