Artigo | 23 de December

Em Comissão Parlamentar, a Ministra de Ambiente mostrou a sua firme vontade em dar o sim que falta para a EDP avançar, já no início de 2011, com a construção da barragem de Foz Tua. Bloco diz que região e país ficarão mais pobres no seu património natural, cultural e histórico.

Artigo | 22 de December

Foi criada uma Plataforma Intergovernamental para a Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES). Este é um passo fundamental no sentido de travar a extinção de espécies animais e vegetais e seus ecossistemas.

Artigo | 19 de December

Para a Via Campesina, organização internacional da qual faz parte, entre outros, o Movimento dos Sem-Terra do Brasil, os governos continuam indiferentes diante do aquecimento do planeta. A seguir, a sua declaração no final da Cimeira de Cancún.

Artigo | 18 de December

A petição em defesa do Jardim Botânico e da sua sustentabilidade ambiental, social e económica a longo prazo pede a revisão imediata do Plano de Pormenor em discussão na Câmara Municipal de Lisboa.

Artigo | 17 de December

Um ano depois do maior protesto pela justiça climática durante a cimeira de Copenhaga, a justiça dinamarquesa considerou ilegal a detenção preventiva de dois mil manifestantes.

Artigo | 13 de December

Na sessão final da cimeira, a Bolívia deu voz a reivindicações das ONG's e manifestou indignação em relação à recusa dos países industrializados, em se comprometerem com um plano de despoluição para evitar os efeitos das alterações climáticas.

Artigo | 13 de December

2010 será certamente um dos anos mais quentes registados desde 1880, desde que começaram a ser registadas as temperaturas globais.

Artigo | 12 de December

Documento adoptado em Cancún na Conferência sobre as Alterações Climáticas estabelece alguns mecanismos interpretados como progressos mas adia decisão sobre o futuro do Protocolo de Quioto.

Artigo | 10 de December

Foi entregue à Comissão Europeia, nesta quinta feira, uma petição com mais de um milhão de assinaturas exigindo uma moratória à licença de cultivo de transgénicos na Europa. A iniciativa foi lançada pela Greenpeace e pelo movimento Avaaz. Durão Barroso recusou receber a petição e delegou no comissário para a saúde.

Artigo | 10 de December

Os telegramas das embaixadas dos EUA revelados pelo Wikileaks contém informações reveladoras de como o governo deste país tem usado o seu poder diplomático para manipular as negociações climáticas.

Artigo | 9 de December

"Ainda não se conseguiu fechar qualquer dossier" e continua "o braço de ferro entre países desenvolvidos e em desenvolvimento", relata Marisa Matias.

Escute aqui o audio!

Artigo | 9 de December

As negociações climáticas que decorrem em Cancún, México, entraram num impasse. A cada dia que passa, a possibilidade de sair algo de positivo da cimeira é cada vez menor.

Artigo | 7 de December

Na cimeira mundial sobre o clima não há censura a nenhum país que amplie os seus planos de explorar combustíveis fósseis. Por Stephen Leahy, correspondente da IPS

Artigo | 6 de December

O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, recebeu na semana passada uma petição pela reabertura da linha do Tua transmontana e a reactivação do troço até Bragança. A iniciativa é do Movimento de Cidadãos em Defesa da Linha do Tua (MCDLT).

Artigo | 5 de December

Dias antes das negociações do clima em Cancún, Nnimo Baasey escreve sobre os especuladores de carbono que estarão aí a fazer propaganda à utilidade do mercado de carbono como meio para combater as alterações climáticas através da compensação, em vez de encetar uma acção verdadeiramente drástica.

Artigo | 4 de December

Por valioso que o conceito decrescimento seja num sentido ecológico, só pode adquirir significado genuíno como parte de uma crítica da acumulação de capital. John Bellamy Foster abre um debate sobre o 'decrescimento', a crise de clima e o capitalismo.

Artigo | 2 de December

Se não for encetada em breve uma acção drástica para cortar as emissões, mil milhões de pessoas perderão as suas casas e três mil milhões perderão acesso a água potável. Por Robin McKie
Guardian

Artigo | 2 de December

À medida que as negociações climáticas prosseguem em Cancún, onde os representantes de todos os países discutem o futuro do Protocolo de Quioto, os movimentos sociais pela justiça climática organizam-se para fazer com que as suas vozes sejam ouvidas.

Artigo | 1 de December

A mais antiga publicação científica do mundo estudou o que aconteceria caso o Acordo de Copenhaga fosse cumprido. No pior dos cenários, enfrentaremos um aquecimento global de 4ºC até 2060, no cenário mais provável este nível será alcançado até 2070.