You are here

Pesquisar

Artigo | 12 de June

A economia mundial atravessa uma fase de relativa tranquilidade. Parecem longe aqueles dias de 2009 quando o colapso terminal parecia iminente. Uma análise mais detalhada revela que a calma relativa não provém de uma recuperação sustentável e que apareceram nuvens ameaçadoras no horizonte. Por Alejandro Nadal.

Artigo | 22 de February

Os países da União Europeia pagaram mais de 370 mil milhões de euros em juros aos bancos comerciais em 2011, o que equivale a 2,9 por cento do PIB da UE. A autonomia dos bancos centrais é uma miragem por detrás da qual se esconde a subordinação das finanças públicas à banca comercial. Por Alejandro Nadal.

Artigo | 31 de January

Por todo o lado se escuta o coro da recuperação económica. Na Europa afirma-se que a crise já não põe em perigo a união monetária. Nos Estados Unidos diz-se que não só o pior da crise passou, como a recuperação já começou. No entanto, se se examina a situação em que se encontra a economia mundial existem poucas razões para otimismo. Por Alejandro Nadal.

Artigo | 9 de January

Existem três fábulas sobre os bancos e o seu papel na economia. A grande maioria das pessoas (e dos economistas) abraça com fervor estes três mitos que estão intimamente relacionados. A análise da economia política do capitalismo exige que se desfaça esta mitologia. Por Alejandro Nadal