Artigo | 28 de November

O espaço, situado na Rua Tomás Ribeiro, em Lisboa, faz esta segunda-feira, dia 29 de novembro, dez anos. Falámos com Stéphane Laurent sobre o que é o Comércio Justo e o que podemos encontrar nesta loja. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 17 de November

Enfermeiros dos centros de vacinação de Lisboa e Vale do Tejo estão a ser explorados por empresas subcontratadas pelo Estado. O Esquerda.net falou com o enfermeiro Mário André Macedo sobre esta situação.

Artigo | 29 de October

Entre 1936 e 1954, passaram pelo "Campo da Morte Lenta" 340 presos políticos portugueses. Destes, 32 morreram no local. A partir de 1961, o campo passou a acolher presos ligados aos movimentos anticolonialistas e registaram-se mais quatro mortes. Muitos outros não resistiram às sequelas e faleceram após serem libertados. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 28 de October

Em maio, a autarquia de Lisboa aprovou a criação de um Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos no local onde funcionaram os chamados Tribunais Plenários. Margarida Tengarrinha, Helena Pato, Alfredo Caldeira e Sara Amâncio conversaram com o Esquerda.net sobre este projeto e sobre a importância da preservação e divulgação da nossa memória histórica. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 10 de October

Catarina Martins esteve, na passada segunda-feira, com trabalhadores da Altice que estão a ser alvo de um processo de despedimento fraudulento. O Esquerda.net reúne neste artigo os seus testemunhos e relata os reiterados atropelos aos seus direitos. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 4 de October

Milhares de militares guineenses que estiveram ao serviço do governo de Salazar foram perseguidos, presos e executados no pós 25 de Abril. Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso apresentaram este projeto, e passaram a palavra aos ex-combatentes Abdulai Djaló e Juldé Jaquité. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 2 de October

No passado dia 24 de setembro, decorreu a apresentação do livro "Novas e velhas extremas-direitas", que contou com a presença de Cecília Honório e João Mineiro, coordenadores da obra, e do economista Francisco Louçã. Este é um livro “contra a normalização da extrema-direita”. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 13 de June

O Esquerda.net falou com Ana Sofia Palma, José Falcão, Mamadou Ba e Txema Abaigar, que coordenam o livro lançado pela SOS Racismo, e com André Carrilho, responsável pela capa e ilustrações. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 17 de May

Eduardo Diniz de Almeida morreu aos 76 anos. O Esquerda.net falou com Mário Tomé, António Calvinho, António Louçã, Carlos Matos Gomes e Pezarat Correia sobre o militar de Abril que integrou, desde o primeiro momento, o Movimento dos Capitães e se manteve fiel à defesa da Revolução. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 16 de May

Pedro Garcia criou, há dois anos, a plataforma “As Cores dos Açores”. O objetivo: combater a invisibilidade e o isolamento das pessoas LGBTI+. Na véspera do Dia Internacional Contra a Homofobia, o Esquerda.net falou com o jovem ativista micaelense. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 5 de May

Alberto Matos, da Solidariedade Imigrante, explicou ao Esquerda.net que a sobre-exploração dos trabalhadores e as condições desumanas em que vivem estão na origem da crise sanitária. E defendeu que a solução não passa por criar guetos, mas sim por garantir habitação digna para todos. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 21 de April

As ativistas Sara Fernandes, feminista e membro da Habita, Carla Emídio, atualmente em situação de sem-abrigo, e Cátia Silva, uma das mães de famílias monoparentais despejadas do Bairro 6 de Maio, explicaram ao Esquerda.net como surgiu o movimento Mulheres p’lo Direito à Habitação e quais as suas reivindicações. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 25 de March

A primeira mulher a ter carteira profissional de jornalista tinha 24 anos e vivia em Viseu quando escreveu o artigo “Matar por piedade”. A peça enviada para o jornal República, datada de 25 de março de 1936, foi barrada pelos Serviços de Censura da ditadura. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 24 de March

A primeira lei sobre “Educação sexual e planeamento familiar” data de 24 de março de 1984. Passados 37 anos, o que se conquistou, o que falta fazer? O Esquerda.net ouviu a Sociedade Portuguesa da Contraceção, a Associação para o Planeamento da Família e profissionais de saúde desta área. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 27 de February

A pandemia veio agravar a situação dos imigrantes, a quem o Estado português nega direitos. Não são números, são pessoas. E para escrever sobre as suas vidas, os seus sonhos, as dificuldades que enfrentam, nada melhor do que olhá-las nos olhos. E ouvi-las. Texto e fotos de Mariana Carneiro.

Artigo | 20 de February

Em entrevista ao Esquerda.net, Isabel Filipe, presidente da APDASC, explica qual a importância da aprovação do Estatuto Profissional da Carreira do Animador Sociocultural e da regulamentação desta profissão. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 11 de February

A 11 de fevereiro de 2007, conquistámos, por fim, o direito à interrupção voluntária da gravidez em condições de dignidade, legalidade e segurança. Mas as restrições devido à pandemia estão a abrir a porta a retrocessos. Ouvimos várias mulheres que fizeram um aborto no último ano e instituições que estão no terreno. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 8 de February

Em entrevista ao Esquerda.net, Carlos Henrique Vianna, co-fundador e ex-presidente da Casa do Brasil de Lisboa, apontou algumas debilidades do Relatório Estatístico Anual 2020 - Indicadores de Integração de Imigrantes. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 13 de January

O Movimento de Libertação das Mulheres pretendia queimar símbolos da opressão de género durante uma iniciativa no parque Eduardo VII, em Lisboa. A poetisa recorda o momento em que as feministas foram insultadas, agredidas e perseguidas por uma multidão de homens. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 9 de December

A engenheira química, dirigente eclesial, primeira mulher a ser ministra em Portugal e a única mulher a exercer o cargo de primeiro-ministro no nosso país, formalizou a sua candidatura com a entrega de cerca de 15 mil assinaturas no Tribunal Constitucional. Por Mariana Carneiro.