You are here

Pesquisar

Artigo | 25 de May

Um estudo da Pesticide Action Network identificou a presença nas frutas e vegetais de 55 pesticidas que os países da UE deviam ter substituído desde 2011 por produtos menos nocivos para a saúde. Peras e maçãs produzidas em Portugal estão no topo da lista.

Artigo | 24 de May

Destruição de charcos temporários mediterrânicos e desaparecimento de populações de uma planta ameaçada de extinção, a Linária dos Olivais, são só dois dos efeitos negativos do regadio de Alqueva. Os ambientalistas da Zero criticam as autoridades por nada fazerem.

Artigo | 22 de May

A Organização Meteorológica Mundial lançou o seu relatório sobre o Estado Global do Clima em 2021 e destaca o impacto dos fenómenos extremos como as secas, ondas de calor e cheias.

Artigo | 21 de May

Segundo um estudo, os glaciares da cordilheira dos Andes diminuíram de 2.429 quilómetros quadrados em 1990 para 1.409 quilómetros quadrados em 2020. O estudo considera que este é o resultado das alterações climáticas e de outros fatores, como os incêndios florestais da Amazónia.

Artigo | 20 de May

Estudo publicado na revista Lancet atribui à poluição cerca de nove milhões de mortes prematuras por ano. Cientistas reclamam organismo internacional independente para apontar medidas de combate a poluição.

Artigo | 20 de May

A CE quer passar a permitir que empresas construam projetos de energia solar ou eólica sem terem de fazer estudos de impacto ambiental. E, ao mesmo tempo que as grandes empresas querem expandir explorações de petróleo e gás natural, avançou também com a proposta de incluir o gás e nuclear na classificação de energias verdes.

Artigo | 19 de May

Um grupo de eurodeputados, entre os quais Marisa Matias e José Gusmão, e congressistas norte-americanos apelam aos líderes dos EUA e UE para acelerarem o abandono dos combustíveis fósseis e a transição energética para fontes renováveis.

Artigo | 18 de May

O derrame de 1,9 milhões de litros de petróleo a 15 de janeiro passado teve graves prejuízos ambientais e afetou mais de 700 mil pessoas. O governo do Peru considerou na altura que se tratou do “pior desastre ecológico” dos últimos anos.

Artigo | 16 de May

A intenção da Comissão Europeia de incluir o gás e o nuclear na classificação de energias verdes corresponde a uma suspensão efeitva do Pacto Ecológico Europeu, defende o manifesto subscrito por Marisa Matias e José Gusmão.

Artigo | 13 de May

Associações dizem que um decreto-lei publicado em abril vem na prática desregulamentar a expansão das renováveis com riscos para o ambiente.

Artigo | 9 de May

Foram destruídos mais de mil quilómetros quadrados de floresta, uma área 74% superior à registada no mesmo mês do ano passado. Ambientalistas atribuem responsabilidade ao governo de Jair Bolsonaro.

Artigo | 4 de May

A iniciativa do eurodeputado José Gusmão e da distrital bloquista de Faro vai juntar este sábado em Quarteira ativistas e investigadores para um dia de debates.

Artigo | 4 de May

O plano da União Europeia para reduzir as emissões aposta em mecanismos fiscais, no alargamento do comércio de emissões e num fundo climático financiado pelo mercado de carbono. Mas a sua natureza condena-o ao fracasso, apontam ecologistas.

Artigo | 3 de May

No seu parecer, o Movimento pelas Dunas Livres alerta para os impactos negativos significativos deste empreendimento no cordão dunar de Tróia, que contempla a instalação de 600 camas naquele que é considerado um “tesouro natural único”.

Artigo | 30 de April

O "socialismo" produtivista da antiga URSS era um beco sem saída. O capitalismo "verde", defendido por empresas e principais "partidos verdes", também. O decrescimento ecossocialista é uma tentativa de ultrapassar as limitações destas. Por Michael Löwy, Bengi Akbulut, Sabrina Fernandes e Giorgos Kallis.

Artigo | 30 de April

Regiões onde vivem quase mil milhões de pessoas têm registado temperaturas entre 40°C e 45°C.

Artigo | 27 de April

Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) tem somente 25 trabalhadores para fiscalizar estas pedreiras. Inspeção do Ambiente adverte que falta de recursos humanos e materiais compromete Plano de Intervenção nas Pedreiras em Situação Crítica.

Artigo | 23 de April

O exército dos EUA emite mais gases com efeito de estufa do que Portugal inteiro. As guerras e o aumento dos gastos com armas não estão apenas a matar pessoas e a destruir vidas e lares, mas também a aumentar o desastre climático que está a devastar a humanidade globalmente. Por Michael Roberts.

Artigo | 23 de April

Organização ambientalista espanhola destaca a “extensa contaminação” das águas de várias bacias “com o herbicida glifosato”. Não é conhecido o impacto para Portugal da poluição trazida pelos rios Minho, Douro, Tejo e Guadiana.

Artigo | 22 de April

A associação ambientalista junta mais uma série de organizações para fazer o “acampamento 1.5” entre 6 e 10 de Julho, em Melides. 1.5 graus é o limite de aquecimento da temperatura média do planeta que permite a sustentabilidade ecológica. Para isso Portugal terá de reduzir em 70% as emissões de gases com efeito de estufa.

Pages