Artigo | 28 de October

Perante a aceleração dos efeitos das alterações climáticas, os EUA, China, Índia e Rússia deslocam-se a Glasgow com novas promessas de descarbonização que ficam, contudo, longe das mudanças necessárias para atingir as metas tímidas dos acordos de Paris.

Artigo | 27 de October

A quatro dias da Cimeira do Clima (COP26), é divulgado um relatório que mostra que a concentração dos três principais gases com efeito estufa atingiram um pico no ano de 2020, apesar da pandemia.

Artigo | 26 de October

Bloco e Movimento Protejo questionam os governos português e espanhol sobre um bloom de algas (cianobactérias) que começou na barragem de Cedillo e chegou a Portugal. A organização ambientalista diz que vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia por “má gestão” dos caudais.

Artigo | 26 de October

A Lista Vermelha das Aves da Europa, efetuada pela BirdLife Europe, avalia o risco de extinção de 544 espécies de ave em mais de cinquenta países e territórios da Europa. Via Interior do Avesso.

Artigo | 25 de October

Mais de mil pessoas, incluindo os presidentes de Câmara de cinco municípios, participaram este domingo num protesto contra a prospeção de lítio na Serra d’Arga.

Artigo | 24 de October

Entre 2012 e 2016, Portugal foi o país da União Europeia que menos poupanças energéticas obteve nas intervenções em edifícios residenciais. “O Programa Edifícios Mais Sustentáveis tem uma linguagem demasiado técnica, confusa e burocrática que contribui para o desconhecimento das pessoas”, defende a associação Zero.

Artigo | 22 de October

Com protestos em várias cidades em Portugal e em todo o mundo, os estudantes exigiram “ação imediata” para limitar o aquecimento global a 1,5ºC. Nelson Peralta aponta os 50 mil milhões de euros “entregues pela União Europeia às grandes poluidoras" para concluir que "precisamos deste dinheiro para investimento público na ferrovia”.

Artigo | 21 de October

Estudantes organizam mais uma greve por justiça climática, com manifestações e iniciativas em Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, Faro, Leiria, Caldas da Rainha, Santarém e Alcácer do Sal.

Artigo | 20 de October

O alerta é de um relatório das Nações Unidas: a produção de combustíveis fósseis prevista pelos governos é o dobro do necessário para manter o limite de 1.5ºC do aumento de temperatura média global.

Artigo | 20 de October

A pé e de bicicleta, os manifestantes dirigiram-se à Praça do Município em protesto contra a intenção anunciada por Carlos Moedas de acabar com a ciclovia da Avenida Almirante Reis.

Artigo | 19 de October

O Movimento SOS Serra d'Arga anunciou que os cinco autarcas dos municípios abrangidos por aquele território vão participar na manifestação de 23 de Outubro contra a exploração de minas de lítio.

Artigo | 19 de October

O aterro sanitário do Sotavento, no Algarve, está instalado sobre a bacia do Rio Guadiana. As denúncias de poluição de cursos de água são frequentes. José Gusmão e Marisa Matias endereçaram uma pergunta à Comissão Europeia sobre esta situação.

Artigo | 16 de October

No Dia Mundial da Alimentação, que se comemora este sábado, a associação ambiental alerta que o sistema alimentar “está estruturalmente dependente das importações e desalinhado de uma alimentação saudável”.

Artigo | 16 de October

Eurodeputados do Bloco de Esquerda querem saber que medidas serão tomadas pela Comissão Europeia para instar Portugal a garantir o cumprimento da Diretiva-Quadro da Água. Notícia publicada no Interior do Avesso.

Artigo | 15 de October

Três de cada quatro equipamentos elétricos usados e colocados na via pública para recolha dos serviços municipalizados não chegam às unidades de tratamento para descontaminação e reciclagem.

Artigo | 14 de October

Associações convocam iniciativa em defesa da água como bem comum e contra a expansão da agro-indústria que consome os recursos hídricos e explora dezenas de milhares de migrantes.

Artigo | 13 de October

A associação ambientalista afirma que metade dos fertilizantes podem gerar poluição na água e no solo e sublinha que essa situação se pode agravar com a agricultura intensiva (“industrialização” da agricultura nacional).

Artigo | 13 de October

Em várias cidades portuguesas, jovens estudantes mobilizar-se-ão para denunciar os processos de exploração de grandes indústrias poluentes, como a Galp, a Shell, a EDP, as campanhas de greenwashing e para exigir uma transição energética justa.

Artigo | 12 de October

Nas descargas poluentes efetuadas no Rio Ave, em Famalicão, “está em causa o incumprimento das disposições comunitárias em matéria ambiental, designadamente da Diretiva Quadro da Água”, afirma Marisa Matias na pergunta dirigida a Bruxelas.

Artigo | 11 de October

O Prémio Nobel da Física deste ano foi dividido entre Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi. Enquanto Parisi é um físico teórico, os outros dois são modeladores climáticos cujo trabalho lançou as bases da nossa compreensão de como o dióxido de carbono iria configurar o clima. Artigo de Pushp Raj Tiwari.