You are here

Pesquisar

Artigo | 10 de March

Prestes a ser preso pela PIDE, em 12 de janeiro de 1959, Humberto Delgado pede asilo na Embaixada do Brasil. Álvaro Lins é o embaixador brasileiro que enfrenta as pressões de Salazar e as hesitações do seu governo, protegendo o General Sem Medo. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 30 de January

Defensor da necessidade de lutar em Espanha para libertar Portugal, Jaime Cortesão era apontado pelos seus companheiros como o Presidente da República democrática que pretendiam restaurar através do "Plano Lusitânia". Mas o desenlace da guerra civil espanhola frustrou o objetivo. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 23 de December

O nome de Cândido de Oliveira surge habitualmente ligado ao troféu que lhe presta homenagem como grande figura do futebol. Muitos desconhecem a dimensão cívica da sua figura na luta pela liberdade e contra a ditadura de Salazar. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 11 de October

Em 12 de outubro de 1940, morria no Campo de Concentração do Tarrafal, a prisão política mais sinistra da ditadura de Salazar, o sindicalista Mário Castelhano, dirigente da Confederação Geral do Trabalho. Artigo de Álvaro Arranja

Artigo | 13 de March

No Congresso de Tomar, realizado entre 14 e 17 de março de 1914, estiveram representados 103 sindicatos e 7 federações, com uma população de cerca de 90.000 sindicalizados. Artigo de Álvaro Arranja

Artigo | 23 de June

O Governo da Esquerda Democrática de José Domingues dos Santos - 1924/25 será o único a contar com o apoio popular, incluindo a anarco-sindicalista CGT, o Partido Socialista e o jovem Partido Comunista. Artigo de Álvaro Arranja, historiador.