Artigo | 17 de April

Países europeus e americanos com territórios na zona Ártica estão a multiplicar exercícios militares conjuntos, antecipando as alterações climáticas e preparando a proteção das rotas navais que serão abertas até 2030 e rentabilizarão a exploração de petróleo e gás natural já em curso.

Artigo | 8 de April

O modo de produção capitalista e a forma como provocamos sofrimento aos animais entram em notória contradição com o conhecimento adquirido acerca da sua capacidade de sentir e sofrer, bem como com a nossa própria existência neste planeta que partilhamos com outras espécies.

Um grupo de aderentes do Bloco de Esquerda organiza-se agora para a criação de um grupo de trabalho sobre defesa animal. O Bloco convida todos e todas as aderentes interessadas no tema a estarem presentes numa reunião para discussão e formação no grupo de trabalho, a decorrer no dia 14 de Abril, pelas 20h, na sede Bloco de Esquerda em São Bento (Lisboa), logo após a Marcha Pelos Animais.

Contamos contigo!

Artigo | 6 de April

Uma análise comparativa de um novo estudo da Universidade da Califórnia revela que nos últimos 135 anos a temperatura do mar aumentou 0,33°C em média e 0,59°C na superfície, oferecendo novas informações sobre a elevação do nível do mar. Artigo de Jéssica Lipinski.

Artigo | 4 de April

Indicador de Riqueza Inclusiva, que será apresentado por completo na RIO+20, mostra que o crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro entre 1990 a 2008 foi resultado da exploração de seus estoques de florestas e recursos minerais. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 3 de April

As condições meteorológicas extremas tornam-se norma em grande velocidade. Assim confirmam as duas semanas de calor forte que atingiram Canadá e Estados Unidos quando o gelo e a neve do inverno ainda não haviam derretido. Artigo de Stephen Leahy, da IPS.

Artigo | 2 de April

Na quinta-feira passada, o Ministro do Ambiente do Estado espanhol anunciou o parecer negativo atribuído ao projeto da Refinaria Balboa na Serra de São Jorge. Plataforma cidadã “Refinaria Não” fala em vitória e nomeia importante apoio do Bloco de Esquerda, entre outros.

Artigo | 2 de April

O aumento dos períodos de estio e da temperatura provocaram perdas globais de 11,4 mil milhões de dólares em 2011, enquanto 12 milhões de hectares aptos para o cultivo são degradados a cada ano e práticas agropecuárias insustentáveis contribuem para a emissão de gases-estufa. Por Fabíola Ortiz/IPSNews.

Artigo | 1 de April

Resultado de milhares de simulações conduzidas em computadores de voluntários mostra que o aquecimento global está mais rápido do que se pensa e cientistas alertam para a necessidade de colocar em prática ações de mitigação e adaptação. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil